Juliano Loureiro • ago. 08, 2019

Compartilhe este artigo:

Inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo ou marketing de atração, é uma estratégia parcialmente nova e muito inovadora, que surgiu a favor das empresas junto aos avanços da comunicação na internet.

Em uma era em que mais da metade da população mundial encontra-se constantemente on-line, expandir propagandas e divulgações para o mundo virtual é mais do que uma opção para quem quer se manter no mercado. Nesse contexto, o inbound marketing é uma das principais ferramentas a serem utilizadas até o sucesso.

A tradução exata do termo, que significa marketing de entrada, ou de atração, faz uma excelente referência sobre esta área e seu principal foco, que é ser encontrado pelos clientes entre as mídias e redes sociais e motores de busca, como o Google. Aposta-se em conteúdos e publicações de qualidade e pertinentes ao dia a dia do seu possível público.

Podemos resumir na seguinte frase:

O segredo não é correr atrás das borboletas, e sim, cuidar do seu jardim para que elas venham até você.

Não é simples de se aplicar, portanto, entender quais são as principais estratégias e fundamentos para que esta metodologia tenha sucesso. Para entender melhor quais são os pilares do inbound marketing, basta continuar a leitura que explicarei para você de forma detalhada. Vamos lá?!

A metodologia Inbound Marketing

A metodologia inbound marketing se divide em quatro fases distintas. E todas muito importantes para estabelecer e manter um relacionamento com a sua persona. Caso ainda tenha dúvidas ou não sabe o que é personas, recomendo este artigo: 


Bom, agora que você já sabe o que são personas, ou seja, para quem você irá comunicar seus conteúdos, cito abaixo quais são essas etapas:

Atração

É o momento em que um visitante chega até você através do site, blog ou redes sociais (bem como você fez agora, clicando em algum link e chegando neste artigo). Faz-se, então, importante a geração de conteúdo rico e de valor em todas essas plataformas. 

Isso inclui publicação nas redes sociais, post-blogs, vídeos, artigos etc. Muito importante: é preciso publicar conteúdos com recorrência, focando mais em qualidade que quantidade. Não só os seus leitores, mas os algoritmos do Google e de outras ferramentas de busca analisam criteriosamente tudo o que você publica e caso algum conteúdo seu seja ruim, entende-se que ele não seja relevante para os leitores e, então, provavelmente ele não será mostrado. 

Conversão

O visitante, além de ler o seu conteúdo, precisa interagir de alguma forma com ele, seja preenchendo um formulário para receber os newsletters da empresa, ou para baixar algum conteúdo rico (infográficos, e-books, guias etc), seja como comentário ao artigo acessado. É o primeiro passo da fidelização deste sujeito.

A "batalha" mais difícil é fazer com que  seu conteúdo seja visto, correto? Então, quando ocorre essa visita, não poder deixar esse visitante escapar sem ao menos deixar um ponto de contato, que geralmente é um nome + e-mail. Com esses dados em mãos, podemos relacionar no futuro com esse visitante - que agora se chama "lead" - a fim de ofertar um produto ou serviço.

Venda

Agora, nós temos um lead, conforme falado no tópico anterior. Ele é o protagonista do inbound marketing, figura para quem tudo é desenvolvido. Aqui existem trocas de e-mails e certo fluxo de trabalho e entrega de conteúdo. É o momento em que, muitas vezes, a relação deixa de ser virtual e há uma verdadeira negociação entre as partes, com o objetivo do lead virar cliente.

Muito importante, porém, identificar, ao longo da jornada de consumo dos seus conteúdos, qual o melhor momento para a venda. Dessa forma, quando você abordar a lead para ofertar algo, o processo de venda não será interruptivo, já que por conta de todas as ações criadas, faz-se entender que este está apto para comprar de você.

Fidelização (encantamento)

É uma das etapas mais difíceis de todo o processo. Temos que fazer com que o cliente vire um embaixador da nossa marca.Nesta etapa o cliente está fidelizado à sua página e empresa e, inclusive, a divulga e promove gratuitamente ao compartilhar conteúdos em suas páginas pessoais, por exemplo.


 A fidelização pode ocorrer de diversas formas, como os exemplos citados abaixo: 


 

  • Mantendo uma boa entrega dos seus serviços;
  • Agindo de forma proativa quanto à satisfação do cliente;
  • Realizar ações promocionais para engajar o cliente.

Sozinho, um sistema de automação de marketing não faz inbound

Existem algumas ferramentas de automação de marketing muito importantes para o processo de implantação de uma estratégia digital. As mais conhecidas são a Hubspot e RD Station. Ambas tem características e virtudes distintas, apesar de ambas serem muito boas .

Mas não basta apenas assinar uma dessas plataformas e parametrizar os primeiros conteúdos. Ao contrário do que pensam algumas pessoas (inclusive profissionais de marketing), os sistemas de automação são incapazes de realizar todo o inbound marketing de uma empresa. Tem uma parte muito importante em todo esse processo que é o "ser" (de existir) humano. 

Sim, temos que analisar todo o processo, jornada de compra, produção de conteúdo, entender as dores e anseios do nosso Lead para que possamos oferecer o melhor serviço ou produto, sem sermos interruptivos ou "chatos". E é esse tato pessoal que determinará o sucesso ou um fracasso de uma estratégia de marketing.

É preciso gerar conexão emocional

Uma etapa importantíssima de todo o processo de inbound marketing é a geração de conexão emocional. Temos que ter empatia com o nosso público.E após a aplicação de toda a metodologia explicada acima, fica mais fácil atrair e conquistar essas pessoas.


Portanto, nunca se esqueça de humanizar todo o processo de implantação da estratégia digital da sua empresa. Inbound marketing NÃO É somente parametrização de sistemas de automação de marketing.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: