Juliano Loureiro • abr. 12, 2022

Compartilhe este artigo:

Após escrever um livro, e antes de publicá-lo, é importante que ele passe por diversas etapas de preparação, para garantir uma boa versão final. Além das etapas mais conhecidas como revisão textual, diagramação e capa, existem àquelas que poucos conhecem ou que dão pouca importância.


Entregar o livro para outra pessoa ler e, consequentemente, dar a sua opinião, garante que o livro não tenha erros bobos que podem afastar o futuro leitor da leitura. E essa leitura pode ser feita de maneiras diferentes, a depender do objetivo do escritor.


No texto de hoje, falaremos das diferenças e importância da leitura beta, leitura crítica e leitura sensível. Ficou interessado neste assunto? Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Um livro precisa passar pelas etapas de preparação?

É comum novos escritores ficarem ansiosos para concluir rapidamente a publicação do primeiro livro. Além da ansiedade, muitos não sabem como e com quem preparar e revisar um livro. Aqui mesmo no blog Bingo há centenas de artigos para auxiliar novos escritores em todas as etapas.


A leitura feita por terceiros serve para evitar erros cronológicos, confusão com o nome de personagens, contradições e até evita que o autor publique um texto confuso e pouco fluido. No final desta etapa, o leitor dá a sua opinião ao escritor sobre o que achou do livro.


Importante dizer que as etapas de leitura, seja beta, crítica ou sensível, deve ser feita antes da revisão textual e da diagramação. O ideal é que o livro só passe por essas etapas após a sua finalização. Afinal, de que adianta revisar um texto sendo que ele ainda pode sofrer alterações?


E respondendo à pergunta do tópico, sim, um livro precisa passar pelas etapas de preparação. Só assim é possível entregar uma boa experiência ao leitor. Para entender melhor quais são essas etapas, acesse: Quais são as etapas de publicação de um livro?

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Leitura beta, crítica e sensível. Qual a diferença?

Existem diferenças significativas entre esses três tipos de leitura profissionais. Veja abaixo quais são:

Leitura beta

A leitura beta é mais leve que a leitura crítica e pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo que esta não tenha experiência. Um leitor beta dará a sua opinião se gostou ou não do livro, sem o compromisso de analisar tecnicamente os diversos elementos que fazem uma boa narrativa.


O beta se aproxima muito de um amigo ou colega que lê o seu livro e depois te dá um feedback sincero. Ele também pode identificar pequenos errinhos como, troca de nome de personagens, erros cronológicos etc.

Leitura crítica

Além do feedback sincero, qual a sugestão de mudança? O leitor crítico vai além do beta, identificando e sugerindo possíveis melhorias na construção de personagens, desenvolvimento de conflitos, estrutura de narrativa, diálogos ou outros elementos que podem comprometer a experiência do leitor.


Inclusive, o leitor crítico, por experiência, consegue identificar pontos de melhoria baseado na sua experiência com o público. O que o público geralmente gosta ou não em um livro? Ou seja, é possível ter um gostinho de como será a receptividade do público.

cta-juliano
cta-juliano

Leitura sensível

A leitura sensível supervisiona temas, abordagens e palavras delicadas para evitar formas indevidas como determinado grupo é representado. É responsável por procurar incoerências nos discursos que reforçam estereótipos. A leitura sensível garante a representatividade na literatura, de forma responsável, empática e coerente.


Dentre os três tipos de leitura, a sensível é a mais desconhecida pelos escritores, mas deve ser utilizada para evitar polêmicas e erros com o livro. Como retratar um personagem negro sem racista? Como descrever uma cena com um personagem deficiente sem ser capacitista?


O autor de um livro não é igual aos seus personagens, sendo preciso aprender como funcionam outras realidades e vivências. Caso você se sinta inseguro ao trabalhar determinado personagem no seu livro, contrate um leitor sensível.

Afinal, qual leitura escolher para o seu livro?

Depende. Cada autor e cada livro deve ser analisado individualizadamente. Mas é comum e recomendado ao menos uma leitura beta. A percepção do outro para o seu livro é importante para sabermos se o livro está bom ou não. E, se possível, tenha mais de um leitor beta. Há quem trabalhe com cinco ou mais leitores beta.


É relativamente fácil encontrar leitores beta que não cobram pelo serviço, diferentemente dos leitores críticos e sensíveis, que por ser uma tarefa técnica, cobram por esse serviço. Para que o projeto do seu livro não seja inviabilizado por questões financeiras, encontre um leitor beta e invista em uma boa revisão textual.


Chegamos ao final do nosso artigo. Gostou de conhecer mais sobre leitura beta, crítica e sensível? Comente aqui abaixo e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: