Juliano Loureiro • set. 03, 2021

Compartilhe este artigo:

Charles Bukowski foi considerado um escritor rebelde e audacioso para a sua geração. Com temas sensíveis, que rodeavam a sua vida pessoal e de amigos próximos, foi considerado o último “escritor maldito” da literatura norte-americana.


E o motivo não é para menos. Em um tempo no qual os
best-sellers eram romances, autobiografias ou livros de autoajuda, Bukowski chegava com os seus livros densos, que abordavam o sexo, drogas, alcoolismo, ressacas, jogatinas e tudo mais.


No entanto, foi exatamente dessa forma que o escritor alemão conseguiu se consagrar e conquistar fãs. Com mais de 45 livros publicados, até hoje consegue impressionar leitores mais novos e liberais.


Quer conhecer um pouco mais da trajetória de Charles Bukowski e também as suas principais obras? Então você está no lugar correto! Continue a leitura para conferir tudo.

Qual a biografia de Charles Bukowski?

charles-bukowski

Charles Bukowski nasceu em em 16 de agosto de 1920, Andernach, Alemanha. Durante sua jornada, se nacionalizou como americano.


Bukowski viveu a maior parte de sua vida em Los Angeles. Frequentou brevemente o Los Angeles City College e trabalhou em empregos braçais enquanto escrevia contos, o primeiro dos quais foi publicado em meados da década de 1940. 


Após um período de 10 anos durante os quais ele abandonou a escrita e viajou pelos Estados Unidos vivendo a vida de um alcoólatra destituído. Logo após, retornou a Los Angeles e começou a publicar poesia em 1955. 


Começando com “
Flower, Fist and Bestial Wail'' (1959), volumes de sua poesia apareciam quase anualmente em pequenas editoras clandestinas. Em 1963, ano em que publicou “It Catches My Heart in Its Hands'' — uma coleção de poesia sobre alcoólatras, prostitutas, jogadores perdedores e pessoas deprimidas — Bukowski já tinha seguidores leais. 


Coleções de poesia posteriores notáveis ​​incluem “
Mockingbird Wish Me Luck” (1972), “Love Is a Dog from Hell” (1977), “War All the Time” (1984) e “You Get So Alone At Times That It Just Makes Sense” (1986).

Qual era o estilo de escrita de Bukowski?

Os contos e romances de Bukowski são impiedosamente realistas e geralmente cômicos


Frequentemente, as obras observam os pensamentos e ações do alter ego de Bukowski, Henry Chinaski, um trabalhador não qualificado e beberrão, amante da música clássica e apostador a cavalo.


Como citado anteriormente, a sua obra era marcada por temas polêmicos, retratados de forma explícita. 


Por isso,
sua literatura é recomendada para os maiores de idade. Era constantemente comparado com outros autores, como Henry Miller, Louis-Ferdinand e Ernest Hemingway.

Quais foram as principais obras publicadas em vida?

Confira a lista especial abaixo:



  • Crônica de um amor louco;
  • Notas de um velho safado;
  • Fabulário Geral do Delírio Cotidiano;
  • Delírios Cotidianos;
  • A mulher mais linda da cidade;
  • O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio;
  • Hino da Tormenta;
  • Tempo de voo para algum lugar;
  • Essa loucura roubada que não desejo a ninguém a não ser a mim mesmo amém;
  • Vida desalmada. Florianópolis;
  • O Amor é um Cão dos Diabos;
  • Ao Sul de Lugar Nenhum - Histórias da Vida Subterrânea;
  • Pedaços de um caderno manchado de vinho;
  • Amor é tudo que nós dissemos que não era;
  • As Pessoas Parecem Flores Finalmente;
  • Cartas na Rua;
  • Factotum;
  • Mulheres;
  • Misto Quente;
  • Hollywood.

Qual a importância cultural?

Engana-se quem pensa que Bukowski foi importante apenas para os escritores. Nos dias atuais, muitos artistas da cultura pop elencam o escritor como um verdadeiro gênio à frente do seu tempo.


Prova disso é a quantidade de citações dos seus poemas em músicas de grandes artistas. Alguns exemplos são:


  • Stealing Happy Hours — U2;
  • She Looks Like Fun — Arctic Monkeys;
  • Mac Miller — Wedding.


Outro exemplo, agora ligado à literatura, é a inspiração utilizada por Mark Manson no seu best-seller “
The Subtle Art of Not Giving a Fuck”, que ainda vende muito bem pelo mundo — inclusive no Brasil.

Conclusão

Charles Bukowski parece um dos vários autores que são incompreendidos durante o seu tempo na Terra. Durante os anos de atividade, era chamado de louco, contendo várias de suas artes censuradas ao redor do mundo.


No entanto, cada vez mais a sua obra ganha o destaque merecido. Ao falar sobre como criava a sua escrita, em uma carta escrita em 1963 declarou:


"Alguém em um desses lugares [...] me perguntou: 'O que você faz? Como você escreve, cria?' Não tente, eu disse a eles. Você não tenta. Isso é muito importante: não tente, nem para os Cadillacs, criação ou imortalidade. Você espera, e se nada acontecer, você espera mais um pouco. É como um inseto doido na parede. Você espera que ela chegue até você. Quando ela chegar perto o suficiente, você estende a mão, dá um tapa nela e mata. Ou, se você gostar da aparência, você a transforma em um animal de estimação."


Bukowski faleceu em São Pedro, Califórnia, Estados Unidos, no dia 9 de março de 1994.


Gostou de conferir um pouco mais sobre a trajetória do autor? Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: