Juliano Loureiro • mar. 21, 2020

Compartilhe este artigo:

O trabalho remoto, ou home-office, é a prática de trabalhar de casa ou, em alguns casos, trabalhar isoladamente em um ambiente que não seja as dependências da sua empresa. Esta prática está sendo adotada por cada vez mais corporações, tendo em vista um melhor desempenho do colaborador ou também por ser uma estratégia de crescimento da empresa.


Esta prática está em plena expansão por conta do surto do coronavírus, fazendo com que as empresas se adaptem, tendo em vista que a maior recomendação de combate ao vírus é evitar aglomeração de pessoas. Pensando nessa situação, listo abaixo algumas boas práticas para se manter produtivo, mesmo em um ambiente diferente de trabalho. Vamos lá?

Mantenha a sua rotina de trabalho

Trabalhar de casa faz com que nos relaxamos quanto aos hábitos de acordar, tomar banho, tomar café da manhã e iniciar a jornada de trabalho. Por não ter que sair de casa, muitas vezes somos pegos trabalhando de pijama. Não que isto seja um erro, mas involuntariamente mudamos nossa rotina e isso pode impactar diretamente na produtividade. 


Além disso, por não ter que deslocar até o trabalho, tendenciamos a dormir mais. Esta prática pode ser de difícil reversão quando a rotina volte ao normal. Portanto, manter a rotina de trabalho no escritório em casa, fundamental para não ter baques de produtividade.

Organize seus horários

Em casa há diversas distrações que não existem no escritório. Interfone tocando, cama, televisão, filhos e cachorros. Há muita distração em um só lugar. Portanto, é muito importante definir horários específicos para pausas. Pausas essas que devem ser utilizadas para lanches, descanso e interação com outras pessoas e animais que estão na sua casa.


Por mais difícil que seja, organizar bem os horários evitam que você inicie e termine a jornada de trabalho em horários não comerciais e evita, também, que você faça pausas muito longas durante o dia . Essas pausas longas certamente farão você ser menos produtivo e farão você terminar o dia com o sentimento de missão não cumprida.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Faça contato com as pessoas da sua empresa

Trabalhar sozinho pode ser uma ótima oportunidade para manter-se focado e produtivo, porém, pode também trazer solidão. Um, dois ou poucos dias de home-office é geralmente levado tranquilamente pelas pessoas. Todavia, semanas ou meses trabalhando isoladamente pode trazer consequências emocionais.


É recomendado fazer diariamente, se possível, reuniões curtas com o seu time ou toda a empresa. Essas reuniões devem ter uma temática leve, preferencialmente sem abordar temas do trabalho. É o momento de distração e relaxamento. Além de ser uma pausa interessante aliviarmos a pressão de trabalho, o convívio (mesmo que a distância) fortalece laços com os colegas de trabalho e reduz um pouco a solidão do trabalho remoto.

Defina um local confortável para o trabalho remoto

O privilégio de ter uma cama ou um sofá por perto deve ser analisado com cautela. Por mais confortável que seja trabalhar na cama, deve-se ficar atento à ergonomia. Horas de trabalho em condições não adequadas criarão problemas de saúde. 


É altamente recomendado escolher um local silencioso, com cadeira e mesa confortáveis para o trabalho. Se em sua casa não houver condições ideias, faça pequenos alongamentos a cada hora trabalhada. Assim, mantemos o corpo ativo e reduzimos as chances de desconfortos ou lesões. 

Metrifique o seu trabalho

Para saber se a sua produtividade corresponde com as expectativas, ao final de cada dia faça uma análise do quão produtivo você foi. Defina metas, objetivos e alguns indicadores de desempenho. Compare e analise esses números com a sua produtividade em outros locais de trabalho. Dessa forma, você saberá o quão produtivo, ou não, você está sendo durante o home-office.


Muito importante fazer alinhamentos constantes com o seu gestor, tendo em vista que o home-office pode ser uma situação atípica da sua empresa.


Essas foram dicas rápidas sobre como ser produtivo trabalhando de casa.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: