Juliano Loureiro • set. 02, 2021

Compartilhe este artigo:

Ser publicado por uma editora tradicional não é tarefa fácil. É preciso ter planejamento e sorte. Além, claro, de ter que ter um livro bom o suficiente para surpreender os editores. Apesar de ser uma realização para poucos, é possível aumentar as chances de ser escolhido.


No texto de hoje darei algumas dicas sobre a preparação que você tem que ter antes de enviar o seu livro para a editora. Ficou curioso(a) para saber quais são essas dicas? Me siga nas próximas linhas e boa leitura!

Pesquise as editoras ideais

A primeira etapa é pesquisar quais editoras possuem uma sinergia com a sua obra. Deve ser analisado se esta ela publica livros do seu gênero literário, se está aberta a receber novos livros, histórico de publicação de novos autores e dados de contato.


Fuja do caminho convencional. Pesquise por editores e agentes literários das editoras em outros canais que não sejam o site oficial e o famoso "e-mail de contato". Vá no LinkedIn, por exemplo, e encontre os profissionais que trabalham nessas editoras. Por lá, tente uma abordagem mais próxima, mas lembre-se: não seja invasivo ou insistente.

Personalize a sua comunicação

A pior forma de entrar em contato com uma editora é através de mensagens padrões, o famoso "control C + control V". Trate cada editora de forma individualizada e especial. Faça com que o destinatário do e-mail (ou carta) sinta-se exclusivo, como se você tivesse escolhido somente aquela editora para enviar o seu livro.

Garanta que a obra esteja concluída

Por mais que a resposta, positiva e negativa, possa levar meses para ocorrer, ter a sua obra pronta antes de enviá-la para a editora é fundamental. Um erro bem comum dos escritores é finalizar a parte da escrita do livro e em sequência já envia para diversas editoras.


Acabar de escrever o livro não é a última etapa. É preciso fazer a revisão textual, formatação e outras etapas. Com o livro pronto, você pode partir para o envio.

cta-escola-bingo
cta-escola-bingo

Elabore o book proposal

Os editores recebem diversos livros para analisar todos os dias. E é impossível ler todos recebidos. Por isso que a elaboração do book proposal é tão importante. Este documento, que eu expliquei em detalhes como se faz no texto: "Book proposal: como criar e oferecer o seu livro para a editora", permite que o editor tenha de forma rápida e prática as principais informações e dados do seu livro.


Dessa maneira, as chances do seu livro ser analisado são bem maiores e você demonstra para a editora profissionalismo.

Organize os dados das editoras

Crie uma planilha para organizar todos os dados que você levantou sobre as editoras e também coloque colunas com os status de: enviado (S/N), obteve resposta (S/N) e outros status que você julgar necessário de acordo com o avanço das negociações.


O objetivo desta planilha é organizar os dados para que você não fique perdido(a) diante ao volume de contatos feitos com as editoras, evitando erros como enviar dois e-mails para a mesma editora ou confundir o nome do destinatário. Parece bobo, mas são erros bem comuns entre pessoas que não se organizam.


Agora, me diga o que você achou dessas dicas e me fale também a sua experiência com as editoras. Nos vamos no próximo texto. Até breve!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: