Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 8 de agosto de 2019

Compartilhe este artigo:

Inbound marketing, também conhecido como marketing de conteúdo ou marketing de atração, é uma estratégia parcialmente nova e muito inovadora, que surgiu a favor das empresas junto aos avanços da comunicação na internet.

Em uma era em que mais da metade da população mundial encontra-se constantemente on-line, expandir propagandas e divulgações para o mundo virtual é mais do que uma opção para quem quer se manter no mercado. Nesse contexto, o inbound marketing é uma das principais ferramentas a serem utilizadas até o sucesso.

A tradução exata do termo, que significa marketing de entrada, ou de atração, faz uma excelente referência sobre esta área e seu principal foco, que é ser encontrado pelos clientes entre as mídias e redes sociais e motores de busca, como o Google. Aposta-se em conteúdos e publicações de qualidade e pertinentes ao dia a dia do seu possível público.

Podemos resumir na seguinte frase:

O segredo não é correr atrás das borboletas, e sim, cuidar do seu jardim para que elas venham até você.

Não é simples de se aplicar, portanto, entender quais são as principais estratégias e fundamentos para que esta metodologia tenha sucesso. Para entender melhor quais são os pilares do inbound marketing, basta continuar a leitura que explicarei para você de forma detalhada. Vamos lá?!

A metodologia Inbound Marketing

A metodologia inbound marketing se divide em quatro fases distintas. E todas muito importantes para estabelecer e manter um relacionamento com a sua persona. Caso ainda tenha dúvidas ou não sabe o que é personas, recomendo este artigo: 


Bom, agora que você já sabe o que são personas, ou seja, para quem você irá comunicar seus conteúdos, cito abaixo quais são essas etapas:

Atração

É o momento em que um visitante chega até você através do site, blog ou redes sociais (bem como você fez agora, clicando em algum link e chegando neste artigo). Faz-se, então, importante a geração de conteúdo rico e de valor em todas essas plataformas. 

Isso inclui publicação nas redes sociais, post-blogs, vídeos, artigos etc. Muito importante: é preciso publicar conteúdos com recorrência, focando mais em qualidade que quantidade. Não só os seus leitores, mas os algoritmos do Google e de outras ferramentas de busca analisam criteriosamente tudo o que você publica e caso algum conteúdo seu seja ruim, entende-se que ele não seja relevante para os leitores e, então, provavelmente ele não será mostrado. 

Conversão

O visitante, além de ler o seu conteúdo, precisa interagir de alguma forma com ele, seja preenchendo um formulário para receber os newsletters da empresa, ou para baixar algum conteúdo rico (infográficos, e-books, guias etc), seja como comentário ao artigo acessado. É o primeiro passo da fidelização deste sujeito.

A "batalha" mais difícil é fazer com que  seu conteúdo seja visto, correto? Então, quando ocorre essa visita, não poder deixar esse visitante escapar sem ao menos deixar um ponto de contato, que geralmente é um nome + e-mail. Com esses dados em mãos, podemos relacionar no futuro com esse visitante - que agora se chama "lead" - a fim de ofertar um produto ou serviço.

Venda

Agora, nós temos um lead, conforme falado no tópico anterior. Ele é o protagonista do inbound marketing, figura para quem tudo é desenvolvido. Aqui existem trocas de e-mails e certo fluxo de trabalho e entrega de conteúdo. É o momento em que, muitas vezes, a relação deixa de ser virtual e há uma verdadeira negociação entre as partes, com o objetivo do lead virar cliente.

Muito importante, porém, identificar, ao longo da jornada de consumo dos seus conteúdos, qual o melhor momento para a venda. Dessa forma, quando você abordar a lead para ofertar algo, o processo de venda não será interruptivo, já que por conta de todas as ações criadas, faz-se entender que este está apto para comprar de você.

Fidelização (encantamento)

É uma das etapas mais difíceis de todo o processo. Temos que fazer com que o cliente vire um embaixador da nossa marca.Nesta etapa o cliente está fidelizado à sua página e empresa e, inclusive, a divulga e promove gratuitamente ao compartilhar conteúdos em suas páginas pessoais, por exemplo.


 A fidelização pode ocorrer de diversas formas, como os exemplos citados abaixo: 


 

  • Mantendo uma boa entrega dos seus serviços;
  • Agindo de forma proativa quanto à satisfação do cliente;
  • Realizar ações promocionais para engajar o cliente.

Sozinho, um sistema de automação de marketing não faz inbound

Existem algumas ferramentas de automação de marketing muito importantes para o processo de implantação de uma estratégia digital. As mais conhecidas são a Hubspot e RD Station. Ambas tem características e virtudes distintas, apesar de ambas serem muito boas .

Mas não basta apenas assinar uma dessas plataformas e parametrizar os primeiros conteúdos. Ao contrário do que pensam algumas pessoas (inclusive profissionais de marketing), os sistemas de automação são incapazes de realizar todo o inbound marketing de uma empresa. Tem uma parte muito importante em todo esse processo que é o "ser" (de existir) humano. 

Sim, temos que analisar todo o processo, jornada de compra, produção de conteúdo, entender as dores e anseios do nosso Lead para que possamos oferecer o melhor serviço ou produto, sem sermos interruptivos ou "chatos". E é esse tato pessoal que determinará o sucesso ou um fracasso de uma estratégia de marketing.

É preciso gerar conexão emocional

Uma etapa importantíssima de todo o processo de inbound marketing é a geração de conexão emocional. Temos que ter empatia com o nosso público.E após a aplicação de toda a metodologia explicada acima, fica mais fácil atrair e conquistar essas pessoas.


Portanto, nunca se esqueça de humanizar todo o processo de implantação da estratégia digital da sua empresa. Inbound marketing NÃO É somente parametrização de sistemas de automação de marketing.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG