Juliano Loureiro • jul. 30, 2020

Compartilhe este artigo:

Você, autor independente, está em dúvidas sobre como criar um livro digital? Apesar de todo o processo ser mais simplificado se compararmos às publicações físicas, alguns passos precisam estar alinhados para que você receba o retorno necessário - e o leitor tenha a melhor experiência ao consumir sua obra.


Mas, por que apostar em um livro digital? Na nossa atual sociedade, não podemos esquecer do online na hora de criar estratégias para publicar uma obra. 


De acordo com números do IBGE,
mais de 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Dessa forma, deixar a forma digital de lado é o mesmo que perder leitores.


Quer entender como criar um livro digital? Então você está no lugar correto! Neste artigo, eu apresentarei os principais passos, formatos e maneiras de publicá-lo. Vamos lá?

Afinal, o que é um livro digital?

Também conhecido como E-book, o livro digital nada mais é do que uma versão “virtual” dos livros físicos que adquirimos. Esses, podem ser lidos em computadores, smartphones, tablets e também nos leitores de livros digitais, como os populares Kindle, Leve e Lobo.


Para tanto, basta salvar o arquivo do livro em seu formato - que falaremos melhor à frente - e acessá-lo na mídia portátil de preferência.


Para obter um E-book,
basta acessar algumas bibliotecas online que disponibilizam gratuitamente os livros digitais ou obter em sites de vendas online. As mais famosas são Amazon e Saraiva.


Algumas vantagens dos livros digitais são:



  • costumam ser mais baratos que as versões físicas;
  • você não precisar carregar o peso dos livros físicos;
  • é possível compartilhar de forma facilitada;
  • o autor ganha uma porcentagem maior em cima das vendas;
  • a proporção de mais leitores conhecerem a obra aumenta.

Como montar um livro digital?

Chegamos ao ponto alto deste artigo. Abaixo, elenco as melhores dicas para você criar um livro digital de sucesso. Tudo envolverá paciência, persistência, criatividade e a vontade de querer espelhar as suas palavras para o mundo. Confira:

1 - Defina o formato ideal

Existem três formatos de arquivos que são ideais para a publicação de um livro digital. Veja quais são:


PDF: O PDF é o mais famoso e “democrático” de todos, pois é possível abri-lo em quase todos os dispositivos móveis. A sigla vem de Portable Document Format (formato de documento portátil), sendo desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. 


O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.


EPUB: no segmento de E-books é o mais utilizado no mundo. Vem da abreviação de Electronic Publication, ou seja, publicação eletrônica. É um formato de arquivo digital, livre e aberto, específico para livros digitais (e-books), uma iniciativa de um formato padrão do Fórum Internacional de Publicação Digital.


Sua base é da linguagem livre e aberta XML. O formato é livre e aberto para com dispositivos de leitura, em geral, e foi criado pelo IDPF (International Digital Publishing Forum - Fórum Internacional de Publicação Digital).


AZW e AZW3: são formatos específicos criados pela Amazon. O AZW é o formato mais popular para ebooks disponíveis para leitura no Kindle.


Se você comprou ebooks Kindle e deseja sincronizá-los para o seu computador (via Kindle para PC ou Mac) os ebooks sincronizados são normalmente salvos em formato .AZW e protegidos por uma DRM Kindle.


Já o AZW3 é mais avançado, suportando mais estilos, fontes e layouts. A tendência é que o AZW3, gradualmente, substitua o Mobi, que é livre da proteção DRM.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

2 - Pense em uma digramação atrativa

Agora que o seu livro já está todo escrito e você já escolheu o formato ideal de publicação, é chegada a hora de dar cor e vida à obra. Nas biblioteca digitais existem milhares de publicações, por isso, a sua precisa se destacar.


Caso você não seja um design, e não quer gastar muito dinheiro, existem plataformas online que podem auxiliar nesse quesito. Alguns exemplos são: Canva, Myebook, Adobe Reader e Papyrus.

3 - Escolha as plataformas de divulgação

É indiscutível que quando pensamos em plataformas de publicação já imaginamos na Amazon. O motivo não é para menos: a marca já é a mais valiosa do mundo!


No entanto, existem outras plataformas disponíveis na internet. Algumas dessas, facilitam a diagramação do livro, publicando-o para milhares de pessoas ao redor do planeta de forma gratuita:


Wattpad: Disponibilizado como um app de livros grátis disponível para Android e iPhone (iOS), o Wattpad permite o compartilhamento e a publicação de histórias na Internet, reunindo obras de autores conhecidos e desconhecidos.


Clube de Autores: primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma sob demanda. O que significa que os livros serão especialmente produzidos para os leitores assim que a necessidade de uma certa quantidade de exemplares for requisitada.

4 - Não esqueça de realizar um marketing digital

O Marketing Digital é indispensável na hora de divulgar a sua nova obra. Por meio de estratégias bem definidas, você consegue fazer com que novos leitores acessem seu livro, seja de forma orgânica ou por meio de mídia paga.


Dentro desse contexto, não esqueça as redes sociais, como é o caso do Facebook,
Instagram e WhatsApp.


Ah, por fim,
não deixe de registrar o seu livro no ISBN, garantindo que todos os direitos autorais estejam resguardados.


Gostou de saber como criar um livro digital? Me diga nos comentários.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 10 mai., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: