Juliano Loureiro • jul. 02, 2022

Compartilhe este artigo:

Blogs foram bastante populares no início dos anos 2000, momento que estávamos descobrindo os limites da internet.  Ainda de forma discada, o acesso à internet era lento e tínhamos poucos conteúdos publicados para ajudar nos estudos ou para formas conhecimentos gerais. Antes mesmo do YouTube e das redes sociais, os blogs colecionavam milhões de visitas mensais e havia de todos os tipos, do humor aos conteúdos técnicos de finanças, por exemplo.


Passaram-se os anos e a preferência dos produtores de conteúdo mudou, bem como os interesses de quem consome o conteúdo. Entretanto, em pleno 2022, com a necessidade de produção e consumo de conteúdo instantâneo, ainda é importante ter um blog literário?


Quando falamos de blog, esta não é uma prioridade para a maioria dos produtores de conteúdos literário. Muitos nem sequer sabem o que é e para que serve um blog. No texto de hoje, explicarei o que é e o porquê ter um blog em 2022 é importante para a sua estratégia digital, principalmente se você for um escritor.


Ficou interessado neste assunto? Me siga pelas próximas linhas e boa leitura.

O que é um blog?

O blog é uma página eletrônica, ou site, com o objetivo que informar e ensinar o leitor sobre determinado(s) assunto(s), em forma de textos publicados de forma periódica. Um bom blog preza pela fidelidade das informações e pela riqueza da forma e conteúdo, ajudando o leitor a alcançar determinado objetivo com o estudo proposto pelo artigo.


Em média, um texto publicado em um blog possui 1.000 palavras, mas este número pode variar bastante. Blogs educacionais, de conteúdos atemporais, como o Bingo, possuem textos maiores e recheados de informações relevantes. Diferente dos blogs de notícias, que geralmente têm um volume maior de textos publicados, porém, com pautas que ficam defasadas pouco tempo depois da publicação.

cta-livros-juliano
cta-livros-juliano

Quais as vantagens de um blog?

Ter um blog publicado e atualizado com frequência permite elevar a reputação digital do criador do conteúdo. Diferentemente das redes sociais, que um post perde relevância minutos após a publicação, um texto do blog ganha relevância com o passar do tempo.


Por conta dos algoritmos do Google, principal ferramenta de busca da internet, uma página/blog é “recompensado” com visitas com o passar do tempo, onde esta página tem que provar para o Google que ela é relevante, passando credibilidade para os leitores. Ou seja, quanto mais se publica em um blog, maiores as chances de ser lido na internet.


Além das vantagens numéricas, um blog serve como grande repositório de conhecimento daquele que o mantém. Dependendo do nicho e dos objetivos, o blog pode ser visto como um grande currículo ou um grande cartão de visita para mostrar a alguém, ou empresa, quais são suas expertises.

Blog para escritores

Além das vantagens citadas acima, escritores têm uma vantagem extra ao criar e publicar periodicamente em um blog. É possível praticar a escrita recorrentemente, testar novas formas de falar sobre um assunto, experimentar a audiência leitora etc.


A carreira de escritor exige prática constante para que o contato e a proximidade com a língua portuguesa aumente. Quem muito escrever, independente do formato e local de publicação, mais próximo de um livro pronto estará.

cta-ebook-marketing
cta-introducao-markering

Vale a pena ter um blog literário em 2022?

Sim. Diante todas as informações apresentadas no texto de hoje, é possível dizer com segurança que ter um blog literário em 2022 é importante e vantajoso. Mas não espere resultados imediatos e um grande número de seguidores logo nos primeiros textos publicados. A estratégia de blog demora, é de longo prazo, mas os resultados são mais previsíveis que os das redes sociais.


Usando o próprio Bingo como exemplo, nosso blog começou no início de 2019 e em outubro de 2020 que o número de acessos ao blog se multiplicou. Em especial devido à publicado do texto resenha do livro Bom dia, Verônica (Raphael Montes e Ilana Casoy). Este texto foi publicado na mesma época do lançamento da série da Netflix, fazendo com que o interesse das pessoas no tema aumentasse. Ou seja, por conta de uma estratégia assertiva, o texto foi ao ar já imaginando um bom número de leitores.


Independente qual seja o seu objetivo na internet, saiba que é preciso ter recorrência e persistência, para ganhar com o tempo reputação, criando um legado. Chegamos ao fim do nosso texto, espero que tenha gostado. E deixe aqui nos comentários a sua opinião. Até mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: