Juliano Loureiro • dez. 05, 2022

Compartilhe este artigo:

A escrita criativa é vista como um dom, muita gente acredita que somente pessoas que nasceram com o dom das palavras conseguem trabalhar tão bem as palavras.


Mas mesmo os escritores,
profissionais das letras, têm seus momentos de bloqueio e que tudo parece estagnado. Por isso, é importante sempre manter a prática da escrita, para que a criatividade não se esvaia.


Então, antes que você pergunte, eu
já afirmo que é sim possível trabalhar e melhorar a escrita criativa, mesmo que ela pareça ser algo totalmente intuitivo.


Confira, no texto a seguir, dicas para aperfeiçoar seus textos, aprimorar técnicas e até mesmo começar a produzir narrativas criativas.

1. Leia mais

Conselho de 10 em 10 listas de dicas para quem deseja melhorar a escrita criativa. Todos nós já sabemos não haver um bom escritor que não seja um bom leitor, é inviável sustentar uma boa escrita se não tiver o hábito da leitura.


Para não passar batido e superficial, acrescentamos à dica da leitura alguns outros pitacos:
evite as distrações, por mais difícil que isso seja, desconecte-se das redes sociais, desligue o celular, a Netflix e crie uma rotina de leitura.


Para quem não tem o hábito, não fique achando que é difícil criar essa rotina. Você não se dedica por 40, 50 minutos para assistir uma série? Não tem aqueles 10 minutos de navegação aleatória pelo Instagram? Então, só de eliminar esses “hábitos”, você já liberou 60 minutos do seu dia para a leitura.


Se isso soar muito radical para você,
que tal começar se comprometer com 5 páginas diárias? Faça até virar uma rotina e, quando menos perceber, as poucas páginas viram minutos consideráveis por dia.

2. Pratique a escrita livremente

Há entre os escritores um método conhecido como escrita livre ou escrita automática. Essa metodologia é bem semelhante a um brainstorming, porém, ao invés de escrever apenas ideias ou palavras que venham à mente, aqui produz-se um texto completo.


Para otimizar o processo da escrita livre, você pode determinar o formato do texto, por exemplo: um
conto. De maneira automática, sem pensar muito, só deixando fluir mesmo, você produz um conto com que vier à cabeça naturalmente.

3. Saia da zona de conforto

Uma forma de melhorar a sua escrita criativa é desbloqueando novas habilidades. Criatividade também está associada à diversidade de produção, que tal experimentar novos estilos?


É muito fácil ficarmos presos a um estilo de escrita criativa que dominamos, mas percebe como isso pode ser limitante?
Tentar produzir novos estilos pode não só nos mostrar novos talentos, mas também aprimorar aqueles que já conhecemos.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

4. Anote tudo

Tenha sempre à mão papel e caneta ou um aplicativo de texto para que nenhum insight passe despercebido. Por mais que na hora possa parecer uma “ideia boba”, no futuro ela pode ser de grande valia.


Essas ideias que surgem “do nada” parecem algo que estava adormecido e, quando menos esperamos, elas vêm à tona, por isso, não deixe de lado, quanto mais ideia, melhor.


Além de ter mais ideias para se trabalhar, o seu processo de escrita será bem mais rápido, afinal você estará praticando transformar pensamentos em textos.

5. Teste alguns exercícios de escrita criativa

Além da escrita livre, que é um exercício, há outros para a prática, mas com algumas orientações bem mais específicas.


  • concisão: um exercício para treinar a escrita criativa e objetiva. Experimente escrever textos com, no máximo, mil palavras, com estrutura completa de início, meio e fim e, claro, sem deixar de lado a coerência e a coesão textual;
  • descritivo: olhe pela janela mais perto de você e coloque em poucas palavras tudo o que você vê. Quanto mais simples e comum que seja a paisagem, melhor para o desafio de descrever algo tão habitual;
  • perspectiva: todo mundo sabe que as histórias têm mais de um lado, certo? Então crie uma pequena narrativa e depois faça a mesma história só que vista por outros personagens.

6. Aposte em frases curtas

Aproveite o seu exercício de concisão para eliminar frases longas. Por vezes, sentenças grandes ficam dando ‘voltas’ para expressar algo que já foi dito e compreendido.


Frases curtas são mais fáceis de serem absorvidas e evitam que o leitor se distraia.

7. Mantenha o foco na escrita

Hoje em dia, muita gente se orgulha em ser multitarefa e, a verdade é que o mundo pede, não é mesmo? Porém, não podemos cair no conto de que conseguimos a mesma produtividade do que nos dedicarmos a uma única tarefa exclusiva.


Se você deseja melhorar a escrita criativa,
é fundamental que você trabalhe com 100% da sua criatividade voltada para o texto, para a criação. Desligue o modo multitarefa e, por algumas horas, dedique-se unicamente à redação.

8. Explore novos assuntos

Nas dicas anteriores, eu falei em sair da zona de conforto na hora da produção textual, então, pegando gancho, é interessante que você amplie seu leque de conhecimentos.


Deixe de lado, por alguns momentos, os temas que você domina e
faça leituras de assuntos diferentes, novos ou que você não dava devido valor. Além do conhecimento não ocupar espaço, com novas leituras vêm novos vocabulários, novas estruturas textuais e tudo isso é enriquecedor.

cta-juliano
cta-juliano

9. Estimule a inspiração

A inspiração é sempre vista como algo natural, que vem e vai sem que a gente tenha controle sobre ela. Mas não é bem assim.


Você pode criar o ambiente propício para que a inspiração venha até você, criar situações para que ela surja facilmente.


Todas essas dicas já dadas são propulsoras para que você tenha mais inspirações. Outras maneiras de atraí-la é trabalhar em um ambiente propício, sem distrações.
Uma boa música também ajuda bastante, pode ser aquele som que te ajude a focar e limpar a mente.


Ter as suas anotações em mãos, uma prática de exercícios constantes, tudo isso ajuda a evitar o bloqueio criativo, então, uma mente livre está muito mais propícia às inspirações.


Então, coloque em prática algumas dessas dicas para não ficar esperando a inspiração cair do céu.

10. Leia sobre o processo criativo de outros autores

A gente sabe que o processo criativo da escrita é algo bem particular de cada autor, não existe uma fórmula mágica que funcionará sempre e para todos. Inclusive, essas dicas são sugestões, cada um pode adaptá-las ao seu processo de trabalho como convir.


Porém, a troca de experiências é sempre rica, a gente consegue fisgar alguns
insights que passam despercebidos no dia a dia e com isso vamos enriquecendo nosso repertório de escrita e estudos.


Alguns autores, autoridades no campo literário, resolveram colocar essa conversa em livros e, acho que nada mais justo do que você conferir o que eles têm a nos dizer. Alguns exemplos:


  • Stephen King com Sobre a escrita;
  • Umberto Eco e seu Confissões de um Jovem Romancista;
  • Raimundo Carrero com Os Segredos da Ficção: um guia da arte de escrever;
  • Christopher Vogler com A Jornada do Escritor;
  • Gary Provost e seu 100 ways to improve your writing


Com essas 10 dicas, você já pode melhorar a sua escrita criativa exponencialmente. Lembre-se de sempre adaptar-se à sua realidade e experimentar coisas novas. 


Você já segue algum desses conselhos? O que você faz para praticar a escrita criativa? Conte para gente nos comentários.

Mais conteúdos e dicas sobre escrita no YouTube

A prática leva à perfeição, é o que sempre dizem. Então, além das leituras, é importante colocar no papel o que está estudando. E compartilhar também é uma forma de aprender.


Por isso, quero lhe apresentar o meu canal no YouTube:


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre tudo que envolve literatura e escrita. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: