Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 8 de dezembro de 2020

Compartilhe este artigo:

Você, que está lendo este artigo, já parou para pensar quantos livros da Editora Intrínseca leu durante a vida? Você que é amante da leitura e afirma nunca ter consumido uma obra da editora, peço que repense. Ela é responsável por trazer grandes obras internacionais e publicar diversas nacionais.


Apesar de já ter uma enorme marca dentro do segmento, a sua fundação é relativamente recente.
Tudo começou lá em 2003 com o primeiro lançamento sendo o livro “Hell”, da autora francesa Lolita Pille. 


O primeiro sucesso comercial ocorreu com a versão nacional do livro “A menina que roubava livros”, que em 2006 vendeu mais de 1 milhão de cópias somente no Brasil.


Uma das ações mais legais é
a consulta a fã-clubes que a editora realiza periodicamente. Esse contato mais próximo faz com que algumas obras internacionais sejam publicadas com exclusividade. Um dos grandes casos é a saga “Crepúsculo” e também as obras de John Green, que, ambos, vendem como água ao redor do mundo.


Até esse ponto do artigo fica fácil compreender que
a Editora Intrínseca é sinônimo de sucesso no Brasil. Por isso, decidi reservar esse espaço para apresentar as suas principais obras e autores. Se você quer conferir ainda mais, basta seguir com a leitura!

Quais são os principais autores da Editora Intrínseca?

Vamos iniciar por alguns autores que se destacam dentro do portfólio da Editora. Veja:

Neil Gaiman

O primeiro autor da lista é Neil Gaiman. Nascido em Portchester (Hampshire) na Inglaterra, destaca-se por ser um autor britânico de contos, romances, banda desenhada e roteiros.


O primeiro romance de Neil Gaiman, Good Omens, foi lançado em 1990, junto ao autor com Terry Pratchett. Os dois autores afirmam que todo o romance foi um trabalho de equipa e que a maioria das ideias pode ser atribuída a ambos, porém Terry Pratchett escreveu e editou uma grande maioria do livro uma vez que Neil estava ocupado com Sandman.


A sua obra de maior destaque é “American Gods”, lançada em 2001.
O enredo gira em torno de uma mistura de fantasia e várias vertentes da mitologia antiga e moderna, tudo centralizado em um misterioso e taciturno protagonista, Shadow.

Josh Malerman

Também conhecido pelos seus romances e contos, Malerman é norte-americano. O fato curioso é que o autor também faz parte de uma banda de rock reconhecida, a The High Strung. Além disso também é diretor de cinema, tendo dirigido o filme recente We Need to Do Something.


Mas como estamos aqui para falar de literatura, seu romance mais conhecido (e também o primeiro a ser publicado) e
“Bird Box”: uma obra pós-apocalíptica que fala sobre algo que não pode ser visto, por isso os personagens principais devem estar vendados enquanto percorrem um rio de 30 quilometros, apostando apenas nos seus sentidos.


A obra foi adaptada para filme pela Netflix, sendo protagonizada por Sandra Bullock. Outra que deve ser mencionada (pelo bem ou pelo mal) na lista é
“Uma casa no fundo de um lago”, inclusive, eu fiz uma resenha aqui no blog. Não deixe de conferir.

Adriana Falcão

Adriana Franco de Abreu Falcão é uma roteirista e escritora brasileira. Carioca, é a responsável por um dos maiores sucessos do horário nobre da Globo na década passada: A Grande Família. Seu primeiro romance publicado foi “A Máquina”, em 1999. 


Na Editora Intrínseca lançou a obra
“Queria ver você feliz”, que conta a história esmiúça o surgimento da paixão avassaladora entre Maria Augusta e Caio, pais de Adriana, que se encantaram ainda na adolescência e viveram todas as etapas de um amor sem medidas.

cta-ebook-lucas
lucas-livro

Quais são as principais obras da Editora Intrínseca?

Agora chegou o momento de conhecer algumas obras bem sucedidas. Confira quais são e se caso não tiver lido, considere colocar na sua lista. Confira:

Serpentário (Felipe Castilho)

Esse romance conta a história de Caroline, Mariana e Hélio que todo ano costumavam deixar a capital paulista para encontrar Paulo, um jovem habituado à simples vida caiçara


No entanto, a amizade construída nas areias do litoral sofreu abalos sísmicos no Réveillon de 1999, quando algo tão inquietante quanto o bug do milênio abriu caminho para uma misteriosa ilha que despontava no horizonte, e explorá-la talvez não tenha sido a melhor decisão.


Sobreviver à Ilha das Cobras tem um preço. O arquipélago é um ambiente hostil, tomado por víboras, e esconde segredos tão perturbadores quanto seus habitantes. Mais do que um equívoco darwiniano ou uma lenda popular, a ilha praticamente destruiu a vida deles. 


Entre memórias e fatos fragmentados, o que aconteceu naquela fatídica noite se tornou um mistério. O livro se destacou por ser um dos finalistas do Prêmio Jabuti em 2019.

Extraordinário (R. J. Palácio)

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. 


Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas pela aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza.

O Primeiro Homem (James R. Hansen)

Em julho de 1969, o mundo parou para assistir à primeira pessoa a pisar na superfície de outro corpo celeste que não a Terra. 


Você já deve ter ouvido a frase que Neil Armstrong disse naquele momento: “É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.” Discreto e avesso a discussões, Armstrong foi alçado ao estrelato no instante em que deu aquele primeiro passo na Lua. 


Frente a tamanha magnitude,
o historiador James R. Hansen trabalhou minuciosamente para fazer jus à importância de Neil: entrevistou mais de 120 pessoas, teve acesso a documentos privados da família Armstrong e gravou mais de 50 horas de entrevista com O Primeiro Homem.


Gostou de conhecer um pouco mais da história da Editora Intrínseca e também seus principais autores e obras publicadas? Então eu quero apresentar o meu romance autoral “Lucas”.
Clique aqui e descubra mais sobre a narrativa e como ajudar na publicação! ;)

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG