Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 30 de setembro de 2020

Compartilhe este artigo:

O processo de criação de um livro não é fácil, eu sei disso. Semanas e mais semanas escrevendo, revisando e, muitas vezes, alterando capítulos inteiros. E, quando finalmente terminamos, o nosso maior desejo é que o maior número de pessoas possível conheçam a obra.


O cuidado com o seu livro e a sua reputação pessoal deve ser do mesmo tamanho do cuidado que você teve na criação do livro. Há formas assertivas de divulgar o seu livro. E este é o meu objetivo neste texto, mostrar para você algumas dicas de como divulgá-lo. Não vá com muita sede ao pote, a comunicação pensada de forma estratégica é o melhor caminho.


Portanto, se quiseres fazer o seu livro chegar a milhares de pessoas, me acompanhe nas próximas linhas.

Não seja insistente, invasivo

Imagina receber e-mails ou mensagens de whatsapp de pessoas desconhecidas pedindo para você ler ou comprar o livro delas. Ou, pior, receber ligações com esse mesmo teor. Certamente você concordará que esta é uma situação desagradável. E, claro, em situações assim, a chance de conseguir o objetivo inicial é mínima.


Logo, ser invasivo ou insistente é a pior estratégia para você iniciar a divulgação do seu livro. Este caminho só levará você à repulsa das pessoas. Além de tudo isso, o seu esforço será enorme e a frustração igualmente grande.


Agora, vamos falar de dicas do que você DEVE fazer para aumentar o alcance da sua obra.

Entenda qual o seu público

O seu livro será lido por alguém. Parece óbvio, correto? Mas, por quem? Você sabe qual é o seu público? Você sabe quais os seus comportamentos e hábitos de leitura? Bom,  saber disso é muito importante para que o seu livro chegue às pessoas certas.


No marketing, utilizamos o conceito de PERSONAS, que são representações semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador (ou leitor) ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.


Ok, ok! Vou traduzir. Criar a(s) persona(s) para o seu livro é estudar sobre o perfil de um determinado grupo de pessoas que podem ser seus potenciais leitores. Ou seja, através de algumas perguntas pré-estabelecidas, conseguimos imaginar qual será o perfil ideal dos nossos leitores.


Sabendo como é a sua persona, você será mais assertivo na comunicação. Por exemplo: a sua persona utiliza mais qual rede social? Facebook? Instagram? Quanto anos ela tem? Qual o gênero? Classe social? Ela lê livros de ficção ou livros acadêmicos? Sabendo a resposta para todas essas perguntas, você direcionará todos os seus esforços para este grupo de pessoas. Logo, a probabilidade de ser invasivo é menor.

ebook-quero-escrever
ebook-quero-escrever

Humanize a sua comunicação

Se você é um escritor iniciante e este é o seu primeiro lançamento, a humanização da sua comunicação é ainda mais importante. Afinal, ninguém conhece você e nem a sua obra. Humanizar a comunicação é "dar cara à tapa", se mostrar.  Não só com o objetivo de falar bem da sua obra, mas este tipo de comunicação faz com que você se aproxime do seu leitor, gerando empatia. E, se o seu leitor confia em você, no que você fala, ele estará mais propenso a comprar o seu livro.

Fique atento ao mercado e concorrentes

Nós, escritores, temos que ficar atento ao vários players nosso mercado, que são outros escritores, editoras, livrarias, gráficas, booktubers, instagramers, lojas virtuais e instituições, como a CBL e a Biblioteca Nacional. E, sim, para fazermos a melhor divulgação possível do nosso livro, temos que observar o que cada uma dessas partes fazem. É importante saber como os booktubers levam em consideração ao avaliar um livro, por exemplo. É importante saber quais as métricas utilizadas pelos e-commerces na venda dos livros e quais os critérios para uma livraria vender o seu livro. E, também, como que outros escritores iniciantes estão fazendo a sua respectiva comunicação e venda dos livros.


Confesso, é muita coisa para observar e aprender. Mas é necessário. Não é preciso fazer tudo de uma vez, de forma atabalhoada. Organize-se, estude, observe, pergunte. Com o passar do tempo aprenda sobre o mercado editorial. Particularmente, durante todo o ano de 2020 eu me dediquei a estudar estes pontos. E, nos 4 meses que me dediquei ao meu romance, estudei sobre processos criativos de escrita.


Resumidamente: é importante sempre estudar e e estar atento às movimentações do mercado.

Invista tempo e dinheiro

Já disse diversas vezes aqui no blog que escrever e lançar um livro não é fácil. Agora, vou além, digo que não é barato. Os custos de publicação de um livro podem variar bastante. Mas existe um custo altíssimo inegociável que você precisa investir: tempo. Sem tempo suficiente (que você determinará quanto) para dedicar à sua obra, ela não será lançada da maneira que você espera.


Sobre dinheiro, além dos custos com serviços editoriais, recomendo o investimento financeiro em estratégias de marketing. Tudo o que falei nos tópicos anteriores envolve o marketing. Todavia, agora, sugiro investimentos em profissionais capacitados em fazer anúncios nas redes sociais e google. Certamente, caso você consiga um bom profissional, o retorno sobre o investimento será garantido.


Caso tenha alguma dúvida sobre este tipo de investimento ou qualquer outra dica que dei nos tópicos anteriores, comente aqui abaixo que ajudarei você.  O que achou do texto? Tenho certeza que seguindo estas dicas o alcance do seu livro será maior.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG