Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 17 de outubro de 2021

Compartilhe este artigo:

O maior desafio do escritor é fazer do seu livro um best-seller. Infelizmente, são poucos os que conseguem alcançar esse objetivo, o que pode acarretar até na desistência em seguir a carreira literária.


No artigo de hoje, apresentarei algumas dicas que podem ajudar quem está com dificuldade na venda dos livros. Importante dizer que o escritor independente deve a todo momento promover o seu livro e fazer do marketing digital um hábito.


Boa leitura!


Ah, já ia me esquecendo... Para complementar a leitura deste artigo, assista ao vídeo abaixo!

Comunique o seu livro antes do lançamento

Na minha metodologia de criação literária, chamada 3EPV, eu coloco como primeiro pilar o "Existir" que é quando o escritor trabalha a sua presença digital e o seu marketing digital, com o objetivo de promover a sua imagem e o livro propriamente dito.


Ao iniciar suas estratégias digitais antes mesmo do lançamento do livro, o escritor cria uma audiência prévia que irá comprar o livro logo no início. E, também, ao fazer a sua auto promoção, o escritor estará inserido no mercado editorial antes mesmo do livro pronto, o que poderá antecipar alguns desafios e imprevistos.

Invista na lista própria de contatos

Além da comunicação via redes sociais e blog, é essencial que o escritor tenha consigo dados de e-mail e whatsapp de sua audiência. Não é recomendado ficar dependente dos algoritmos das redes sociais para entrega do conteúdo que você produz. Sabemos que as redes sociais limitam cada vez mais o alcance das publicações.


É sugerido fazer a "captura" dos contatos de interessados e, a partir dessa captura prévia, relacionar com essas pessoas via e-mail marketing ou grupos fechados no Whatsapp e Telegram. Além da comunicação mais intimista, o escritor terá a garantia que o conteúdo compartilhado será entregue para todas as pessoas.

Procure micro influenciadores

Trabalhar com grandes influenciadores pode ser frustrante, além do alto valor investido sem a garantia de retorno. E, mesmo que o escritor tenha bons recursos financeiros, é bem provável que seja necessário uma assessoria de imprensa para contratação e execução da parceria.


É recomendado buscar pequenos influenciadores, geralmente com menos de cinco mil seguidores nas redes sociais. Além do valor cobrado para uma "publi" ser menor, é menos burocrático e pode render resultados interessantes.


Ao pesquisas esses micro influenciadores, veja como é o engajamento da audiência dele(a) nas publicações. Por exemplo: existe um bom número de comentários? Uma audiência engajada está mais propensa a comprar um livro desse(a) influenciador(a).

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas para ajudar você a ter mais relevância no mercado editorial. E mais importante que dica "a" ou dica "b" é a capacidade do escritor de entender o mercado e fazer boas parcerias.


Agora me diz, como está o desenvolvimento do seu livro? Acredita que essas dicas poderão te ajudar? Comenta aqui abaixo e até o próximo texto!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG