Juliano Loureiro • ago. 16, 2021

Compartilhe este artigo:

Você sabe o que é Marketing? Muito se fala sobre esse tema, mas defini-lo é algo um pouco complexo. Como não se trata de uma ciência exata, não possui uma fórmula ou um cálculo a ser seguido.


Por isso, hoje vou explicar sobre esse termo e seus diversos tipos que está in voga nos dias atuais. Boa leitura!

Afinal, o que é marketing?

Parte-se do pressuposto que um livro só existe para que uma pessoa o leia e, consequentemente, gerar futuras oportunidades de vendas e reconhecimento para o escritor. Sendo assim, o marketing busca equilibrar e aproximar a relação entre escritor e leitor. Também pode ser entendido como uma estratégia que busca agregar valor ao livro ou disseminar uma ideia.

 

É uma tática voltada para atrair, conquistar, encantar e fidelizar (reter) um leitor.

 

Um escritor deve estar focado em entender as necessidades das personas, seus desejos, em quem elas se inspiram, seus influenciadores, os valores que compartilham. Só assim é possível começar um planejamento de marketing eficiente e com base no que o mercado de fato precisa.


O principal a se compreender é simples, se resume em 3 pilares: mercado, mensagem e mídia. Ou seja, você deve passar a mensagem correta, no lugar certo, para atingir o público estabelecido para realmente encantá-lo.

 

Diante dessas definições, podemos pensar em marketing como um conjunto de:

 

Pesquisa: saber o que as pessoas querem, o quanto elas estão dispostas a gastar, como elas se comportam. É importante saber também quais são os concorrentes, se existem barreiras de entrada no mercado editorial, se existem substitutos etc. Em resumo: na pesquisa você conhece o seu mercado.

 

Desenvolvimento e Administração do produto: sabendo as necessidades do seu público, você deve se perguntar: O que vou oferecer? Qual preço vender? Onde vender? Qual embalagem utilizar? Tenho capacidade de produzir? Tenho capacidade de estocar?

 

Comunicação: é o modo como você expõe sua ideia, produto ou serviço. Envolve pensar nos canais de comunicação, online e offline, o tom da linguagem que será utilizada, se será formal ou informal. Está relacionado com publicidade e propaganda.

 

Vendas: é o esforço para disponibilizar o produto ou serviço do escopo nas mãos do cliente.

 

Pós-vendas: são políticas de atendimento ao consumidor após adquirir o seu produto ou serviço. É oferecer assistência para tirar dúvidas, consertos de produtos, fornecer benefícios, entre outras ações que, implementadas, podem garantir que o seu cliente recomende sua empresa.

E quais são os tipos de marketing?

Além do tradicional ou digital, veja abaixo alguns tipos de marketing:

Marketing Digital

É uma das vertentes mais novas e envolve todas as ações de marketing de um negócio que ocorre no meio digital. Seu grande diferencial está na capacidade de atuar e gerar resultados de modo sem “fronteiras”, pois utiliza de canais e dispositivos conectados à internet. Além disso, é uma das formas mais baratas de fazer com que sua mensagem chegue até o seu potencial cliente.

 

Logo o marketing digital utiliza ferramentas digitais para gerar visibilidade e escalar vendas por meio das redes sociais, e-mail marketing, vídeos, sites, blogs, entre outras.

Marketing de Conteúdo

É uma vertente do Marketing Digital que procura entregar conteúdos relevantes, de modo a educar o consumidor sobre determinado assunto, passar autoridade e aumentar a visibilidade.


Além disso, essa estratégia auxilia o processo de vendas, pois auxilia na atração, permanência e obtenção de dados dos visitantes do seu site.

Marketing Viral

Como o próprio nome sugere, são práticas que utilizam a publicidade para propagar rapidamente uma informação. Espera-se que as pessoas compartilhem o conteúdo e as informações de forma mais espontânea.

 

Sua prática gera um grande engajamento e buzz entre as pessoas. Apesar de ser ótimo para trazer visibilidade, seu ciclo de vida pode ser curto por ser algo temporal. Mas, se bem executado, pode trazer um impacto positivo para a marca.

Marketing de Relacionamento

É a forma como o escritor mantém o engajamento ao longo do ciclo do seu leitor. Entretanto, esse tipo de marketing não se restringe apenas ao leitor, inclui também a toda rede na qual a escritor está envolvida, como os fornecedores, editoras e parceiros.

Marketing experiencial

Parte do trabalho do Marketing é satisfazer as necessidades dos consumidores. Por isso, esta modalidade busca não só passar uma mensagem, mas também proporcionar experiências inéditas e marcantes com uma marca, produto ou serviço.

 

Essa estratégia visa criar uma conexão mais profunda entre marca e consumidor, de modo a encantá-lo e aumentar a sua percepção de valor em relação ao produto ou serviço oferecido.

Diferença entre marketing e publicidade

Apesar de estarem relacionados entre si, publicidade e marketing não são a mesma coisa.

 

Marketing pode ser considerado o pai da publicidade. É o processo que envolve planejar uma estratégia para alcançar os objetivos de impacto e faturamento da empresa, definir quem é o seu público e persona, suas necessidades e meios para satisfazê-las. Para tanto, é importante saber comunicar e vender, e é justamente aí que entra a publicidade.

 

Como o próprio nome sugere, publicidade é o ato de tornar algo público. Portanto, é uma ferramenta do marketing que serve para propagar uma mensagem, de modo a atrair visibilidade e, consequentemente, vender uma ideia, produto ou serviço.

 

É muita informação, não é mesmo? Conta pra gente nos comentários qual a sua principal dúvida quando se trata de marketing! E aproveite para conhecer o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

cta-3epv

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: