Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 5 de julho de 2022

Compartilhe este artigo:

Quando os e-books surgiram, duvidamos se eles tomariam o lugar dos livros físicos. O que não aconteceu, ambos têm seus lugares cativos na vida dos leitores. E então, vieram os audiobooks, ou audiolivros se preferir. E de novo o questionamento: será que vinga?


Alguns leitores torceram o nariz (ou seria o ouvido?), mas os audiolivros já começaram a fazer um burburinho no mercado e, se ainda não atingiram o status dos e-books, estão ao menos trilhando o mesmo caminho.


Se você duvida do potencial deste formato, sinto lhe informar que você está ultrapassado, porque até serviço de assinatura os audiolivros já possuem. 


A
Storytel é um desses e, apesar de recém-chegado ao Brasil, já é considerado uma das maiores plataformas de assinatura do mundo. Continue a leitura que é hora de você conhecer um pouco mais sobre ele.

O que é a Storytel

A Storytel é uma plataforma de audiobooks que se popularizou bastante na Europa antes de chegar no Brasil, em 2019. 


A sua história começou em 2005, na Suécia, fundada por Jonas Tellander e Jon Hauksson.
Logo se tornou um dos principais serviços de assinatura de audiolivros da Europa e não demorou a expandir seus serviços.


Hoje, a
Storytel atua em mais de 20 países e se esforça para ser a líder de mercado de conteúdos em áudio em streaming. Apesar do carro chefe ser o audiobook, a Storytel também conta com e-books em sua plataforma. No total, entre áudios e e-books, o seu catálogo já ultrapassa 500 mil títulos.


Mas a Storytel não é apenas uma plataforma, mas sim um grupo que atua em duas vertentes: o streaming e
publishing.


Com relação ao streaming, o escopo de trabalho é o padrão, por ofertas de assinatura de audiolivros, séries em áudio e e-books. Neste campo de atuação, o Grupo Storytel tem duas marcas: Storytel e Mofibo.


No mercado editorial, o Grupo Storytel é composto pelas editoras Norstedts, Massolit, StorySide, Printz Publishing, People's Press, Rabén e Sjögren, B.Wahlströms e Norstedts Kartor. E em 2019, a Storytel incorporou o Ztory - um serviço de streaming digital de jornais e revistas.

Como funciona a Storytel

A primeira coisa que você precisa saber é que a Storytel só funciona pelo celular, seja Android ou iOS. Isso significa que para fazer proveito do catálogo de mais de 500 mil títulos, você tem que baixar e instalar, gratuitamente, o aplicativo da plataforma.


Com o aplicativo instalado, basta criar a sua conta e cadastrar o seu cartão de crédito.
Infelizmente, não há nenhuma assinatura gratuita, mas a Storytel oferece 7 dias para você testar a plataforma. Outro ponto negativo é que mesmo para o período de teste gratuito você precisa cadastrar um cartão de crédito.


Mas tem pontos positivos também.
O plano “premium” da Storytel tem um preço acessível, apenas R$ 14,90 mensais.


Com esse valor, você tem acesso a milhares de audiolivros e e-books, em português e inglês, pode fazer o download de títulos para ouvir e ler offline e ainda tem o modo kids.


Para você ter ideia do tamanho do catálogo, a Storytel disponibilizou toda a série
Harry Potter e coleção Agatha Christie. São, no total, 18 categorias que organizam todo o catálogo. 


Algumas das categorias da plataforma são: kids, biografia, crime, economia e negócio, história, fantasia, não-ficção, religião, ficção, terror e suspense, erótico e clássicos.


Curiosidade: a Storytel disponibiliza alguns audiobooks narrados pelos próprios autores.

Modo Kids

A configuração em Modo Kids já não é novidade em plataformas de streamings, mas é sempre interessante ressaltar, principalmente em um serviço literário em que, talvez a maioria, não pensaria a respeito.


Ao acessar pela primeira vez o Modo Kids dentro do Storytel, você irá configurar um código PIN para evitar que a criança saia do Modo Kids. Criado o código PIN, a plataforma irá disponibilizar um catálogo adequado para a leitura ou audição infantil
.

cta-antonio
cta-antonio

Vale presente

Uma excelente opção para estimular o hábito da leitura. Você pode presentear um amigo ou familiar com um vale presente, que nada mais é do que um pacote de assinatura.


Você pode presentear outras pessoas com 1, 3, 6 ou 12 meses de assinatura
. Legal demais, não é mesmo? Se alguém quiser me dar um presente, aceito de coração!

Storytel Enthusiast Program

Imagine você experimentar novas funcionalidades e recursos antes dos demais usuários e antes mesmo do lançamento? A Storytel permite que você seja um entusiasta e participe desse processo de avaliação de novos recursos.


Você pode se cadastrar a qualquer momento para fazer parte deste time, o seu único trabalho será dar feedbacks e sugestões de melhorias.


Por último, mas não menos importante, dentro do Storytel você pode criar um desafio para você mesmo e criar uma meta de leitura, em um prazo determinado também por você. E o desafio é válido tanto para os audiobooks como e-books.

Vale a pena assinar o Storytel?

Vale sim. Tanto para quem já adotou o hábito da audição de livros com para quem ainda não se adaptou aos audiolivros.


Primeiro,
porque você tem 7 dias de teste gratuito e são 18 categorias, com certeza o seu estilo favorito de leitura está entre elas. Então se você ainda não é um “entusiasta”, tem 7 dias para aproveitar sem pagar nada.


Se você acha que uma semana é pouco tempo para se adaptar, cá entre nós, 15 reais mensais é muito barato para ter acesso a milhares de livros. E qualquer coisa, você pode cancelar a qualquer momento.


Agora, se você já tem o “hábito auditivo de leitura”, é uma excelente opção para explorar novos catálogos.


Os audiobooks são opções para quem não quer perder o hábito da leitura mas não encontra tempo para ficar com um livro em mãos. Imagine fazer suas tarefas e, ao mesmo tempo, colocar a leitura em dia?


Acabou a desculpa de não conseguir parar para ler, agora até em movimento você pode “ler”. 


Que tal, então, experimentar a Storytel e compartilhar sua percepção com a gente? O seu aplicativo está disponível para
Android e iOS.

Quer mais dicas literárias? O Bingo tem um canal só para isso

Você está sempre em busca de dicas sobre leituras, livros e tudo que envolva o universo literário? Eu estou lá no YouTube para conversar sobre tudo isso: tem dicas de leitura, falo sobre leitores digitais, resenhas e tudo que imaginar.


Conheça o meu canal, Bingo - Conteúdos Literários, inscreva-se e fique por dentro do que acontece no mundo da leitura!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG