Juliano Loureiro • jul. 27, 2021

Compartilhe este artigo:

Talvez o mais importante para a nossa carreira seja a nossa reputação. E a reputação é construída gradualmente e pode levar anos até chegarmos no patamar desejado de respeito e confiança.


Para um escritor, a reputação também é algo bastante importante. Popularmente, uma boa reputação pode ser definida como "ter uma boa imagem". Ser bem-visto (e quisto) abre portas no mercado literário, fazendo com que o autor atinja seus objetivos e ganhe espaço entre os autores renomados e ganhe a admiração dos leitores.


No texto de hoje, falarei sobre atitudes que prejudicam a sua reputação e, consequentemente, podem fechar portas no mercado do livro.


Boa leitura!

Não seja insistente ou invasivo na divulgação do seu livro

O trabalho de marketing deve ser bem pensado, estruturado. No meu curso gratuito 3EPV, eu falo sobre como ter o marketing como aliado fundamental na sua comunicação com o leitor.


Falo também que marketing é muito além de "apertar botões" ou dominar ferramentas. Marketing é estratégia, como se fosse um jogo de xadrez, onde é preciso pensar bem antes de mover uma peça.


A melhor forma de conquistar novos leitores é atraindo eles até nós. O marketing de atração, ou inbound marketing, faz com que os leitores tomem a atitude de ir atrás de informações do escritor ou do livro. Ele é mais assertivo.


Se você agir interruptivamente, que incomode e até invada a privacidade de um possível leitor, a chance de ter a negativa dele é maior que a chance dele gostar do seu livro. E esse trabalho de insistência pode resultar em uma não aceitação em massa daquilo que você está propondo.

cta-juliano
cta-quero-escrever

Revise textualmente seu livro antes de publicá-lo

Um escritor não precisa necessariamente ser profundo conhecedor da língua portuguesa. Não é preciso ter uma gramática impecável, mas é de responsabilidade do escritor garantir uma boa qualidade textual da sua obra. Para isso, é recomendado que o texto final passe pela revisão de um profissional.


Caso não seja possível a contratação de um profissional, peça para que amigos e conhecidos leiam o livro e te ajudem a encontrar erros ortográficos; confusão nos sentidos das frases e problemas de coesão e coerência.

Aceite feedbacks negativos

Ninguém gosta de receber feedbacks negativos, não é mesmo?! Porém, eles existem e virão mais cedo ou mais tarde, sendo preciso saber lidar com eles. Por mais duro que seja o feedbacks negativo de uma pessoa em relação ao seu livro, é preciso ter calma e absorver os pontos apontados pelos leitor para que você melhore futuramente.


Tenha um bom diálogo com seus leitores e, se possível, converse individualmente com aquele que lhe deu o feedback negativo. Retrucar, xingar, ser mal-educado ou ter qualquer outra atitude impulsiva só prejudicará a sua imagem. Deve-se manter a serenidade.

cta-juliano
cta-juliano

Seja claro na sua comunicação

Deixe bem claro para o seu leitor quais são os seus pensamentos, posicionamentos e ideologias. As pessoas estão em busca de experiências positivas com um livro e isso também envolve o autor. Desde uma sinopse bem contada até, quem sabe, falar sobre o que você se interessa sobre o mercado do livro e outros assuntos diversos.


Quando há clareza na comunicação, há menos surpresas negativas por parte do leitor, evitando que ele se decepcione com você. E a sua comunicação está diretamente relacionada às suas estratégias de marketing e divulgação. 

Preze pela sua reputação

Como dito anteriormente, criar autoridade e reputação faz parte de uma jornada longa, que traz bons frutos, desde que o escritor tome os devidos cuidados. Não existe posicionamento perfeito ou atitudes isentas de erros. Na verdade, todos erramos bastante, a todo tempo. Todavia, é preciso saber lidar com situações adversas e aprender com os erros.


Agora, gostaria que você me contasse sobre a sua jornada como escritor(a). Diga aqui no campo dos comentários suas dificuldades, virtudes e conquistas.


Nos vemos no próximo texto. Até!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: