Juliano Loureiro • fev. 05, 2021

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Surgiam em meados dos anos 2000 os primeiros blogs na internet, dos mais variados assuntos. Em época, um blog era uma das poucas formas para se comunicar com amigos e, também, com desconhecidos que por ventura se esbarrasse no blog. Os anos se passaram e com o avanço da tecnologia vieram os smartphones e as redes sociais.


Por mais que o uso do blog continuasse em alta, a concorrência com as redes sociais era evidente e até desleal. Milhões deixaram de lado as publicações recorrentes em blogs para expor pensamentos e vida pessoal nas redes sociais.


Mas o que poucos sabem é que um blog ainda é um dos melhores canais para presença e ganho de autoridade digital e um ótimo portal para vender produtos ou serviços. E é justamente sobre isso que falaremos hoje neste blogpost. Mostrarei para você que um blog é um ótimo caminho para que você se torne um escritor cada mais conhecido e relevante para seus leitores.


Então, vamos lá! Boa leitura!

O que é um blog?

O blog é um site atualizado recorrentemente que pode ser utilizado tanto por empresas quanto por pessoas físicas que desejam compartilhar na internet sobre seus produtos, serviços, ideias e pensamentos. A ferramenta, que popularizou a produção de conteúdo textual, é o principal meio de comunicação de diversos portais, como o Bingo!


A atualização recorrente é feita através da criação de um blogpost. Um blogpost é texto que você escreve sobre um determinado assunto com o intuito de atrair a atenção do visitante do seu site, entregando um conteúdo relevante para ele. Este texto que você está lendo neste exato momento é um blogpost.

Por que ter um blog?

Um blog bem construído e atualizado frequentemente gera autoridade e te ajuda a vender um produto ou serviço. Ao escrever sobre seu mercado de atuação, você demonstra ao seu leitor que entende sobre o seu mercado, que já vivenciou algum desafio e tem propriedade para falar, ou seja, tem conhecimento de causa.


Com este ganho de autoridade, você o induz a tomar alguma ação futura como comprar um livro que você escreveu ou um curso que você criou. Se você tem um blog com conteúdos de qualidade, grande número de acessos e comentários dos leitores, é um sinal que você demonstra que entende do assunto.

Qual é melhor? Rede social ou blog?

Um boa estratégia de marketing digital, independente do nicho de mercado, é composta pela diversificação de conteúdo e canais de comunicação (blog, redes sociais, e-mails etc). Porém, é sabido que hoje em dia há tantas redes sociais e ações a serem feitas que facilmente acabamos nos perdendo na geração deste conteúdo.


Caso você seja um autor que trabalha sozinho, sem uma equipe para auxiliá-lo na divulgação do seu livro, sugiro dedicar o seu tempo na criação e manutenção do blog e utilizar uma ou duas redes sociais apenas. É melhor fazer bem feito o trabalho em poucos canais que fazer mais ou menos o trabalho em vários canais de comunicação.

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Vantagens de se ter um blog literário

Além da grande vantagem citada, ganho de reputação e autoridade digital, manter um blog literário ativo e com atualizações frequentes, diárias ou semanais, por exemplo, fará com que você desenvolva a sua escrita, além de expor todo o conhecimento adquirido sobre determinado assunto.


Outra vantagem é que o blog serve como um termômetro para saber qual temática o seu público mais se interessa e consome. Assim, você terá em mãos informações precisas para saber como e quanto abordar o leitor do blog para a venda do seu livro, curso ou qualquer outro produto ou serviço.

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Como criar e manter um blog?

É possível criar um site e um blog de forma rápida e com custos baixos. No blogpost: Escritor, tenha uma presença digital forte para vender seus livros, eu explico de forma detalhada como criar um site/blog e também quais são esses custos.


Mas aqui eu também falarei como você pode criar o seu próprio blog. É muito simples. Basta entrar em contato com a FRIENDS, empresa especializada em marketing digital que possui uma plataforma própria para construção de site e blog.

Frequência de publicação em um blog literário

Melhor que escrever muito, é escrever com recorrência. Ou seja, é preferível escrever um blogpost por semana do que escrever vários em um único dia. A recorrência é um dos vários fatores que o Google (principal ferramenta de busca) rastreia em seu blog.


Sugiro começar com pelo menos um blogpost semanal e, se possível, ir aumentando este número com o passar do tempo. No final das contas, quanto mais conteúdo o seu blog tiver, melhor. Afinal, a cada blogpost criado, maiores são as chances do seu blog ser encontrado pelas pessoas. Com isso, é natural que o número de visitas do seu blog aumente com o passar do tempo.


No Bingo, a frequência de publicação no blog é diária. Todos os dias eu publico um texto sobre literatura, biografia de autores, dicas de leitura e escrita, resenhas de livros etc. Hoje, este é o número que eu consigo produzir com qualidade e recorrência.

Faça análises recorrentes para saber se o blog está indo bem

É muito importante sabermos a performance do nosso blog, que é entender qual blogpost é mais visitado, quanto tempo as pessoas ficam dentro de uma página, períodos de mais acesso etc. Todas essas métricas e dezenas de outras mais são disponibilizadas pelo Google Analytics, ferramenta do Google que serve para medirmos a performance de um site.


Há outras ferramentas mais complexas de análise de performance de um site, porém, para iniciar o Google Analytics é a melhor e mais intuitiva delas (além de ser gratuita).


Reforçando o que disse acima, todos os processos de criação de um blog pode ser feita com a FRIENDS. Além da construção do site e blog, eles irão orientar na criação dos blogposts e em como analisar a performance do blog.


O que achou do texto de hoje? A criação de um blog literário virou uma realidade para você? Bom, se ainda ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo que responderei você. Até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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