Juliano Loureiro • out. 17, 2021

Compartilhe este artigo:

O maior desafio do escritor é fazer do seu livro um best-seller. Infelizmente, são poucos os que conseguem alcançar esse objetivo, o que pode acarretar até na desistência em seguir a carreira literária.


No artigo de hoje, apresentarei algumas dicas que podem ajudar quem está com dificuldade na venda dos livros. Importante dizer que o escritor independente deve a todo momento promover o seu livro e fazer do marketing digital um hábito.


Boa leitura!


Ah, já ia me esquecendo... Para complementar a leitura deste artigo, assista ao vídeo abaixo!

Comunique o seu livro antes do lançamento

Na minha metodologia de criação literária, chamada 3EPV, eu coloco como primeiro pilar o "Existir" que é quando o escritor trabalha a sua presença digital e o seu marketing digital, com o objetivo de promover a sua imagem e o livro propriamente dito.


Ao iniciar suas estratégias digitais antes mesmo do lançamento do livro, o escritor cria uma audiência prévia que irá comprar o livro logo no início. E, também, ao fazer a sua auto promoção, o escritor estará inserido no mercado editorial antes mesmo do livro pronto, o que poderá antecipar alguns desafios e imprevistos.

escola-cta
escola-bingo

Invista na lista própria de contatos

Além da comunicação via redes sociais e blog, é essencial que o escritor tenha consigo dados de e-mail e whatsapp de sua audiência. Não é recomendado ficar dependente dos algoritmos das redes sociais para entrega do conteúdo que você produz. Sabemos que as redes sociais limitam cada vez mais o alcance das publicações.


É sugerido fazer a "captura" dos contatos de interessados e, a partir dessa captura prévia, relacionar com essas pessoas via e-mail marketing ou grupos fechados no Whatsapp e Telegram. Além da comunicação mais intimista, o escritor terá a garantia que o conteúdo compartilhado será entregue para todas as pessoas.

Procure micro influenciadores

Trabalhar com grandes influenciadores pode ser frustrante, além do alto valor investido sem a garantia de retorno. E, mesmo que o escritor tenha bons recursos financeiros, é bem provável que seja necessário uma assessoria de imprensa para contratação e execução da parceria.


É recomendado buscar pequenos influenciadores, geralmente com menos de cinco mil seguidores nas redes sociais. Além do valor cobrado para uma "publi" ser menor, é menos burocrático e pode render resultados interessantes.


Ao pesquisas esses micro influenciadores, veja como é o engajamento da audiência dele(a) nas publicações. Por exemplo: existe um bom número de comentários? Uma audiência engajada está mais propensa a comprar um livro desse(a) influenciador(a).

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas para ajudar você a ter mais relevância no mercado editorial. E mais importante que dica "a" ou dica "b" é a capacidade do escritor de entender o mercado e fazer boas parcerias.


Agora me diz, como está o desenvolvimento do seu livro? Acredita que essas dicas poderão te ajudar? Comenta aqui abaixo e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: