Juliano Loureiro • jun. 07, 2021

Compartilhe este artigo:

A literatura Young Adult (YA) está cada dia mais forte, os livros são sucessos de vendas e, não raramente, as obras literárias vão para as telas do cinema e arrecadam rios de dinheiro com bilheteria.


O que torna a YA tão cativante? Por que o seu sucesso é tão duradouro? E por que ela atrai um público tão diversificado? Conhecer as características da literatura Young Adult pode nos ajudar a encontrar algumas respostas.


E se você ainda não sabe o que é um livro Young Adult, pode ter certeza que ao final deste texto você conseguirá identificar obras do gênero e, até mesmo, perceber que provavelmente você já teve contato com a YA. 


Chega de conversa e vamos às características da literatura Young Adult.

Protagonistas jovens

A primeira característica da YA não poderia ser outra que não a faixa etária dos seus protagonistas. A tradução literal da expressão young adult é jovem adulto e, por mais que muitos pensem erroneamente, esse termo não diz respeito aos leitores, mas sim aos protagonistas das obras.


Apesar de algumas fontes afirmarem que a literatura YA é feita para um público de adolescente, vale lembrar que não podemos limitar o público leitor, é algo que foge ao nosso controle. 


A literatura Young Adult tem, então, como a primeira das principais características ser protagonizada por adolescentes na faixa dos 14 aos 18 anos. É aquela idade escolar que os jovens estão saindo do ensino médio. 


Um belo exemplo de livro Young Adult com protagonista nessa faixa etária é Para Todos Os Garotos Que Amei, de Jenny Han.


Um detalhe muito importante é que, às vezes, nos deparamos com uma série literária, então iniciamos a leitura com um personagem jovem, mas que ao decorrer dos livros e histórias, obviamente, vai envelhecendo, podendo até extrapolar a faixa etária dos 14 aos 18 anos.

Young Adult não é infantojuvenil

Vale a pena abrir um parênteses aqui, antes de entrar na próxima característica, porque é um ponto que confunde muita gente.


A literatura Young Adult é bem diferente da literatura infantojuvenil, principalmente no que diz respeito à temática das obras. Se a gente pensar que a YA tem um protagonista adolescente caminhando à fase adulta, é de se esperar por histórias com temáticas mais apropriadas à vida adolescente - tudo bem que pode ser um livro de ficção científica e os acontecimentos serem mera especulação, mas ainda haverá um plano de fundo condizente ao universo jovem e adulto.


Em uma literatura infantojuvenil, já temos obras pensadas para o público que está chegando à adolescência. O ponto chave está aqui, enquanto a YA
não é necessariamente para o público adolescente, a infantojuvenil é feita para ‘pré-adolescentes’


Para tudo isso ficar mais claro, vamos à próxima característica da literatura Young Adult.

Apelo às emoções dos jovens

A segunda característica importante da YA é a forma como seus personagens lidam com suas emoções e sentimentos. Lembrando que estamos falando de protagonistas jovens, nada mais justo do que retratar os medos, as desconfianças, a ousadia e rebeldia do adolescente.


E esses sentimentos podem vir numa narrativa fantástica, mas que tem ali um personagem que está passando por uma fase de aceitação de quem ele é. Ou em uma história de terror, um jovem sofre de depressão por sofrer bullying na escola.


Independente do gênero do livro YA, teremos sempre essas peculiaridades dos jovens. A descoberta de sentimentos, o enfrentar das responsabilidades que a vida adulta vem trazer, o medo de não ser correspondido, a busca por uma identidade e aceitação.


Um bom exemplo de como a literatura Young Adult aborda essa questão emocional é o livro Por lugares incríveis, de Jennifer Niven. No livro, a protagonista Violet Markey tinha uma vida perfeita, até perder a irmã em um acidente e passar por um longo período de luto e carregar o sentimento de culpa. Junta-se a Violet, Theodore Finch, um jovem que sofre bullying na escola e é vítima de um pai violento.


A importância de tratar esses temas, sem ‘papas na língua’ é a forma com que os escritores de YA aproximam-se dos leitores, é a possibilidade do jovem se ver representado e, por que não, motivado.

Linguagem simples

Um ponto que justifica - e bem - o sucesso dos livros YA é a linguagem das narrativas. Grande parte das obras possui uma linguagem simples, o que está longe de querer dizer pobre. Ah! E por ser um livro young adult também não quer dizer que é cheio de gírias adolescentes.


Essa característica da literatura Young Adult representa bem o seu posicionamento literário, ela está como porta de entrada para uma leitura ‘mais densa’, como uma ficção ou distopia, mas também se posiciona como uma leitura fácil de consumir para os leitores ‘mais experientes’.


Quem se aventura em uma leitura YA percebe que ela é bem fluida, geralmente os livros são lidos rapidamente porque não exigem do leitor uma bagagem literária e nem possui malabarismos linguísticos. Tudo isso contribui para que as pessoas consumam mais e rapidamente os livros young adult.


Mais uma vez, é importante frisar que isso não torna o livro ruim ou pobre. Diria até que é o contrário, porque tratar algumas temáticas como o bullying, por exemplo, de forma clara pode ser complicado. Ou então criar uma saga, com diversos detalhes e personagens como em Jogos Vorazes (Suzanne Collins), com uma linguagem simples e ainda ser um sucesso, não é para qualquer um.


Agora que você já sabe as características da literatura Young Adult, nada melhor do que vê-las em uso, não é mesmo? Antes, vou ressaltar que nem sempre essas características estarão em evidência, ainda mais que o Young Adult não é um gênero fixo, você vai encontrar romances, suspenses e até mesmo livros de terror YA.


E para terminar, obviamente, vou deixar uma sugestão de leitura young adult. Que tal aventurar-se em uma distopia young adult?


Em Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.


Quer saber mais sobre essa história? Baixe, agora, os capítulos iniciais e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: