Juliano Loureiro • mar. 31, 2022

Compartilhe este artigo:

Escritores que nunca publicaram um livro costumam ficar perdidos quanto às etapas de preparação e publicação de um livro. Geralmente são dúvidas comuns e pertinentes de quem nunca enfrentou todo esse desafio pós-escrita. Quais são essas etapas, a quem recorrer e como publicar um livro estão entre as mais comuns. Aqui no blog Bingo, visamos auxiliar escritores para que este processo seja o mais tranquilo possível.


O texto de hoje é um alerta para que o futuro autor publicado não caia em algumas armadilhas comuns para que, assim, consiga publicar o livro da melhor forma possível. Se você faz parte deste grupo de pessoas, me acompanhe pelas próximas linhas e boa leitura!

Afinal, é muito difícil publicar um livro?

Para autores de primeira viagem, publicar um livro pode parecer um desafio grande, complexo. Mas a verdade é que publicar um livro é bem fácil, muitas vezes em poucos minutos o seu livro está pronto para ser vendido. O difícil e complicado, é ter um livro pronto para publicar. Ou seja, um livro que passou por todos os processos editoriais ideais, como: revisão textual, diagramação, registro ISBN, ficha catalográfica etc.


Saiba mais sobre as etapas de publicação de um livro acessando: Quais são as etapas de publicação de um livro?


Um livro pronto, tem muito mais chances de ser bem avaliado e vendido, fazendo com que a reputação do autor seja a melhor possível. E, independente da forma de publicação, livro físico ou digital, o próprio autor pode conduzir isso sozinho. Nos tópicos abaixo falarei melhor sobre.

Armadilhas que você deve fugir

Mesmo que a publicação de um livro não seja difícil, existem algumas armadilhas que o escritor deve tomar cuidado. Selecionei as principais, veja:

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Publicar um livro sem preparação e revisão

Por mais que você confie na sua escrita, é imprescindível que o seu livro passe por uma revisão textual profissional. E, se possível, que passe por um olhar crítico e também de um copidesque. Estes profissionais, além de revisar textualmente, farão sugestões importantes para a sua história. Eles podem encontrar erros na construção de personagens, furos cronológicos da narrativa e muito mais. Contar com esses profissionais também é uma ótima oportunidade para aprender.


E não só do texto em si. O livro deve ser preparado de outras formas. Uma boa diagramação, para melhor experiência do leitor, criação da ficha catalográfica e do ISBN, para registros em biblioteca e lojas, permitindo a venda, criação da arte da capa, para causar impacto positivo no leitor, e outras etapas. Todas elas têm a sua importância.


Caso não seja possível contratar todos esses profissionais, ao menos contrate um revisor textual. É possível “se virar” nas outras etapas.

Royalties e vendas

Um livro não se vende sozinho. Costumo dizer com frequência esta frase, pois diversos autores acreditam que basta publicar um livro que ele terá vendas substanciais. A verdade é que deve-se ter um grande trabalho de divulgação para que as pessoas saibam que você e seu livro existem.


Além disso, é preciso ficar de olho quanto aos ganhos por cada livro vendido. No artigo "Quanto a Amazon paga para os autores independentes?", explico em detalhes sobre como é feito o repasse para o autor. Em alguns casos, o autor fica com apenas 35% do valor total do livro.


Caso a publicação seja feita por uma editora, o autor deve ter atenção dobrada. Importante fazer uma boa negociação e ficar atento ao contrato assinado.

cta-juliano
cta-juliano

Opte por plataformas de confiança

Existem diversas plataformas que oferecem vários serviços editoriais. Algumas mais complexas, outras simples até demais. A variedade é imensa e o futuro autor pode ficar perdido diante tanta oferta. Para publicar um livro o melhor caminho é ir diretamente nas maiores plataformas, como KDP - Kindle Direct Publishing, Google Play Books ou Scribd.


Porém, caso queira otimizar esse trabalho, nós do Bingo recomendamos o Clube de Autores. Além de serem parceiros do nosso portal, o Clube é uma plataforma de confiança e ideal para qualquer escritor. No Clube, é possível publicar o seu livro físico ou digital gratuitamente e de forma prática. Dessa maneira, não há risco de a publicação ser feita equivocadamente.


Encerramos o nosso texto de hoje. Espero que ajude você na sua jornada como escritor independente. Caso tenha alguma outra dúvida, comente aqui e até o próximo texto.

Mais conteúdos no YouTube

Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre tudo que envolve literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: