Juliano Loureiro • jan. 10, 2021

Compartilhe este artigo:

Procurando um pouco na sua estante, tenho certeza que encontrará um livro que não folheia há alguns anos. Acertei? Mas, calma, isso não é um julgamento, na verdade, é uma situação que acontece com todo mundo. O mais legal é a possibilidade de ganhar um dinheirinho. Confira as melhores dicas para vender bem o seu livro usado.


Você já ouviu falar em
sustentabilidade literária? A ação visa dar nova função para aqueles livros que estão parados na estante de alguém. Quando um novo significado é dado para as obras, pode-se ganhar um dinheiro (como citei) ou até mesmo doar para quem não possui acesso.


Brasil afora existem diversos projetos que abraçam a sustentabilidade literária. Um exemplo é a biblioteca do Luciano Ferreira de Lima, coletor de lixo, que vive em Sorocaba (SP). Contendo mais de 200 livros que foram jogados no livro, o espaço, atualmente, serve como um local de saber. 


Como o próprio diz:
“Eu pensava ‘mas como que pode um livro ser descartado desse jeito?’. São livros excelentes, que eu sempre tive como muito importantes para a nossa educação e para o nosso país”. Afirmou em uma entrevista para o G1.


Bom, mas se o seu intuito é vender — e bem — a sua obra, está no lugar correto! Abaixo, confira as 6 principais dicas e ganhe de volta alguns trocados. Vamos lá?

Quais são as melhores dicas para vender bem o seu livro usado?

Abaixo, confira quais são as dicas essenciais para você vender bem seu livro nas plataformas digitais ou até mesmo pelas redes sociais. Não deixe de considerá-las no momento de fazer o anúncio, ok?!

1 - Conheça a raridade do seu livro

Às vezes não sabemos o quanto um livro é raro até pesquisarmos mais a fundo. Sabe aquele título que o seu avô lia com tanto carinho? Nos dias atuais pode valer um bom preço. Para saber disso, é preciso conhecer a raridade do livro.


Pode até ser que você encontre versões novas ou adaptadas da obra pela internet, mas, de acordo com a idade do livro,
a edição que você possui em mãos pode ser tão rara que vale mais. Assim, veja nas páginas onde estão as descrições e pesquise pelo ano de lançamento e também pela edição apresentada.


No momento da venda, destaque bastante a raridade e explique porquê seu livro vale mais do que os títulos atuais encontrados em estantes virtuais.

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

2 - Tenha certeza que a obra está bem conservada

Para você vender seu livro bem é imprescindível que todas as páginas estejam bem conservadas. Afinal, o novo leitor precisa ter clareza de tudo que está disposto ao seu olhar. Antes mesmo de colocá-lo à venda, faça uma vistoria e confira se alguma informação foi apagada pelo tempo ou pelo mau uso.


Lembrando que
um rabisco ou manchas são consideráveis, pois o uso cotidiano deixa marcas nas páginas. Mas, caso atrapalhe a leitura, descarte a venda da obra (ou comercialize por um preço menor, deixando claro no anúncio as imperfeições).

3 - Faça um anúncio bem chamativo

Hoje em dia sabemos como tudo na internet é visual, principalmente quando tratamos de vendas. Com livros usados a história não é diferente. Aposte em um anúncio bem chamativo no momento de publicá-lo.


Ou seja:
coloque fotos (no plural mesmo) com bons ângulos, coloque o tchan que seu livro possui — como citado, as raridades —, e também demais informações que falarei à frente. Não deixe o seu anúncio passar despercebido.

4 - Encontre plataformas on-line de vendas

A internet proporciona a possibilidade de vender bem o seu livro usado, e de forma bem simplificada. O mais legal é que existem plataformas dedicadas para isso. Essas, deixam layouts fixos que auxiliam novos leitores a encontrarem títulos usados por preços menores.


Um dos melhores exemplos é a
Estante Virtual, que eu, inclusive, já falei aqui no blog. Para resumir, a plataforma é um portal brasileiro de comércio eletrônico que reúne o maior acervo de sebos e livreiros do Brasil. O site oferece aos leitores acesso a mais de 19,3 milhões de livros novos, seminovos e usados.

5 - Se possível, contraponha ofertas

Essa dica é valiosa — literalmente — para quem possui as famosas edições raras que citei acima. Quando um livro vira “objeto de colecionador” você sabe que possui um verdadeiro ouro em mãos. Nesse caso, é possível contrapor ofertas iniciais.


Se você acreditar que o valor proposto é muito abaixo do que esperava, faça essa retórica apontando os motivos para o acréscimo no preço — nunca faça um contraponto somente por fazer. Assim que uma proposta justa for colocada, venda sem medo.

6 - Coloque todas as informações do seu livro

Para reforçar a dica número 3, as informações extras sobre o seu livro vão fazer com que um novo comprador chegue mais cedo. Assim, não deixe de exibir a capa correta (de acordo com a edição de lançamento) e também uma sinopse bem detalhada, que conta brevemente a narrativa.


Em algumas plataformas é possível
adicionar comentários extras. Que tal, então, inserir notas pessoais sobre o livro a ser vendido? Você pode inserir o que fez você se apaixonar pela obra na primeira vez que leu, colocando instruções de leitura e também de anotação.


Outra questão legal é
colocar o motivo da venda. Você pode dizer que é para esvaziar a estante ou até mesmo para ganhar um dinheiro extra. Com informações claras os compradores terão certeza que a obra chegará nas suas casas em sua integridade.


Gostou de conferir as 6 principais dicas para vender bem seu livro usado? Por mais que não seja fácil desprender de um bem tão precioso
(my precious), em um determinado momento torna-se essencial fazer essa ação. 


Caso você queira doar ao invés de comercializar, procure se na sua cidade possui alguma iniciativa para acolher livros usados. Um novo lar para eles será muito bem-vindo.


Agora que você sabe as melhores dicas para vender seu livro bem, conheça o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui para conhecer mais a narrativa!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: