Juliano Loureiro • mar. 15, 2021

Compartilhe este artigo:

Você já ouviu falar nos trabalhos realizados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL)? Acredite ou não, essa entidade possui mais de 70 anos de estrada, tendo como principal objetivo promover o mercado editorial brasileiro e cultivar o hábito da leitura.


Inclusive, isso faz parte da missão da CBL que afirma ser:
Atender aos objetivos maiores de seus associados e ampliar o mercado editorial por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura.


A CBL, atualmente, possui a enorme
responsabilidade de assumir a agência brasileira do International Standard Book Number ISBN.


Para quem não está familiarizado com a sigla, a ISBN é responsável por padronizar dados de  obras literárias a serem vendidas em solo brasileiro e internacional - nos 111 países onde ela é compatível. 


Lá em 1972, foi transformado pela
International Organization for Standardization (do inglês: "Organização Internacional de Padronização"), em norma padrão internacional: a ISO 2108.


Esse é apenas o início da função e importância da
Câmara Brasileira do Livro (CBL). Quer saber um pouco mais sobre a sua finalidade e como impacta o mercado literário brasileiro? Então você está no lugar correto! Continue a leitura para descobrir mais!

O que faz a Câmara Brasileira do Livro (CBL)?

A história da Câmara Brasileira do Livro (CBL) começa, especificamente, no dia 20 de setembro de 1946. Desde o início, o principal propósito era trazer uma democratização maior do livro para os brasileiros, difundindo a importância da leitura.


Tudo teve início quando um grupo de editores e livreiros começaram a fazer reuniões estratégicas, que tinha como principal discussão a seguinte pauta:
como reacender a paixão do Brasil pela literatura novamente?


Desde aquela época, o setor literário passava por decaídas, o que impactava o caixa das grandes editoras. Foi então que na livraria O Pensamento a entidade de classe tomou vida e assumiu a tarefa de divulgar e promover o livro no país.


Atualmente,
a CBL representa mais de 400 associados em todo o Brasil, incluindo: editores, distribuidores, livreiros e porta-a-porta.


Em 2019, como citada anteriormente, passou a ser
responsável pela ISBN, que desde 1978 era regida pela Fundação Biblioteca Nacional. O maior objetivo com a transição para a CBL é fazer com que os autores tenham maior liberdade para registrar suas obras, seguindo todo o protocolo requerido.

cta-ebook-gratuito
cta-ebook-gratuito

Quais são os eixos estratégicos da CBL?

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) possui três eixos estratégicos que guiam a sua atuação no país. São eles: ação política, desenvolvimento do negócio e apoio aos associados.


Confira mais como cada um se desenvolve logo abaixo:

Ação política

A CBL atua junto com o Governo Federal e junto ao Congresso Nacional para ampliar as discussões e tomadas de decisões estratégicas que envolvem o mundo da literatura.


Para ter esse efeito de forma prática, mantém articulação entre as diversas entidades nacionais e regionais ligadas ao livro e leitura, permitindo uma ação coordenada da cadeia produtiva nas várias instâncias de poder.

Desenvolvimento do Negócio

A CBL entende que a literatura pode movimentar a economia do país, por isso fornece anualmente a todos os seus associados uma radiografia completa do setor com a pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, entidade ligada à Universidade de São Paulo).


Dessa forma, conseguem desenvolver as seguintes competências:


  • apoiam a criação e revitalização de bibliotecas (públicas e privadas) em nível nacional, regional e municipal;
  • ampliam e fortalecem o circuito nacional de feiras de livro e festivais literários;
  • facilitam o acesso da população ao livro e à leitura e apoiar o desenvolvimento dos mercados regionais;
  • promovem e apoiam a realização de ações para a formação de novos leitores;
  • adicionam competitividade ao setor.

Apoio ao associado

Nesse quesito, a CBL toma ações para fazer com que os associados tenham mais agilidade para estar inserido no mercado brasileiros de literatura. Por meio da modernização, a entidade acredita que difundirá mais rápido a leitura.


Mas você pode estar se perguntando: quem pode ser um associado? De acordo com o
estatuto da CBL, são:


  • Colaboradores: empresas e personalidades que, de uma forma ou de outra, colaboram para que a entidade realize seus objetivos;
  • Honorários: personalidades que atuam na defesa do livro e da cultura;
  • Correspondentes: entidades congêneres do Brasil ou estrangeiras e que, em regime de reciprocidade, prestem, de graça, serviços de interesse da classe em todos os setores;
  • Profissionais do livro: empresas e personalidades que atuam na organização, editoração, produção e comercialização do livro.

Plataforma CBL serviços

Recentemente, março de 2021, A Câmara lançou a CBL Serviços, plataforma que pode acessar pelo link www.cblservicos.org.br e lá você encontra ferramentas essenciais para o seu livro:


  • registro de direitos autorais e de contratos,
  • ISBN,
  • código de barras e
  • ficha catalográfica. 


Compartilho também outros dois links, se você prefere buscar diretamente pelo ISBN ou pelo registro de direito autoral e de contratos. 

Segue:

De quais outras formas a CBL promove o mercado editorial?

A CBL utiliza de outras ações para movimentar o mercado editorial no Brasil e também fazer com que o nome de grandes autores sejam exaltados. Os principais exemplos são o Prêmio Jabuti de Literatura e também a organização da Bienal do Livro de São Paulo.


Conheça um pouco de cada um:

Prêmio Jabuti

Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacam a cada ano.


Em 2018, o Prêmio Jabuti passou por uma alteração em seu formato, com as então 29 categorias sendo reduzidas para 18, distribuídas em quatro eixos. Além disso, também alterou a categoria "Livro do Ano", passando a premiar apenas um livro, independente do gênero.

Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre 15 e 30 de agosto de 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em decorrência de um projeto que se iniciou na década de 1950.


A Bienal é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos.


Gostou de descobrir um pouco mais sobre a atuação da Câmara Brasileira do Livro (CBL)? Então aproveite a visita e
Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?”

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: