Juliano Loureiro • jan. 11, 2021

Compartilhe este artigo:

Ela nasceu em 2005 com o pretexto de se tornar “apenas” um selo comercial de um amplo acervo de obras literárias. Mas, sabe como é, né? Quando a gente “atira para todos lados”, não acertamos nada. Por isso, em 2015, a Suma - antes Suma de Letras -, ao juntar-se ao grupo Companhia da Letras, passou a ser a “biblioteca geek” do grupo.


O ano de 2015 marcou a fusão entre Suma e Companhia, além da nova roupagem, com a mudança da marca e a alteração do nome, coincide também com a união da Companhia das Letras e Objetiva - você pode ler a história
aqui!


Com o surgimento de um dos maiores grupos literários do mundo, era preciso que cada integrante atendesse a um determinado nicho de leitores. E como ficou a Suma nessa história? Isso te conto agora!

O que a Suma publica?

O Grupo Companhia das Letras é composto por dezenas de selos, cada um com o seu porquê literário, digamos assim. Obviamente, você pode encontrar em mais de um selo, seus estilos e gêneros favoritos, mas alguns selos possuem um catálogo tão imenso ou com nomes tão renomados que o público acaba os enxergando como uma editora. É o caso da Suma.


A
Suma veio para ser o braço geek da Companhia. Uma tremenda responsabilidade, tendo em vista que o “público nerd” é muito exigente, não só com a exigência da publicação das histórias, mas como a produção de materiais gráficos de alto nível de excelência, porque os livros deixam de ser “apenas para leitura”, mas tornam-se itens de colecionador. 


Ao que tudo indica, isso não tem sido um problema para a Suma, pois ela abraçou a fantasia como um dos seus gêneros publicados e ainda atende dois outros públicos considerados fiéis e ávidos por ter as principais obras em suas bibliotecas. A ficção científica e o terror também fazem parte do catálogo de publicações da Suma e o terror tem um espaço cativo na Suma.

Principais autores e obras publicados pela Suma

Stephen King

stephen-king

Como eu já disse no post sobre a Companhia das Letras, a Suma é a casa do Stephen King, no Brasil.


O mestre do terror é um dos principais nomes dentro da Suma. A relevância é tão grande que muitos leitores nunca nem perceberam que a Suma é “apenas um selo” e não “a editora do Stephen King no Brasil”.


Stephen King, por si só, construiu uma carreira literária de respeito, escrevendo alguns dos maiores clássicos do gênero. Junte a isso as adaptações cinematográficas e você tem um público que não para de crescer.


Para atender a esse grande mercado, a Suma não perdeu a oportunidade de investir em King. Ao assumir as publicações, trouxe para o público obras como
It - a Coisa, Carrie, O Cemitério, Sob a Redoma. E não bastou saciar a vontade de ler King, foi preciso ir além.


Para o grande público, as principais obras de Stephen King são aquelas que ganharam as telas de cinema, mas para os seus leitores, todos os livros são clássicos. Então, para cativar e fidelizar de vez, era preciso ter o maior catálogo possível, trazendo os livros “menos famosos” e até aqueles que King publicou sob pseudônimo.


A Suma não parou por aí. Tamanha é a devoção dos leitores por Stephen King que a Suma se viu “obrigada” a criar a Coleção Biblioteca Stephen King, que nada mais é do que as obras em edições com capa dura e arte gráfica especial. A curadoria dessa Coleção é apuradíssima, trazendo clássicos como
O Iluminado e obras que estavam fora do mercado brasileiro, como Trocas Macabras, a mais nova publicação da Suma.


Quer saber o que mais de Stephen King, a Suma publicou? Confira alguns títulos:



  • Com Sangue;
  • Ascensão;
  • O Instituto;
  • A Metade Sombria;
  • A Zona Morta;
  • Cujo;
  • Mr. Mercedes;
  • Misery


Olha, são tantas obras que fica mais fácil você consultar diretamente o catálogo,
aqui!

George R. R. Martin

george-r-r-martin

Como eu disse, não é só de terror que vive a Suma. A fantasia também se faz presente e, com certeza, os leitores do gênero também enxergam a Suma como uma “editora fantástica”.


A Suma não brinca na escolha dos autores e, ao lado de King, está ninguém menos que George R.R. Martin, o pai d’As Crônicas de Gelo e Fogo. Toda a série está lançada pela Suma, caso ainda não a conheça, é composta pelos livros:


  1. A Guerra dos Tronos;
  2. A Fúria dos Reis;
  3. A Tormenta de Espadas;
  4. O Festim dos Corvos e;
  5. A Dança dos Dragões


Se você caiu de paraquedas neste conteúdo e ainda não tenha ligado o autor à obra, vale dizer que essa é a série que deu origem ao sucesso mundial
Game of Thrones. Tamanho sucesso, Martin publicou mais um livro - que está no catálogo da Suma -, que é Fogo & Sangue.

Philip Pulman

philip-pulman

Para fechar a trinca de gênios da literatura publicados pela Suma, ninguém menos que Philip Pullman, um dos mais importantes autores da atualidade. A sua obra mais famosa, a trilogia Fronteiras do Universo é apontada como uma das cem melhores obras de todos os tempos pela revista Newsweek.


Toda a trilogia está publicada pela Suma:


  1. A Bússola de Ouro;
  2. A Faca Sutil e;
  3. A Luneta Âmbar


Tamanha a genialidade de Pullman que ele foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico, em 2004. Outras obras de Pullman publicadas pela Suma:



  • A Comunidade Secreta;
  • La Belle Sauvage;


Três grandes autores e obras que já justificam o sucesso editorial da Suma. Como disse, no texto, a escolha simplesmente de obras já fazem do catálogo da Suma algo super interessante e relevante. Mas além disso, a Suma preocupa-se em entregar edições maravilhosas para seus leitores, fazendo com que a experiência do leitor seja a mais completa possível.


Obviamente, ficaram de fora neste momento grandes nomes da literatura, só para você ter ideia, a Suma ainda tem “em casa”, obras de: Philip K. Dick, H.G. Wells; Shirley Jackson; Carlos Ruiz Zafón dentre outros.


Você é um leitor da Suma? Quais obras você tem na sua estante ou qual sua próxima aquisição do selo? Conte para a gente nos comentários.


Agora, antes de ir, um convite mais que especial!


Lucas: a esperança do último é um romance distópico que estou produzindo através de um projeto de financiamento coletivo. Para que você conheça um pouco sobre a história de um futuro sombrio, onde apenas 2% da população está viva, disponibilizei os três primeiros capítulos para leitura!


Baixe, agora os primeiros capítulos e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: