Nessa semana, algumas empresas completaram 1 mês de home office. Isso significa 30 dias completos em que os colaboradores e empreendedores utilizaram de artefatos digitais para realizar todo o seu trabalho. Por isso, uma dúvida fica no ar:
como ser mais produtivo em tempos de quarentena?
É realidade que o
home office é o sonho de alguns, mas o pesadelo para outros. Muitos se perdem na hora de organizar as tarefas dos dia a dia, principalmente aqueles que possuem filhos ou afazeres domésticos mais complexos.
Pensando nisso,
eu separei 10 dicas essenciais para quem pretende ser mais produtivo trabalhando no conforto do lar. Vamos lá?
1 - Se arrume
Isso mesmo que você leu! Se arrumar pode ajudar e muito na produtividade do seu dia a dia. Vamos imaginar qual seria a sua rotina normal caso não estivéssemos de quarentena. Eu aposto que você acorda cedo e vai logo se vestir uma roupa para trabalhar, correto?
Manter esse hábito auxilia o seu cérebro a entender que, ao colocar a vestimenta, está na hora de trabalhar. Assim, a sua concentração vem à tona, permitindo que uma rotina ainda esteja bem estabelecida.
Ah, vista roupas confortáveis que não trarão sensação de mal-estar, ok?!
2 - Prepare um cantinho especial na sua casa
Essa dica é extremamente importante.
Ao separar um cantinho na sua casa como seu escritório de trabalho, você conseguirá separar com mais clareza qual é o local de trabalho e qual o resto da sua residência.
Se possível, tente reproduzir o mesmo modelo do seu local de trabalho fixo, criando uma “familiaridade”. Como resultado , você não se preocupará com incômodos físicos neste espaço. Algumas ações primordiais são:
não escolha um local muito barulhento ou movimentado;
- deixe-o bem organizado e limpo;
- escolha uma cadeira bem confortável para poupar problemas na coluna;
- deixe por perto todos os materiais e gadgets que necessita na sua rotina;
- acenda incensos ou óleos essenciais que te ajudam na concentração.
3 - Tenha sua agenda bem deifnida
Quando eu digo agenda bem definida, também quero dizer
rotina bem definida . Assim como no tópico “Se arrume”, eu friso mais uma vez a importância de
repetir padrões do seu local de trabalho fixo.
Por exemplo, se você iniciava sua jornada às 9h, com uma hora de almoço e término às 18h, por que não repetir isto dentro de casa? Novamente,
você dirá ao seu cérebro qual o horário de começar e terminar.
Para complementar,
tenha bem definido quais são os horários de almoço, breaks e reuniões . Existem
diversas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, como é o caso do Google Agenda, Trello ou até mesmo post-its.
4 - Faça Breaks em momentos estratégicos
Mesmo no nosso local de trabalho fixo é normal tirar alguns breaks, seja para atender a um telefonema ou fazer um lanche durante a tarde, correto? Esses intervalos são super bem-vindos, pois eles fazem com que nossa bateria seja recarregada.
Mas dentro de casa eles podem se transformar em improdutividade, principalmente se ocorrerem de maneira repetitiva. Dessa forma, é essencial que essas
paradas ocorram em momentos estratégicos e em poucas vezes durante a jornada de trabalho.
5 - Não se distraia com futilidades
Às vezes bem do lado do nosso notebook de trabalho está aquele vídeo game que tanto adoramos. Nesse momento, a vontade de largar tudo para jogar um pouco é grande - e confesso que eu também tenho essa sensação.
Mas
precisamos separar o momento do trabalho do momento de lazer . Ou seja, precisamos concentrar a nossa mente para que futilidades não sejam problemas na rotina. Caso haja necessidade, esconda esses guilty pleasures durante as 8h de trabalho.
6 - Coloque uma boa música ou podcast
Muitas pessoas conseguem ter uma boa concentração escutando música ou algum podcast educativo. Se esse for o seu caso, não hesite em escolher uma playlist que combine com o seu gosto musical.
Além de focar no trabalho, ao escutar algo que traz concentração, barulhos externos desnecessários serão abafados.
7 - Tenha metas diárias
Metas fazem com que a nossa produtividade aumente ainda mais, pois sabemos o que devemos fazer para concluir uma boa jornada de trabalho diária.
No home office, ter metas torna-se quase obrigação!
Você pode defini-las na semana anterior, ou até mesmo no dia anterior, tudo dependerá da sua rotina. Elas podem ser elencadas em diversas ferramentas, como Trello e Asana e/ou, mais uma vez, nos post-its.
8 - Peça sororidade de quem mora com você
Muitos trabalhadores moram sozinhos, outros com familiares, outros até mesmo em repúblicas, dividindo a casa com amigos. Nos casos em que há mais de uma pessoa no lar, é preciso pedir um pouco
calmaria
durante a jornada.
Seja diminuindo o som ou até mesmo evitando papos desnecessários, essa sororidade auxiliará em um dia mais produtivo.
9 - Saiba o momento certo de parar
A última dica vai em um sentido um pouco oposto, para os famosos
workaholics, que, de tanta concentração, não conseguem parar.
No caso de um home office, fica difícil saber, para esses indivíduos, qual o momento de fechar o notebook e descansar um pouco. Afinal, as luzes do escritório não se apagarão ou não terá aquele colega para dizer a hora de ir embora.
Portanto, se as 8h diárias de trabalho já passaram e todas as suas atividades do dia foram encerradas,
está na hora de descansar . Nesse momento, tome um bom banho, faça uma boa alimentação e esteja junto à sua família. Esses pequenos passos farão com que a sua produtividade no dia seguinte seja maior ainda!