Juliano Loureiro • jun. 08, 2021

Compartilhe este artigo:

Por diversas vezes me pergunto como alguém que tem ideia maravilhosas para uma nova história não consegue colocar essas ideias no papel, a pessoa simplesmente trava, dá “tela azul”. Na realidade. Isso é bastante comum entre escritores e aspirantes. E não se preocupe, dificuldade em escrever não quer dizer incapacidade!


Pode ser um simples bloqueio criativo, falta de hábito, vergonha ou outros fatores. Inclusive, isso acontece com profissionais da escrita também, até mesmo os famosos escritores passam por suas dificuldades.


Hoje, trago 7 dicas para você “destravar” e começar a escrever em seu blog, vamos lá?

1 - Antes de escrever, leia bastante

Um pouco de inspiração nunca é demais. Crie o hábito da leitura, isso é enriquecedor não só profissionalmente. Faça leituras de temas relacionados ao seu gênero literário favorito, mas também diversifique para que você adquira um vocabulário rico.


Permita-se fazer leituras “não comerciais”, leia um livro de crônicas, poesia, ficção ou qualquer estilo que lhe agrade. Estar em contato com diferentes estilos literários lhe dará segurança para produzir textos com linguagens diversificadas.

2 - Tenha boas referências

A partir do momento que você faz da leitura um hábito, você também aprimora o seu senso crítico com relação à qualidade textual - tantos os lidos, quanto os produzidos por você.


Mas, antes de se tornar um crítico literário, é preciso que você se torne um curador dos conteúdos que consome. Já que você irá buscar a inspiração para escrever, que seja em fontes realmente confiáveis:


  • procure por autores e/ou outras fontes que sejam referências na temática que cogita produzir o seu texto;
  • nem sempre as melhores referências estarão no seu idioma. Prepare-se para eventuais leituras em outros idiomas;
  • em uma busca na internet, procure sempre por sites atualizados e/ou possuam uma frequência de atualizações.
cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

3 - Analise os textos que você faz diariamente

A gente tem certeza que você produz, diariamente, dezenas de textos. Duvida?


Olhe seu smartphone e me fale se você não tem instalado aí: WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter. Ao menos um desses você tem. E, se tem, para utilizá-los você obrigatoriamente produz textos.


“Ah, mas o que eu escrevo não tem valor para um blog.”. Por agora, não nos importa o conteúdo, mas sim a prática da escrita que você tem diariamente.


Aproveite esses momentos para vigiar a sua ortografia, os vícios de linguagens, gírias e, uma dica nossa, o uso excessivo de abreviações.


Uma coisa importante a ser observada é que, ao produzir para o blog, tente ser essa pessoa que escreve nas redes sociais pessoais. Da mesma forma que você quer que seus amigos entenda sua mensagem, o leitor deverá entender a sua escrita.

4 - Anote tudo

É muito comum, ao pensarmos um texto, as ideias virem de forma desordenadas à nossa cabeça. Você pensa em uma introdução, de repente vem uma frase de efeito excelente para fechar o texto, e o que fazer no meio desse turbilhão? Anote!


Abra o bloco de notas, outro documento do Word, anota em um caderno, não importa. Só não vá perder uma boa ideia! E, aproveitando todas essas plataformas de escrita, faça um brainstorm: anote palavras, frases, ideias, qualquer coisa que irá ajudá-lo no desenrolar do texto.


A gente falou para anotar, mas você também pode gravar áudios no smartphone, por exemplo. Aliás, isso nos dá brecha para a próxima dica.

5 - Pense no seu texto como uma conversa

A escrita, não sabemos o porquê, passa uma ideia de formalidade com relação a nossa fala. As pessoas acham que falar é mais simples e senta-se mais a vontade. Mas, o texto do seu blog deve reproduzir o seu discurso.


Sabemos das normas da língua e toda a gramática “assustadora” por trás do texto, mas pense que você irá colocar em palavras o que você diria ao leitor. Blogs, assim como quase toda internet, tem certa informalidade que permite que seu texto não seja tão “quadrado”, não precisa preocupar-se com a Academia Brasileira de Letras.


Obviamente, cada rede social tem uma característica própria, que você irá adequar seu texto para tal. O Facebook permite uma conversa estilo “happy hour”, enquanto o LinkedIn está mais para uma reunião com o seu cliente mais importante.


Ponto importante: para chegar ao ponto de criar o seu blog, você já criou a sua persona. Então, você sabe com quem está conversando (através do seu texto). Coloque-se a frente dessa persona e converse com ela, deixe o papo fluir.

cta-juliano
cta-juliano

6 - Pratique sempre

Há o ditado que a prática leva à perfeição. Mas, com os pés no chão, a dica é, talvez, a mais importante. Pratique sempre!


Comece com pequenos parágrafos e, gradativamente, vá construindo textos maiores. Mostre para alguém o que você escreveu e peça um feedback. Pergunte se a mensagem do texto está clara.


A prática lhe trará também a facilidade em manter a clareza e coerência textual. Pois sabemos que, às vezes, é difícil produzir um texto maior, ainda mais quando estamos começando. É comum as ideias se perderem no desenrolar e com a preocupação de fazer um texto maior, as coisas se misturam e podem causar uma certa confusão na escrita.

7 - Tenha boas ferramentas em mãos

Tempos atrás, iríamos falar para ter em mãos um bom lápis ou caneta, borracha e caderno. Mas, além de quase ninguém mais usar, não é dessas ferramentas que falamos.


Hoje, os editores de textos (nos computadores, tablets e smartphones) já possuem o próprio dicionário, mas tenha um exemplar físico, para aqueles dias que você resolver usar papel e caneta. Uma boa gramática também é um ótimo recurso para aquelas dúvidas sobre vírgulas, por que ou porque, desse ou deste e tantas outras.


Para as produções digitais, além de um bom dicionário online, usamos os dicionários de sinônimos e antônimos, excelentes para evitar a repetição de palavras. E, para relaxar, que tal ter no escritório, na bolsa ou mochila, uma palavra-cruzada? Isso mesmo, aquelas revistinhas que você compra em qualquer banca. Ou se você preferir tem também aplicativos para smartphone. É uma boa forma de enriquecer o seu vocabulário!


A gente sabe que não existe uma fórmula mágica para produzir os melhores textos, mas esperamos que com essas dicas vocês comecem a rascunhar e colocar no papel suas ideias.


Você tem alguma outra dica de como produzir textos? Conte nos comentários, diga o que achou das nossas e compartilhe com os amigos!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: