Maurício Almeida • abr. 27, 2021

Compartilhe este artigo:

Eu mesmo me coloquei numa enrascada, mexer com o fã de terror. E fiz da pior maneira possível, resolvi listar os mais sombrios livros de terror e sobrenatural de todos os tempos.


Tem livro com terror psicológico, tem violência, tem diabo e vampiro e, claro, polêmica. Afinal, qual lista de “os melhores” não gera um debate, não é mesmo? Então, aqui está proposta a minha discussão.


Listei aqueles livros que dão um frio na espinha, que nos faz dormir de luz acesa ou nos gera desconforto ao ler. Já estou pronto para as críticas. Para você, quais os mais sombrios livros? A minha seleção já está feita, ao menos a primeira versão.


Gosta de terror e do sobrenatural? Essa lista é para você!


Boa leitura!

O Exorcista, de William Peter Blatty

o-exorcista

Eu não poderia começar a lista de livros mais sombrios de terror e sobrenatural sem ser por uma referência icônica, não só na literatura, mas talvez até mais no cinema.


O Exorcista já foi considerado por muitos especialistas como o melhor filme do gênero de todos os tempos e até mesmo um dos melhores filmes, no geral. E aí, é aquela máxima que defendo: “se o filme é bom, imagine o livro”. Na verdade, nem sei se isso existe, mas, ao menos nos meus conceitos, é uma verdade quase que absoluta.


A história é bem famosa, mesmo entre quem não leu ou viu o filme.
Uma linda garotinha, com seus 12 anos, Regan MacNeil, é possuída por um demônio. Sua mãe busca ajuda médica, sem entender que o problema de sua filha que está muito além da medicina.


Quando não há mais remédios, o jeito é pedir um socorro divino. E aí é que a coisa começa a ficar séria. William Peter Blatty constrói uma narrativa de embate entre o profano e o sagrado sem “meio termo”. É uma história sobrenatural que coloca até a nossa fé na berlinda. Destaque para as descrições dos rituais de exorcismo e para as cenas de possessão.


E sabe o que deixa a história ainda mais aterrorizante? O fato dela ser baseada em uma “história real”, por isso, peço licença para abrir um parênteses na nossa lista.

Exorcismo, de Thomas B. Allen

o-exorcismo

Que O Exorcista; filme; é baseado no livro, todo mundo sabe. E que o livro é baseado em uma história real, alguns sabem, outros descobriram agora. Mas, o que pouca gente sabe realmente é que a história real que deu origem a tudo isso já foi transformada em livro.


Exorcismo conta a história de Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que foi possuído, após fazer uso por diversas vezes de um tabuleiro de ouija. O livro de Thomas B. Allen é considerado o mais completo relato de um exorcismo da Igreja Católica, contando com a transcrição do diário de exorcismo de um dos padres envolvidos no caso.


Para você ter uma ideia, sabe aquele famoso casal de
A Invocação do Mal e Annabelle, Ed e Lorraine Warren? Eles consideram Exorcismo como uma das principais obras sobre o exorcismo.


Então, se você acha o filme
O Exorcista um dos mais sombrios filmes de todos os tempos, prepare-se para colocar a sua fé e suas crenças na corda bamba com essas duas obras primas do terror.

A Profecia, de David Seltzer

a-profecia

Lembro que li A Profecia em apenas 3 dias, por dois motivos: primeiro, o livro não é muito grande, não chega a ter 300 páginas. E, segundo e mais importante é porque a narrativa de David Seltzer não te deixa nem respirar.


Geralmente, quando estamos lendo um livro de terror ou vendo um filme, a tendência é irmos com calma, fazendo pausas até para evitar grandes surpresas e sustos, não é mesmo? Mas, nessa obra do terror, a gente fica querendo saber o que vai acontecer e as coisas acontecem sem muitas delongas. Mesmo para quem já viu o filme, a narrativa gera uma ansiedade em ver o desenrolar da história.


A Profecia já foi considerado como um dos pilares da literatura de terror, ao lado de O Bebê de Rosemary e O Exorcista - o qual acabamos de falar. Fazendo uma rápida comparação entre os três, diria que A Profecia não é tão aterrorizante quanto O Exorcista porque as coisas sobrenaturais, na obra de David Seltzer, acontecem em meio às situações cotidianas, não há uma quebra de ritmo na história. No mesmo momento em que o autor está narrando uma situação corriqueira, a morte surge. Enquanto em O Exorcista, toda a vida da família e dos personagens é interrompida abruptamente, há toda uma construção do cenário sobrenatural.


O terror em
A Profecia é psicológico, o que nos dá mais calafrio, porque as coisas acontecem de forma tão natural, para não dizer banal. É difícil fazer uma resenha do livro sem dar spoiler, exatamente pelo fato do terror está presente em toda a história.


Então, para convencê-lo da leitura, reforço o que todo mundo já sabe da história, que é o nascimento do anticristo em uma família politicamente influente, nos EUA e que, lá no futuro, lá no terceiro filme - salvo engano - esse anticristo virá a se tornar presidente americano. Mas,
A Profecia é uma das histórias mais sombrias e assustadora envolvendo crianças.

O Iluminado, Stephen King

o-iluminado

Eu sei que já falei e falo bastante sobre Stephen King, aqui no Bingo!, mas convenhamos que o cara é uma máquina de fazer livros e, quando falamos de terror e suspense, não tem para quase ninguém.


Então, para não soar muito repetitivo, você pode ler sobre
O Iluminado, no post “Stephen King: livros essenciais que você precisa ler!” e sobre seus vilões épicos em “Os principais vilões dos livros de Stephen King”.


Hoje, só vou me limitar a dizer porque
esse livro é uma das obras primas do terror. King te coloca à força para dentro da história, ele vai construindo os personagens de maneira que você tenha empatia por eles, sofra por e com eles e quase adquira os poderes psíquicos de Danny de tão envolvente que é a narrativa.


E nessa coisa de você sentir-se ambientado na história, v
ocê começa a ter calafrios com o clima do maldito hotel Overlook, aquela sensação terrível de que a qualquer momento algo vai dar muito errado é agonizante. Apesar da construção dos personagens dar uma amenizada na tensão (ou não, porque os personagens são cheios de dramas), a intensidade dos acontecimentos é assombrosa.


Por fim, para aqueles que só viram o filme, estão dando bobeira, porque
O Iluminado é um dos melhores livros de Stephen King e, sem sombra de dúvidas, um dos mais sombrios livros de terror.

Drácula, de Bram Stoker

dracula

Eu não poderia fazer uma lista com os mais sombrios livros de terror sem ter um vampiro, não é mesmo?! Pois aqui está o melhor livro de vampiros de todos os tempos: Drácula, de Bram Stoker.


Tudo bem que é uma questão pessoal de gosto e eu falei só mesmo para causar uma polêmica - ou aguçar a sua curiosidade, caso ainda não tenha lido tal obra prima. O mais legal é que não faltam edições para você escolher. As editoras capricham quando falamos de
Drácula.


Bram Stoker não criou o primeiro vampiro - apesar de ser uma obra centenária -, mas é o seu Conde Drácula o vampiro mais popular da literatura e, claro, do cinema. A forma como conhecemos Drácula, sua postura, seu comportamento, seu humor, enfim, toda popularização vampiresca de Drácula, nasceu com Stoker. É o vampiro de Bram Stoker que foi para os cinemas e teatros, que virou personagem de séries, quadrinhos e até brinquedos.


A história de Stoker e seu Drácula é tão bem narrada e ambientada que há quem estranhe a obra não ser baseada em fatos reais. Brincadeiras à parte, quem não leu a obra, mas tem o costume de assistir a filmes sobre a temática, pode estranhar a presença de Van Helsing, no livro de Bram Stoker. Sim, o personagem que tem seus “filmes solos”, é um dos personagens de Stoker que luta contra as investidas do Conde.


Drácula
é narrado através de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, o que pode surpreender leitores mais desavisados. À época do seu lançamento, Drácula foi taxado como excessivamente violento e grotesco. Soma-se à violência e o grotesco, uma ambientação perfeita dos lugares e atmosfera sombria criada por Stoker enquanto as cartas e recortes dão veracidade à narrativa.

Evangelho de Sangue, de Clive Barker

evangelho-de-sangue

Clive Barker é uma das referências do terror, não poderia ficar de fora de qualquer lista sobre os mais sombrios livros de terror e sobrenatural. Não lhe faltam obras para justificar a referência, mas, com certeza, escolhi uma obra que não seria a primeira a ser referenciada por muitos. Isso porque Barker tem, só para início de conversa, os Livros de Sangue, Candyman  e Hellraiser, essa, talvez a sua obra mais famosa. 


Evangelho de Sangue
é a continuação da história iniciada em Hellraiser e traz de volta um dos personagens mais icônicos do terror, no cinema: o cenobita, Pinhead. Bem, para ser justo, Evangelho de Sangue dividiu opiniões entre os leitores e fãs de Barker. E, na minha modesta opinião, o principal ponto de discórdia é que faz com que esse livro esteja na minha singela lista dos mais sombrios livros de terror.


O livro é de uma brutalidade, violência literal que quase escorre sangue pelos olhos. É um exagero compreensível, porque realmente, logo de cara, Barker tira uma primeira parte do livro para narrar atos extremamente violentos. Se você não tem estômago, pode preparar-se para uma leitura com muitas pausas.


Sem querer me alongar muito, até para não criar repulsa em pessoas mais sensíveis, digamos que em
Evangelho de Sangue há um cruzamento do universo dos cenobitas com o nosso e tudo vai se resolver, sabe onde? Literalmente, no Inferno. E não bastasse os banhos de sangue ao longo do livro, o ponto alto é o embate entre Pinhead e Lúcifer.


Talvez,
Evangelho de Sangue não seja o mais sombrio dos livros, mas com certeza, é um dos mais violentos.


Fazer uma lista com os mais sombrios livros de terror e sobrenatural é uma tarefa infinita, eu diria. Hoje, apresentei seis livros que foram recentemente lidos por mim, mas tenho certeza que você chegou ao final do livro se perguntando
poxa, cadê Lovecraft?” ou ainda ah...It é muito melhor que O Iluminado


Realmente, essa lista sempre irá gerar discórdia, mas é um prazer falar sobre essas obras do terror. Que tal, você me ajudar a mantê-la atualizada? Quais livros ficaram de fora e você gostaria de ver aqui? Conte para nós, nos comentários.


Antes de encerrarmos o texto, deixa eu fazer um convite literário, não de terror, mas também muito bacana. Quero convidá-lo ou convidá-la para conhecer o meu romance distópico. Talvez, ele tem uma pitada de terror, se você considerar o fato de que quase toda população foi disseminada. Mas, fora isso, é uma distopia que você vai curtir.


Em
Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.


Quer saber mais sobre essa história?
Baixe, agora, os capítulos iniciais e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: