Juliano Loureiro • jun. 22, 2021

Compartilhe este artigo:

As redes sociais são ferramentas importantes para o escritor trabalhar a sua presença digital. É uma boa maneira de se conectar com o leitor, criando, ao longo dos dias, uma audiência fiel que comprará o seu livro.


Criadas inicialmente para o uso pessoal, com o compartilhamento da rotina de pessoas "comuns", com o passar dos anos as redes sociais tomaram um viés comercial. Inúmeras marcas invadiram as redes, poluindo o nosso feed. Este, inclusive, é um dos grandes motivos do abandono de algumas pessoas, elas não aguentam mais tantas propagandas.


Todavia, se for usada da maneira correta, a rede social poderá ser um bom alicerce ao escritor que almeja ter uma boa base de leitores. No texto de hoje, apresentarei algumas redes sociais que podem ajudar você neste ganho de audiência.


Boa leitura!

Qual a melhor rede social para escritores?

Não existe rede social "melhor". Existe àquela que você adaptará melhor, afinal, cada uma delas possui comportamentos de consumo diferentes. E, claro, algumas exigem mais habilidade e tempo dedicado para produção de conteúdos, mas tudo isso explico detalhadamente abaixo.


Veja quais são as redes sociais mais usadas - e indicadas - para escritores:

A rede social chinesa invadiu o ocidente nos últimos anos e conquistou a geração Z por ser uma rede social ainda não habitada pelos pais. Estes pais estão, majoritariamente, no Instagram e no Facebook.


O TikTok, basicamente, é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos (até 3 min) e ganhou grandes proporções com dancinhas, ajudando a viralizar ritmos e músicas. Todavia, o que era uma rede social fútil e até mesmo vulgar, gradualmente se tornou a "casa" de muitos produtores de conteúdos interessantes, como economistas, cientistas políticos, artistas  e músicos.


Com o enriquecimento dos produtores de conteúdo para o TikTok, naturalmente um público mais velho e maduro usou a plataforma chinesa. E é neste ponto que entram os escritores. Atualmente, há poucos escritores utilizando o TikTok, permitindo o pioneirismo, dependendo a linha de escrita e temática do seu livro.


Ao contrário do Facebook e Instagram, o TikTok ainda permite que se ganha audiência rapidamente, de forma orgânica, sem a necessidade de investimento em anúncios. Ou seja, um novo usuário, com zero seguidores, consegue naturalmente ganhar admiradores. É uma forma justa da rede social valorizar o bom trabalho feito pelo escritor.


O conteúdo a ser produzido para o TikTok, como já falado acima, são vídeos de até 3 minutos. Mas… o que falar nesses vídeos? Podes abordar sobre aspectos gerais da literatura, sobre o seu estilo literário, processos criativos, explicar a sua narrativa, contar a história dos personagens. Bom, assunto não falta. E ao comunicar tudo isso, você atrairá pessoas que querem aprender mais sobre essas temáticas e que vão se familiarizar com o seu livro. Consequentemente, você ganha um novo leitor.

cta-intro-mkt-digital
cta-intro-mkt-digital

A rede social mais conhecida e utilizada pelos escritores. Está no mercado há mais de 10 anos e hoje em dia está passando por uma "crise". A concorrência na plataforma ficou tão grande que só possível ganhar relevância na rede se investir dinheiro com a compra de anúncios.


Há quem diga que é possível crescer de forma orgânica e natural no "Insta", mas a realidade é que poucos conseguem este feito. Aqui, é preciso ter dedicação, um bom planejamento de conteúdo e estar sempre atento às inúmeras mudanças do aplicativo.


Recentemente, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que o aplicativo "não é mais sobre o compartilhamento de fotos, e sim uma plataforma para entretenimento e consumo de conteúdos em vídeos". Ou seja, após mais de 10 anos, o aplicativo se tornará algo próximo ao que hoje vemos no TikTok. É uma mudança drástica que reflete certo "desespero".


Mas ainda o Instagram é uma boa ferramenta para escritores. Grande parte das pessoas o utiliza e buscam nele informações sobre produtos ou serviços.

Facebook

Uma rede social que hoje está abandonada, sucateada. Só que não! O Facebook aparentemente é pouco utilizado pelos com 30 anos ou menos, porém, ainda é a única rede social para milhões de brasileiros. Também é o lar para discussão de milhares de grandes grupos literários.


Além do compartilhamento de textos, fotos e vídeos, o "Face" pode ser bastante explorado para encontrar leitores beta, por exemplo.  Além da vantagem dos grupos de discussão, ter uma conta no Facebook é essencial para quem planeja fazer anúncios na plataforma, já que pelo Facebook também é o responsável por fazer anúncios no Instagram. E, sim, ambas são a mesma empresa. Por 1 bilhão de dólares, o Facebook comprou o Instagram, isso lá no início da operação do aplicativo de fotos, em 2011.


Concentre no facebook os esforços para conhecer e participar de grupos, onde você poderá apresentar seu livro para várias pessoas.

Twitter

O Twitter é a rede social mais longeva de todas as citadas até agora. Fundada em 2006, também é a rede social que menos mudou desde então, mantendo a sua essência que é a publicação de textos curtos, de até 280 caracteres. 


O aplicativo do pássaro-azul é bastante utilizado para expressar opiniões e é amplamente difundido por veículos jornalísticos. É um ótimo conglomerado de portais para o acompanhamento de notícias. Também é um meio bastante explorado por editoras, perfis literários e escritores.


A rede social é a melhor escolha para conseguir manter um relacionamento próximo com o seu leitor. Com o seu mecanismo de menções e hashtags, é possível identificar facilmente quem citou você, tanto é que jornalistas e grandes personalidades conseguem interagir mais com os fãs por esta rede social.

Conclusão

Existem outras redes sociais, mas trouxe para você as mais utilizadas. E como eu disse lá no começo do texto, não existe rede social melhor ou pior, existe aquela você conseguirá fazer um melhor uso. Recomendo que você utilize mais de uma rede social, porém não todas. Enquanto é preciso ter foco e dedicação, não é recomendado ficar "refém" de uma única rede social.


Suponhamos que você só tenha um perfil no Instagram e ele deixa de existir amanhã. Consequentemente você perderá todos seus seguidores. Agora, se você tem um perfil em outra(s) rede(s) social(is), isso não ocorrerá. Vou além, é preciso trabalhar o seu marketing completamente, sistêmica. Rede social é apenas uma das estratégias do marketing digital.


O que achou do texto de hoje? Qual ou quais redes sociais você no seu dia a dia? Me conte aqui nos comentários e até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: