Juliano Loureiro • jul. 01, 2021

Compartilhe este artigo:

O Marketing Digital é um dos tipos de Marketing mais novos e comumente muitas pessoas ainda não sabem o significados de expressões e palavras utilizadas nesse meio. Por isso, meu intuito hoje é justamente te deixar por dentro dos principais termos usados nesse universo!


Prepare-se e guarde este texto para futuras consultas. Boa leitura!

ABC do Marketing Digital: o dicionário que você precisa saber

Geralmente os termos no marketing são em inglês e nem sempre há um tradução em português. Mas não se preocupe, com tempo e prática rapidamente você se ficará familiarizado(a) com esses termos.

AIDA

É a abreviação de Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Estas são 4 das etapas do processo de relacionamento com o consumidor, baseado no comportamento humano para tomada de decisão. É utilizado no Marketing com objetivo de direcionar usuários para uma conversão pré-determinada.

Alt Text

Em tradução literal “texto alternativo” e significa a descrição de uma imagem na internet. Essa descrição é lida pelos mecanismos de busca, sendo um importante fator de SEO. Caso a imagem não carregue, a descrição irá aparecer e proporcionará uma boa experiência ao usuário que poderá entender o conteúdo da imagem mesmo sem vê-la.

Analytics

É uma ferramenta que permite fazer análises aprofundadas de um site, plataforma, por meio de dados e estatísticas de diversos aspectos, tais como número de visitantes, páginas mais acessadas, dados demográficos, entre outros dados relevantes. A ferramenta mais famosa é do Google Analytics.

API

É a sigla para Application Programming Interface. É o composto de aplicações de programação que são utilizados para integrar diferentes tipos de softwares.

Automação de marketing

São ferramentas que automatizam tarefas simples e rotineiras do Marketing Digital. A intenção é acelerar e organizar processos.

Autoridade da página

É o nível de relevância de uma página da internet em relação a outras páginas concorrentes. Quanto mais relevante for uma página, melhor o seu posicionamento nos mecanismos de busca e maiores as chances de dos usuários a encontrarem.

 

A relevância está associada a qualidade do conteúdo, imagens, quantidade de links, técnicas de SEO, uso de palavras chave.

Banner

São os “outdoors” da internet. São espaços em sites, blogs ou canais de comunicação para se fazer anúncios em formato de imagens.

 

O banner pode conter a marca ou mensagem do dono da página ou este pode ceder seu espaço para anúncios de terceiros e cobrar uma taxa por conceder seu espaço.

Black Hat

São ações de SEO consideradas antiéticas e passíveis de punição pelos mecanismos de busca.

Blog

É uma página de um web site no qual é publicado diversos tipos de conteúdo, tais como textos, infográficos, imagens, vídeos. Um blog tem a finalidade de informar os visitantes de uma página de uma forma regular.

Busca orgânica

Se refere a todo tráfego gerado de forma gratuita em uma página. Significa que os visitantes chegam por meio de uma pesquisa de palavra chave de forma orgânica. Também pode ser chamado de tráfego orgânico.

CAC

É a sigla para Custo de Aquisição de Cliente. É um cálculo que mostra o quanto uma empresa está gastando para conquistar um cliente novo. Com isso é possível planejar orçamentos e estratégias de marketing.

Calendário editorial

Como o próprio nome sugere, é um calendário feito para organizar atividades cotidianas de modo a ter um controle sobre as mesmas, como se fosse uma agenda/cronograma. Exemplo: definir os dias de postagem de conteúdo nas redes sociais.

Chatbot

É um programa de computador capaz de simular um atendimento humanizado, por meio de um chat online, dinamizando o tempo de suporte ao cliente. A ideia para o usuário é que o mesmo está conversando com outra pessoa, e não com um robô.

Conteúdo viral

Todo tipo de conteúdo que se “espalha” rapidamente, de forma viral. O conteúdo é amplamente compartilhado e comentado dentro e fora da internet.

CPC

É a sigla para Custo Por Clique. É o meio de cobrança por anúncios à medida que o mesmo é clicado. O valor da cobrança varia de acordo com nível de relevância da palavra-chave. Quanto maior o volume de pesquisa de uma palavra-chave, maior tende a ser o seu valor.

CPA

É a sigla para Custo por Aquisição. É o outro meio de cobrança por anúncios, entretanto a base de cálculo é o número de conversões realizadas.

CRM

É a sigla para Customer Relationship Management. É um sistema para gerenciar o relacionamento com clientes desde a coleta de informações quando o mesmo ainda é um potencial cliente até o momento em que se torna um cliente e seu pós venda.

CRO

É a sigla para Conversion Rate Optimization. É o processo para otimizar a taxa de conversão dos visitantes de uma página.

CTA

É a sigla para Call to Action. São comandos que induzem o visitante de uma página a realizarem uma ação, seja baixar um material, se inscrever em uma newsletter entre outros.

CTR

É a sigla para Click Through Rate. É a porcentagem dos visitantes que clicam em links dentro de uma mensagem e são redirecionados a uma página da web.

Domínio

É o endereço de um site. Por exemplo: www.livrobingo.com.br.

E-book

É um livro eletrônico. No meio do marketing digital também pode ser um conteúdo muito rico, como se fosse um guia ou manual sobre algo.

Engajamento

É o nível de interação que um conteúdo teve, está associado ao número de compartilhamentos, comentários e curtidas.

Formulário de conversão

É o campo no qual o visitantes preenchem algumas informações pessoais com o intuito de receber algo em troca, tais como contato com um profissional de uma empresa, ebooks, newsletter.

Funil de vendas

É um modelo estratégico dividido em 3 etapas que mostra a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa,quando o mesmo ainda não está pronto para comprar, até o fechamento de uma venda. No Marketing Digital são utilizadas estratégias diferentes para cada etapa de modo a conduzir o potencial cliente ao longo desse funil.

As etapas são:


  1. Topo do funil: contato inicial que o possível cliente tem com a empresa. Neste momento o mesmo ainda não se encontra apto a comprar, logo é preciso educá-lo e tirar dúvidas respeito do que ele procura.
  2. Meio do funil: momento no qual o possível cliente já está familiarizado com o produto ou serviço da empresa e começa a avaliar custo benefícios de adquirir, ou seja, momento que ele começa mostrar interesses de compra. Logo é o momento de fortalecer o relacionamento.
  3. Fundo do funil: momento final para finalizar a venda, pois o possível comprador já tem todas as informações a respeito da empresa e seu produto/serviço e chegou o momento de apresentar valores e condições de pagamento para fechar ou não a venda. Aqui o vendedor deve mostrar porque a sua empresa é a melhor solução para resolver o problema e fechar “portas” em relação aos concorrentes.

Geração de leads

É a estratégia para atrair visitantes em uma página e transformá-los em leads, ou seja, potenciais clientes.

Google Adwords

Ferramenta do Google para exibir anúncios de forma segmentada e pelo uso de palavras chave por meio de pagamentos por quantidade de cliques ou conversões. Redes sociais como Facebook e Instagram também possuem a ferramenta Adwords.

Guest post

É um conteúdo produzido por um autor convidado para ser publicado em uma página que não a de costume deste autor. Exemplo: a FriendsLab pode convidar um profissional de outra empresa para escrever em seu blog para dar uma outra visão sobre um tema.

Hard bounce

É quando um email apresenta uma falha em sua entrega ao destinatário final de modo permanente, provavelmente o usuário forneceu um endereço de email inexistente.

Heading tags

Mais conhecidos como H1, H2, H3 , são códigos de programação em HTML que servem para diferenciar títulos e sub-títulos de uma página.

Hiperlinks

É um conteúdo no qual o visitante pode clicar para ser redirecionado a outra página ou site por meio de uma imagem, palavra com link, botões.

Inbound marketing

É um novo método dentro do Marketing no qual o cliente chega até a empresa de forma natural e gradativa por meio de pesquisas de conteúdos relacionados a uma dúvida ou um problema que precisa ser resolvido. Para isso são produzido conteúdos relevantes para cada etapa do funil de vendas de modo a conduzi-lo na jornada de compra dentro de quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

KPI

É a sigla para Key Performance Indicators. São indicadores de performance feitos para avaliar, mensurar e monitorar o acompanhamento de métricas.

Landing page

É uma página feita para segmentar algum tipo de contato e propagação de algum conteúdo específico de modo a otimizar conversões e geração de novos leads.

Lead

É todo visitante de uma página que demonstra interesse na empresa e por isso fornece dados pessoais, tais como nome email, telefone, em troca de algo em interesse se tornando assim um potencial cliente.

Lead qualificado

É o lead que já avançou em pouco no funil e agora está mais qualificado e interessado para saber mais informações de uma oferta.

Lead scoring

É um sistema que monitora todas as ações do lead e atribui uma pontuação para cada ação, de modo que se este tiver muitas ações ele se torna um lead qualificado. Exemplo: um lead baixou um ebook, assinou uma newsletter, baixa outros conteúdos e cada ação é pontuada de acordo com o nível de importância para a empresa.

Long tail keywords

Em tradução literal significa palavra chave de cauda longa. Isso significa que um usuário procura por algo mais específico e por isso ele desenvolve mais o que está procurando. Exemplo: imagine que você esteja procurando por um apartamento, ao invés de digitar apenas: “apartamento em São Paulo”, você digitaria “apartamento 2 quartos próximo a Av. Paulista”. Esse tipo de palavra chave geralmente possui um volume de buscar menor, entretanto mostra melhor a intenção do consumidor sendo estratégico fazer anúncios segmentado.

Links internos

São outros links de um site que direcionam a outras páginas deste mesmo site, são links de um mesmo domínio. Exemplo: é possível linkar esse glossário a outros conteúdos próprios da FriendsLab.

Links externos

São links que ao contrário dos links internos, estes direcionam para outras páginas fora do seu próprio domínio.

Link building

É o de conseguir trocar links externos com outras páginas de forma a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Marketing de conteúdo

É uma das estratégias do Inbound Marketing que tem o objetivo criar conteúdos (textos, infográficos, vídeos, imagens, ebooks) para potenciais consumidores. Cada conteúdo produzido está em função de cada etapa do funil (topo, meio ou fundo). É uma estratégia que visa educar os visitantes de modo a diminuir o ciclo de vendas

Nutrição de leads

Também conhecido como Fluxo de Nutrição, é o ato de automatizar uma sequência de emails a medida que um lead interage com um conteúdo, enviando outro conteúdos relacionados com o que ele acabou de interagir. Isso ajuda a aumentar sua pontuação no lead scoring e a caminhar dentro da jornada de compra.

Outbound marketing

É um método contrário ao Inbound Marketing, também conhecido como marketing de interrupção. É um processo similar ao utilizado na publicidade no qual o conteúdo é feito para ser disseminado de forma ampla para divulgar um produto ou serviço de forma direta e para qualquer pessoa.

Palavra chave

É aquilo que o usuário procura ou pesquisa na internet, são as palavras ou conjunto de palavras que definem sua intenção de busca.

Persona

É a representação das principais características de um público alvo representadas na forma de um personagem fictício para representar um cliente ideal. É possível que uma empresa tenha mais de uma persona

Remarketing

É a reexibição de anúncios após uma visita de um usuário a um site, em outras páginas. Na prática funciona quase como uma “perseguição” de um anúncio em todos os lugares que possuírem a rede de display. Exemplo: você pesquisou preços de passagens aérea e depois vários anúncios de passagens da companhia aparecem para você novamente.

SEO

É a sigla para Search Engine Optimization. São técnicas para otimizar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. É fundamental que as práticas de SEO estejam em um estratégia de marketing digital de modo a trazer mais visibilidade para a sua página e conteúdos de modo orgânico.

SERP

É a sigla para Search Engine Results Page. É a página com todos os resultados de uma pesquisa de palavra chave em um mecanismo de busca. Uma estratégia de SEO bem feita permite que sua página fique nas primeiras posições de um SERP, em outras palavras é fazer com seu site ou conteúdo aparece nas primeiras posições da primeira página do Google.

Taxa de conversão

É a porcentagem de visitantes que realizam uma ação previamente determinada para gerar uma conversão. Exemplo fazer um cadastro, baixar um material, fechar uma venda.

Teste A/B

É um teste cujo objetivo é testar duas ou mais variações de uma mesma página, publicação ou email, para saber qual dessas variações causa mais impacto na conversão do usuário. É testado variar as cores, posições de links na página, imagens diferentes, variar um título e descrição entre outros.

Webinar

É um seminário virtual. É a disponibilização de um conteúdo em vídeo, muitas vezes feito ao vivo, com o intuito de transmitir algum tipo de conhecimento ou promover uma interação mais humana com os visitantes.

 

Gostou de saber quais são os principais termos do ecossistema Marketing Digital? Acesse a categoria Marketing Digital no nosso blog e leia os nossos conteúdos para você se transformar em um expert da área!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: