Juliano Loureiro • abr. 25, 2023

Compartilhe este artigo:

Em um mundo repleto de histórias fascinantes e mundos fictícios esperando para serem explorados, a resenha literária surge como uma ponte entre leitores ávidos e os tesouros escondidos nas páginas de livros


Escrever uma resenha envolvente e informativa não apenas oferece aos leitores uma perspectiva única sobre a obra, mas também exerce um papel fundamental em guiar outros leitores em direção a escolhas literárias acertadas. 


No entanto, essa tarefa não se trata apenas de transmitir opiniões; é uma arte que demanda habilidade, técnica e sensibilidade para capturar a essência da obra e compartilhá-la de maneira convincente.


Neste artigo,
desvendaremos alguns dos segredos por trás da elaboração de resenhas literárias. Desde a escolha das palavras até a estruturação do conteúdo, exploraremos dicas práticas que ajudarão tanto os novos resenhistas quanto os entusiastas já experientes.


Se você deseja aprender a articular suas impressões de forma impactante ou está simplesmente curioso sobre o que torna uma resenha literária eficaz, você está no lugar certo. 


Então, sem delongas, vamos lá! Boa leitura!

1. Identifique e apresente o livro

Pode parecer um tanto quanto formal demais, mas essa primeira dica é muito importante para resenhas em meio acadêmico ou de trabalho. 


Partindo do pressuposto que o meio exija formalidades, provavelmente estamos falando de um livro de não ficção, então o primeiro passo é fazer uma introdução da obra.


No início da sua resenha, apresente (obviamente) qual o livro resenhado, nome do autor, qual a edição que você leu, número de páginas, editora. Não precisa fazer uma ficha catalográfica, mas as principais informações.


Agora, em caso de resenhas literárias, essa identificação e apresentação pode ser mais informal, num tom de voz que você tem por hábito utilizar em seus textos. Inclusive, ela pode vir juntamente com a dica a seguir.

2. Faça um breve resumo, uma introdução da premissa

Para uma resenha literária, você pode começar indo direto ao ponto. Aliás, eu diria que o recomendado é ter objetividade nesta (possível) primeira etapa. 


Apresente o livro como se conversasse com um amigo, fale sobre o gênero, fale sobre o que o autor pretendia e o que entregou, por exemplo
“o autor Fulano apresenta um thriller de suspense psicológico, mas com muito frenesi e clímax elevado”.


Aqui, você vai
apenas introduzir a história, de forma bem superficial, mais adiante você entregará a resenha propriamente dita.

3. Apresente a estrutura do livro

Essa dica, quando a gente fala assim, parece tão sem importância, mas pode ter certeza que 9 em 10 leitores vorazes, querem saber como a obra é “montada”.


O livro é dividido por capítulos? Quantos? São grandes ou pequenos? Esse detalhe é muito importante para ajudar em um cronograma de leitura, por exemplo. Tem gente que não consegue parar de ler no meio do capítulo, e estas divisões tornam-se pontos de “checkin”, por exemplo.


Darei um exemplo: o calhamaço
Sob a Redoma, de Stephen King, tem suas mais de 900 páginas. Mas ele torna-se fácil de ler por ter inúmeras divisões, não só os capítulos. Então, você pode ler de pouquinho em pouquinho, sem se perder.


Inclusive, tem
resenha de Sob a Redoma, aqui no blog.


Outro exemplo bem didático é indicar José Saramago. Inquestionável a qualidade da escrita, importância das obras e tals, mas é bom falar, por exemplo, que às vezes a escrita é corrida, sem capítulos e até sem vírgulas. Para quem não está “preparado”, pode ser um baque até negativo.


Neste momento de falar
como o livro é apresentado, também pode ser a hora ideal para falar sobre a narrativa, se o narrador é em primeira pessoa, se tem diálogos, como é a linguagem da obra e tudo que você achar relevante nestes aspectos.

cta-introducao-mkt-digital
cta-introducao-mkt-digital

4. A hora de resenhar. Antes, fale sobre o conteúdo

A hora mais importante da resenha está por chegar. Digo isso porque antes de você falar o que achou do livro, é o momento de você contar a história do livro.


Mas atenção para alguns detalhes fundamentais nesta etapa:


  • Cuidado para não se alongar: não determinarei quantas linhas, parágrafos você deve escrever. Mas a sua resenha deve ter um tamanho suficiente para abordar toda a obra de maneira natural, nada de encher linguiça. Acha que poucos parágrafos bastam? Então escreva de maneira convincente.


  • Utilize suas palavras: uma resenha atrativa tem que trazer a visão e as palavras do resenhista (no caso, você). Copiar outros autores é plágio e copiar e colar palavras do livro é apenas um resumo.


  • Citações: uma citação pode ter diversas funções numa resenha. Ela pode exemplificar a narrativa do livro, mostrar característica do autor e instigar ainda mais a curiosidade dos leitores. Mas nada de encher sua resenha de citações para não cair na armadilha de se criar um resumo.

5. Não esqueça da sua análise crítica

Geralmente (para não dizer sempre), quem procura por uma resenha literária quer saber se vale a pena ou não a leitura do livro. E sim, se uma pessoa se disponibiliza a ler o seu texto, ela quer sim a sua opinião, então, sinta-se livre para expressar sua opinião. Mas há um porém.


Toda opinião tem que ter um embaçamento, senão fica só no achismo. Justifique o seu gostar ou não, use as citações para exemplificar. Se quiser fazer um parâmetro entre obras do mesmo autor ou outras famosas, também é super válido.


Por mais que a resenha seja pessoal, tem que existir sempre um porquê. Neste aspecto, você pode até indicar qual o público leitor condizente com a obra, por exemplo: “fiquei decepcionado, pois esperava mais tensões. Mas o livro é perfeito para quem curte histórias românticas com finais felizes”.


Apesar desta ser a quinta dica do nosso texto, não quer dizer que você deva fazer suas críticas somente ao final. A cada tópico você pode tecer suas percepções, talvez fique até mais compreensível a sua resenha.

Recapitulando e últimas dicas

A estrutura da sua resenha não precisa seguir piamente a ordem das nossas dicas, desde que o texto fique coeso e coerente, a ordem de apresentação, talvez, não seja tão importante. 


Lembrando que, apesar da resenha ser de sua autoria, evite os “achismos”, mais do que saber se tal obra é boa ou ruim, saber o porquê é tão ou mais importante. E, claro, às vezes, o que é bom para você, pode não ser para outras pessoas.


Para finalizar e deixar bem marcado na sua memória, passaremos por alguns aspectos importantes a serem analisados na sua resenha:


  • A trama: a história tem algo novo? É criativa? A história é bem contada, bem amarrada ou ficam arestas? Precisa ter alguma leitura prévia?


  • Narrativa: é fácil de ler o livro ou ele é daqueles “arrastados”? É uma leitura que te prende?


  • Linguagem: a obra tem uma linguagem mais rebuscada ou simples? 


  • Os personagens: como é a construção dos personagens? Tem personagens carismáticos, insuportáveis ou indiferentes? São muitos protagonistas e antagonistas?


  • Diálogos: o livro apresenta diálogos? E como são? Longos, curtos, diretos ou indiretos? São conversas reais ou extremamente fantasiosas?


  • O livro em si: cabe na resenha falar sobre o livro enquanto objeto. No caso do livro físico, a encadernação é boa, a gramatura da página, tamanho das fontes, ilustrações (sim ou não) etc. No caso do livro digital, a formatação é boa? Há erros de digitação, separação silábica etc.


  • A resenha é sobre o livro: a sua resenha deve tecer críticas à obra, cuidado para não “julgar” o autor.


Quer ir além da análise do livro e da história propriamente dita? Se você tiver fontes confiáveis e quiser trazer um contexto histórico, social e/ou político do período em que o livro foi escrito, é muito enriquecedor. 


Um caminho legal também é traçar um paralelo do livro resenhado com outras obras do mesmo autor. Há alguma conexão entre os livros? O que se observa do próprio autor na obra? O livro faz parte de um universo criado pelo escritor? Há diversas abordagens que podem trazer um ótimo debate para sua resenha.


E por fim, reforçando: seja original e honesto. Só assim a sua resenha pode impactar outros leitores.

Conheça os meus livros. E, por que não, faça uma resenha?!

Após essas dicas, tenho certeza que você já quer colocar em prática a sua aptidão em resenhas. Para te ajudar, tenho 5 sugestões de obras para você ler e resenhar.


Conheça os meus livros e fique à vontade para resenhar. Eu adorarei, com certeza.


São 4 livros publicados e tem para todos os gostos. Tem distopia young adult, tem ficção científica e até uma seleção de frases para nos fazer pensar!


E tem o meu
mais novo lançamento: Terraço. Um conto sobre sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico. Confira e adquira já os livros!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: