Juliano Loureiro • ago. 05, 2019

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Você sabe o quão fundamental é ter uma marca que pode ser reconhecida, literalmente, há quilômetros de distância? Esse feito só é possível após um longo estudo de personas e do mercado no geral.

Para elucidar um pouco mais nesse assunto, eu aprofundarei no conceito de branding. Você já ouviu falar? O termo é fundamental para deixar bem redondinho os conceitos visuais e ideológicos de uma marca.

O principal objetivo ao ter uma marca consolidada é ser referência de mercado. Mas engana-se quem pensar ser fácil chegar até esse patamar, muito pelo contrário. Para chegar lá, os empresários precisarão compreender como deixar o seu negócio único perante uma gama de concorrentes.

Consegui prender a sua atenção até aqui? Ótimo! Continue a leitura para descobrir ainda mais como solidificar o branding da sua marca.

Afinal, o que é branding?

Branding, também conhecido como brand management, pode ser definido como a gestão da marca de uma empresa, como, por exemplo, seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Além disso, o branding também faz com que uma marca seja desejada e bem avaliada pelos seus consumidores. O objetivo com essa estratégia é assegurar que todos seus stakeholders entendam seu posicionamento, aumentar sua relevância no mercado.

O resultado final será um crescimento inteligente da empresa, que agregará clientes não somente pela qualidade do produto, mas também pela indicação direta ou indireta dos consumidores.

Quais são os pilares de um bom branding?

Para ter um branding efetivo, que realmente dê um norte para a marca da sua empresa, é preciso seguir alguns pilares. 

Eles serão os responsáveis por responder as seguintes perguntas: qual o objetivo da marca? O que ela promete? Quais são os seus valores? O que faz ela ser singular?

Confira quais são esses pilares logo abaixo:

Propósito

O propósito pode ser resumido nos motivos para uma determinada empresa existir. Esse propósito pode partir do dono, dos sócios, ou até mesmo de uma necessidade social. 

Essa parte é tão importante que, em alguns casos, o propósito de uma empresa pode se tornar seu slogan. Quer um exemplo prático?

O propósito da marca Boticário é realçar ainda mais a beleza de quem utiliza seus produtos. Seu principal slogan é: “A vida é bonita, mas pode ser linda”. O que casa perfeitamente com o propósito inicial da empresa.

Promessa de marca

A promessa da marca aparece como as empresas podem comunicar seus manifestos para o mundo externo, mas focada em processos palpáveis - o que diferencia do propósito, que é um processo interno.

Citando novamente a Boticário, a empresa reforça em todos os seus comunicados a importância de ter produto sustentáveis. Por isso, todas as suas embalagens de plásticos contém descrições que afirmam esse compromisso.

Para Simon Sinek, criador da teoria do Círculo Dourado, o propósito seria o “porquê” e a promessa de marca o “como”.

Atributos de marca

Já os atributos de uma marca podem ser definidos como valores inegociáveis para a empresa, que de forma alguma podem ser modificados.

Se você der uma conferida na página de valores da Boticários, verá os seguintes: “Somos íntegros”, “Valorizamos pessoas e relações”, “Paixão pela evolução e desafios” e “Comprometimento com resultados”.

De forma alguma a empresa passará por cima desses valores tão fundamentais para o seu funcionamento. Em cima desses atributos e de um branding bem estruturado, a Boticário consegue educar seus funcionários, clientes e todos que rodeiam a sua comunidade.

Posicionamento

O posicionamento pode ser a chave para o sucesso de muitas empresas. Nos dias atuais, em que as redes sociais deram voz a desconhecidos, uma empresa que não possui um firme posicionamento pode chegar ao fracasso.

Citando pela última vez o Boticário, a marca sempre teve em seu branding a necessidade da diversidade, seja de raça, gênero ou orientação sexual. A partir do momento em que ela deixa claro para o seu público, as chances de reconhecimento e crescimento tornam-se cada vez mais reais.

Por que é preciso ter uma marca forte?

Se a esse ponto do texto eu ainda não conseguir você a importância de ter uma marca forte, apresentarei 5 motivos para não haver mais dúvidas:
  1. o reconhecimento da sua marca e visão externa trarão uma imagem sólida perante o mercado;
  2. os usuários sentirão confiança nos seus serviços, justamente por já o terem como principal referência dentro do setor;
  3. novos clientes surgirão, pois o boca a boca positivo fará com que a sua empresa tenha cada vez mais notoriedade;
  4. os funcionários terão orgulho de fazer parte do seu time, além de ter maior procura quando uma vaga de emprego surgir;
  5. sua empresa terá maior valor financeiro, gerando cada vez mais lucros.

Como montar uma identidade visual?

Chegamos a um tópico importantíssimo dentro de um projeto de branding: a criação de uma identidade visual. Além de uma logo bonita, essa identidade precisa passar todos os sentimentos que envolvem os serviços oferecidos.

Essa questão imagética fica tão forte na nossa cabeça que nós, por exemplo, reconhecimentos de longe o M do McDonald's, a tipografia da Coca-Cola ou até mesmo o símbolo da Apple.


Por isso, ao elaborar uma identidade, leve em questão os seguintes fatores:

 

  • cores: faça uma pesquisa prévia de psicologia das cores, se necessário;
  • ícones, símbolos ou ilustrações: não precisa ser uma cópia do que o seu produto proporciona, mas precisa estar condizente com os pilares do branding;
  • slogan: mais uma vez, não precisa ser uma frase literal, pode representar um sentimento;
  • tom e voz: realize uma pesquisa para entender qual tom e vez se encaixa na identidade da sua empresa;
  • tipografia: a tipografia pode identificar uma marca; no entanto, elas podem ser primárias (como o M do McDonald's) e secundárias (como a do slogan “Amo muito tudo isso”).

 


É preciso lembrar, também, que existem profissionais responsáveis por fazer o melhor branding de uma empresa. Como eu citei no início do artigo, um branding não surge do dia para noite; é necessário pesquisar e conhecer a fundo tanto a empresa, quanto o público que a consome.


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Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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