Juliano Loureiro • jun. 29, 2022

Compartilhe este artigo:

A revisão textual é etapa crucial na preparação do texto para publicação Um texto sem revisão textual está sujeito a erros ortográficos, gramaticais e de digitação. Esses erros podem ser cruciais para a sua carreira literária, já que este é um dos principais fatores que afastam o leitor da obra e, consequentemente, do autor.


A recomendação é recorrer a um profissional especialista nesta atividade, todavia, sabemos bem que nem todas as pessoas têm a condição financeira de pagar este profissional. Se você se enquadra nesta realidade, não se preocupe. Há uma alternativa interessante para a correção dos seus textos.


No artigo de hoje, falaremos do LanguageTool, um corretor ortográfico, de gramática e de estilo ‘on-line’. Me acompanhe nas próximas linhas para saber mais dessa ferramenta que pode ser a solução para os seus textos. Boa leitura.

O que é o LanguageTool?

O LanguageTool é uma ferramenta ‘on-line’ de correção textual que pode ser adicionada como extensão aos navegadores, Google Chrome, Microsoft Edge e outros, e também às principais ferramentas de texto, como o Google Docs e Microsoft Word. Ele também é incorporado em ferramentas de e-mail e WhatsApp Web, auxiliando em mensagens corporativas.


Além das correções textuais padrões como os erros de digitação e concordância verbal, o LanguageTool vai além e pode "ativar" o modo exigente, sugerindo mudanças profundas no texto. Essas mudanças profundas são relativas ao estilo do texto, uso de linguagem informal, uso de linguagem prolixa, gramática, estrangeirismo e pontuação.


A ferramenta atua de forma completa e é assertiva na maioria das vezes. Ao sugerir uma mudança, há sempre uma explicação do porquê da sugestão de alteração do texto.

CTA-JULIANO
CTA-JULIANO

Como usar o LanguageTool?

O primeiro passo é acessar o site da ferramenta: LanguageTool — Corretor ortográfico, de gramática e de estilo ‘online’.


Para pequenos textos, pode-se utilizar o próprio site para corrigi-lo. Basta colar o texto no box branco que fica visível assim que o site é acessado. No site também é possível fazer o upload de um texto já pronto em Word.


Para correção de textos maiores, é recomendado a instalação da extensão disponível para navegadores e processadores de texto. A correção é instantânea e a utilização da ferramenta ajuda, inclusive, na melhoria contínua da sua escrita.


Além das correções de texto em português, o LanguageTool oferece também corretores de texto para inglês, alemão, espanhol e francês.

Exemplos de correções feitas pelo LanguageTool

Para exemplificar como é o trabalho feito pelo LanguageTool, selecionei um trecho de um texto publicado lá no Continho, nossa plataforma de publicação de minicontos. Confira:


"Nossa, poderia ficar aqui o dia inteiro, mas o gás tem uma trava de segurança e um jato de água fria me faz levantar num salto. Enquanto escovo os dentes, termino o podcast que comecei ontem e que ficou faltando meia hora. 


Olha o estado da minha barriga, gente. Preciso dar um jeito nisso. Hoje eu vou no mercado sem falta. Hoje fecha mais cedo e já é... mais de meio-dia! Boto um chinelo e pego os meus fones de ouvido. Não saio de casa sem eles. Deixa eu escolher uma playlist boa... pronto. Só me lembro que esqueci da sacola reciclável quando já desci do elevador. Sem chance de eu subir de novo só para buscá-la".


O texto acima não possui erros ortográficos e as mudanças que a ferramenta sugeriu passariam despercebidas pela maioria. Abaixo, selecionei os "prints" das sugestões feitas pelo LanguageTool.

Neste caso, o LanguageTool recomendou a troca do termo "playlist" por "seleção musical", alegando o uso de estrangeirismo. Este é um exemplo de quando o LanguageTool deve ser ignorado na maioria das vezes. Mas é válido a orientação, até mesmo para refletir se o emprego de um termo faz sentido ou não.

A sugestão de mudança de advérbio não é um erro encontrado pelo corretor textual dos processadores de texto. Aqui, não termos um erro gramatical, mas sim de experiência de leitura. Ao encontrar termos repetitivos, o leitor tende a ler um texto menos fluido. Aqui a recomendação foi bem-vinda.

Acima um erro de gramática que, além da correção, ajuda o escritor a melhorar a sua escrita, tendo em vista que comumente trocamos o "ao" pelo "no".

Quando o LanguageTool não é recomendado?

Para o dia a dia o LanguageTool é recomendado e se provou competente nos vários testes que fiz ao longo de alguns dias. Entretanto, o LanguageTool não substitui o trabalho de um revisor textual profissional. Se você escreve com recorrência para a internet, seja em ‘blogs’ ou redes sociais, essa ferramenta é excelente. Mas se o seu objetivo é escrever livros, recomendo, se possível, ir além do LanguageTool.


Portanto, o LanguageTool não é recomendado para pessoas bastante exigentes e prezam por uma revisão textual quase perfeita. Mesmo com esse ponto negativo, ter essa ferramenta instalada fará a qualidade da sua escrita aumentar consideravelmente.

CTA-QUERO-ESCREVER
CTA-QUERO-ESCREVER

Também estamos no Youtube

O que achou do texto de hoje sobre o LanguageTool? Saiba que além do ‘blog’, também publico vídeos sobre literatura e escrita criativa no YouTube. Lá também dou dicas super importantes para você publicar o seu livro. Além disso, também converso sobre o universo literário como todo, desde o mercado, tendências, tecnologia, escritas, dicas de leitura, enfim, tudo sobre livros tem lá!


Inscreva-se, agora, no Bingo — Conteúdos Literários e venha compartilhar comigo suas experiências literárias.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: