Juliano Loureiro • ago. 09, 2021

Compartilhe este artigo:

Entender e começar a executar estratégias de marketing digital pode ser bastante desafiador para quem está começando. Esses desafios podem ser suficientes para que o escritor desista de apostar nela como uma das saídas para vender mais livros.


Como eu compartilho bastante conteúdo sobre o tema aqui no blog Bingo, resolvi condensar as principais dúvidas que observo entre os escritores e trago no texto de hoje para você.


Leia este artigo antes mesmo de iniciar as suas estratégias de marketing, assim, as chances de se dar bem com o marketing serão maiores. Boa leitura!

Entender o comportamento do leitor

Quando se começa a produzir conteúdos para a internet, seja para divulgar um livro, uma ideia ou um pensamento, geralmente produzimos algo voltado para nós mesmos, sem pensar em como esse conteúdo irá atingir a sua persona. Tudo o que fazemos no marketing é pensando no nosso leitor ou, "cliente ideal".


Não me entenda mal, não estou dizendo que nas suas estratégias de marketing você deve moldar aquilo que você escreve ou cria por conta do que o outro vai gostar. Estou dizendo que o conteúdo que você produz deve ser agradável, interessante e, muitas vezes, bastante explicativo, para que você consiga atrair mais pessoas interessadas em você e no seu livro.


E para produzir bons conteúdos, é preciso entender o comportamento do seu potencial leitor. Quem ele é? Quais são seus comportamentos de consumo? Qual horário ele mais engaja com determinados conteúdos? Qual tipo de conteúdo o atrai mais?


Quanto mais você entende o seu leitor, mais próximo dele você estará e, assim, maiores as chances dele adquirir o seu livro.

Produzir conteúdos relevantes

As redes sociais são lugares com infinitos conteúdos fúteis e irrelevantes. Há quem goste deste tipo de conteúdo (e não há nada de errado nisso), mas quando se pensa em produção de conteúdo voltado para estratégias de marketing digital, é preciso estudar, planejar, criar e, no final, metrificar resultados.


Geralmente, conteúdos irrelevantes e produzidos sem planejamento, possuem um menor engajamento da sua persona, ocasionando um afastamento dos potenciais compradores do seu livro das suas redes sociais e outros canais de comunicação.


Conteúdo irrelevante não é sinônimo de conteúdo alegre ou descontraído. Até porque é preciso humanizar a sua comunicação. O que deve ser evitado são conteúdos sem planejamento e que não agregam em nada no seu objetivo.

Aprender todas as terminologias

O marketing digital é repleto de termos em inglês que não possuem traduções literais e podem confundir os que estão começando a estudar sobre o tema. Eu mesmo já passei por inúmeras dificuldades anos atrás.


Pensando nisso, eu criei um dicionário com os principais termos e siglas do marketing digital para facilitar o seu entendimento. Para acessá-lo, basta acessar o link abaixo:



Com o passar do tempo, você ganha experiência e perceberá que nem é tão complicado assim todos esses termos.

Conclusão

Acredito que o marketing digital seja um ótimo caminho para os escritores que querem aumentar o seu reconhecimento e também aumentar a venda de seus livros. Além da questão financeira, boas estratégias de marketing trazem uma aproximação entre leitor e escritor e permite entendermos melhor suas necessidades e anseios.


Os desafios são muitos e eu trouxe os principais que podem ser impeditivos para você começar. Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Ah, não deixe de visitar a nossa categoria de Marketing Digital aqui no blog. São dezenas de conteúdos para ajudar você. Até logo!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: