Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 16 de outubro de 2021

Compartilhe este artigo:

A todo momento os autores independentes estão buscando alternativas para publicar seus livros. Felizmente, temos diversas iniciativas que permitem ter o livro pronto em mão. E a UICLAP é uma dessas iniciativas que visam facilitar a publicação literária.


Confira nesse artigo tudo sobre a UICLAP e descubra que essa é a melhor solução para você. Boa leitura!

O que é a UICLAP?

A UICLAP é uma plataforma online e gratuita de publicação literária destinada aos autores independentes que proporciona a venda, produção e distribuição de livros impressos, conectando o autor ao mercado.

A UICLAP é uma editora?

De acordo com o site oficial, legalmente a UICLAP é uma editora, porém, não executa os trabalhos editoriais que já conhecemos, como uma revisão textual. Na prática, a UICLAP funciona mais como uma gráfica PoD que tem um e-commerce próprio para vender os livros que ali são cadastrados.

Como funciona a UICLAP?

O processo de publicação do livro pela UICLAP é simples, como visto abaixo, em apenas seis etapas:


  1. Cadastro do autor: a primeira etapa é criar o seu cadastro na plataforma, que pode ser feita através da sua conta do Facebook ou Google. Importante dizer que é preciso estar de acordo com o contrato proposto por eles.
  2. Conteúdo do livro: com o acesso à plataforma, é o momento de subir as informações do livro, como capa e miolo.
  3. Preço do livro: o autor quem decide o preço, informando na plataforma quanto pretende ganhar por cada cópia vendida.
  4. Publicação: após realizar as etapas anteriores, o seu livro está pronto para ser publicado.
  5. Produção e entrega: a produção do livro é feita de acordo com a demanda. Ou seja, os livros são impressos individualmente, venda por venda. E a UICLAP é a responsável por produzir e enviar os livros.
  6. Monetização: é de responsabilidade da UICLAP repassar ao autor o valor da venda dos livros. Importante dizer que os termos para repasse são explícitos no contrato assinado.

PoD (Print on Demand)

A UICLAP funciona com o sistema PoD (Print on Demand), conhecido também como impressão sob demanda. Esse formato, cada vez mais popular e acessível aos autores independentes, permite que apenas um livro seja impresso, caso este seja o desejo do autor.


Dessa maneira, não é preciso ter um investimento financeiro prévio, o que torna muito mais viável ter um livro físico em mãos.

Investimento necessário

Uma grande vantagem para os autores que utilizam a UICLAP é a não necessidade de investimento na impressão das cópias dos livros. Como falado acima, a UICLAP só produz os livros que são vendidos, ou seja, a plataforma acrescenta ao valor desejado pelo autor pela venda os custos de produção e lucro.


Exemplo: se o autor pretende ganhar R$ 20,00 por cópia vendida, o preço final será de R$ 40,00. Os outros 20 reais são relativos à produção e lucro da UICLAP. Lembrando, este é apenas um exemplo, para facilitar o entendimento.

Os ganhos do autor

O autor é quem decide quanto pretende ganhar por cada livro vendido e ele recebe 100% desse valor desejado.

A UICLAP vale a pena?

Importante dizer também o que a plataforma NÃO faz. Após isso, tire as suas próprias conclusões.


Todas as etapas que antecedem a publicação do livro, como revisão textual, ficha catalográfica, diagramação, ISBN etc, são de responsabilidade do autor. A UICLAP apenas disponibiliza em sua plataforma o livro pronto e providencia a produção e logística de venda.


Ciente dessa informação, cabe você decidir o quão vantajosa será essa relação. Como a UICLAP não funciona como uma editora tradicional, onde há contratos de exclusividade, você pode vender e distribuir o seu livro por outros meios de forma livre.


Agora, me diga nos comentários se você já conhecia a UICLAP e se já utilizou o serviço. Até o próximo texto!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG