Juliano Loureiro • jul. 02, 2021

Compartilhe este artigo:

Das rede sociais mais utilizados no mundo, podemos dizer que o TikTok é o caçula de todos. Criado por Zhang Yiming em 2016, o aplicativo chinês tomou proporções inimagináveis. Em apenas 5 anos, o aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos possui hoje uma base de mais de 1 bilhão e 200 milhões de usuários. O TikTok, inclusive, possui uma base de usuários ativos maior que o próprio Instagram


O objetivo com o texto de hoje é desmistificar o uso do aplicativo, sendo muito mais de um aplicativo fútil e com danças vulgares, mostrar para você que ele pode ser uma ótima ferramenta para atrair e engajar leitores para o seu livro e explicar um pouco sobre as suas funcionalidades.


Boa leitura!

O que é e quando surgiu o TikTok?

O TikTok, também conhecido como Douyin, foi criado na China, em 2016, pelo empresário Zhang Yiming. Ele fundou a ByteDance em 2012, e também desenvolveu o agregador de notícias Toutiao. No mercado internacional, o TikTok chegou como "Musical.ly" um ano depois (2017). Porém, em novembro de 2017 o TikTok comprou o Musical.ly.


Logo em 2018, o aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos já era o mais baixado nos Estados Unidos. A partir de 2018, esteve disponível em mais de 150 mercados e em 75 idiomas. No Brasil, o aplicativo começou a ter uma crescente vertiginosa em 2020 e a tendência é que este crescimento continue em 2021 e 2022, superando até mesmo o Facebook e o Instagram.

Como usar o aplicativo?

A usabilidade do TikTok é bem diferente das outras redes sociais. Quem espera encontrar algo parecido com o Facebook ou Instagram, poderá estranhar no início. Diferentemente do próprio Facebook, ou do Twitter, onde é permitido o compartilhamento de diversos tipos de mídias e conteúdos, no TikTok só se pode publicar vídeos curtos de, no máximo, 10 minutos.


Os vídeos podem ser gravados no próprio aplicativo ou importados da sua galeria. Porém, o grande diferencial do TikTok são as infinitas possibilidades de edição dos vídeos. Podes colocar legenda, efeitos na voz e na imagem, inserir trilha sonora, stickers e muito mais. Com certa dose de criatividade, habilidade e paciência, é possível criar vídeos incríveis.


Veja abaixo uma rápida demonstração da interface do aplicativo:

Como atrair novos leitores para o TikTok?

Assim como em qualquer rede social, no TikTok é preciso ter recorrência na produção e publicação de conteúdos. E, para conseguir ter essa recorrência, é preciso ter um planejamento de conteúdo bem elaborado. O planejamento lhe permite saber o que e quando publicar um vídeo novo. E este é o primeiro passo para atrais mais pessoas para a sua rede social.


Atualmente, o TikTok tem se tornado uma ferramenta interessante para pessoas que não tem um audiência formada. É bastante comum pessoas entrarem na rede social e conseguirem sair do zero e alcançar milhares de seguidores. Isso ocorre porque o TikTok distribui o seu vídeo para pessoas desconhecidas organicamente e, se o vídeo for bom, com um bom engajamento inicial, a rede social distribui mais e mais o seu conteúdo.

Por quê usar o TikTok?

A rede social que mais cresce no Brasil é o TikTok. Gradualmente o Facebook vem perdendo usuários e o Instagram encontra-se saturado. E ambas as redes sociais valorizam mais apenas àqueles que investem na compra de anúncios. Com o TikTok é possível crescer organicamente e de forma rápida.


Entretanto, fique atento(a) às novidades. As redes sociais costumam mudar recorrentemente e aquela sendo boa e interessante hoje, pode não ser amanhã.


O que achou do texto de hoje? Aprendeu um pouco mais sobre o TikTok? Me conta aqui nos comentários se você já usa ou cogita usar. Até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: