Juliano Loureiro • fev. 18, 2023

Compartilhe este artigo:

As fanfics são histórias que fazem enorme sucesso, principalmente, nas redes sociais e sempre há algumas “bolhas” responsáveis por tamanho alvoroço em cima dessas histórias. 


Sagas de livros, séries, filmes, astros do cinema, tudo isso é fonte de inspiração para novas histórias e mexem com o imaginário dos fãs.
Mas, afinal, o que são essas histórias inspiradas em outras?


A fanfic é o mesmo que um plágio? Um autor de fanfic é menos talentoso que outros? Como a fanfic pode ser benéfica para o escritor?

Bem, não sei se as respostas que tenho para essas perguntas estão 100% corretas, mas tenho certeza que essa conversa é muito interessante e não podemos fingir que as
fanfics não têm relevância no cenário literário.


Quer saber de uma vez por todas o que é e como ela, a fanfic, pode ajudar, você, escritor?


Vem comigo e boa leitura!

O que é uma fanfic?

Fanfic é um termo, uma abreviação da expressão fanfiction. Em tradução livre, podemos falar em “ficção de fã” ou “ficção feita por fã”.


Quando trazemos para o português, fica mais fácil deduzir do que se trata. São histórias criadas por fãs baseadas em alguma obra já existente.


É importante ressaltar que as fanfics podem ser sobre qualquer tipo de arte, não somente livros, mas filmes, músicas e séries. Inclusive, há quem crie suas fanfics baseadas na vida dos seus artistas favoritos. 


Inclusive, se me permitem uma observação “fora dos conceitos”, já reparei o uso da expressão para explicar uma mentira contada em redes sociais. Percebo que muita gente utiliza no mesmo sentido de “boatos”: “Ah, isso é fanfic criada.”.


Na minha opinião, essa utilização é equivocada, pois um boato (a famosa fofoca) circula ali por alguns dias e depois é desmentido ou confirmado. Já a fanfic é realmente uma história.


Importante ressaltar que, independentemente da inspiração, a fanfic só pode ser criada a partir de algo que realmente existiu ou aconteceu (no caso de artistas), até porque criar uma nova história em cima de uma mentira não é bem um comportamento de quem se diz fã, não é mesmo?

Quando surgiram as fanfics?

Você acha que as fanfics são coisas das redes sociais? Você errou por muito, sinto lhe informar. Por mais que não exista uma data precisa, a história vem de longe.


Tudo começou lá na galáxia, no universo de Star Trek, no final dos anos 60. E aqui entrará uma curiosidade muito bacana.
Você já ouviu falar sobre fanzines? 


Os fanzines nada mais são do que a junção dos termos
fan + magazine. Ou seja, uma “revista de fãs” ou “revista elaborada por fãs”, a mesma lógica da fanfic.


Voltando a
Star Trek, no final da década de 60 surgiu a fanzine Spockanalia, uma publicação com histórias criadas pelos fãs da série. Obviamente, as fanfics bebiam da fonte do universo da saga.


Então, antes mesmo da internet, as fanfics já tinham um público cativo e o mais importante: seus autores.


Mas é claro que o
boom veio com a internet, os fóruns, sites especializados e, agora, as redes sociais. Tudo isso popularizou as fanfics, mas também foi importante para trazer ferramentas e plataformas de publicação para os “fanfiqueiros”.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Quais são os tipos de fanfic? Conheça as principais categorias

Como eu disse, as fanfics têm origem nas mais diversas histórias, então é de se esperar que elas possuam diferenças e algumas semelhanças que nos permitam classificá-las.


Os fatores agregadores variam desde temas, número de palavras, gêneros, inserção e até referências. Conheçamos os principais tipos de fanfic:


  1. Universo alternativo: essas fanfics inserem o personagem inspirador em um universo diferente do original. É como se colocássemos Frodo no universo de Star Trek;
  2. Angst: histórias com alto teor dramático, explorando a angústia dos personagens principais. Geralmente, gira em torno de algum acontecimento traumático;
  3. Oneshot: fanfics mais curtas, geralmente com um único capítulo e sem continuidade;
  4. Drabble: contos curtos, há quem diga com no máximo 150 palavras ou até, no máximo, mil palavras. Essas fanfics têm como objetivo destacar algum evento, ponto de vista ou personagem;
  5. Canon: é a fanfic mais restrita em questão de liberdade criativa, pois segue o enredo original da obra, com mesmos personagens e ambientação;
  6. Crossover: uma das categorias mais populares. Nesta fanfic dois universos se encontram, como por exemplo: Flintstones e Jetsons em uma mesma história;
  7. Lime: são fanfics de romance adulto, recomendadas para maiores de 16 anos. Porém, não significa necessariamente que seja um conteúdo erótico;
  8. Mary Sue: essas fanfics criam um cenário de romance, daquele bem água com açúcar, entre os personagens da história inspiradora;
  9. Songfic: fanfic criada inspirada por música. Um exemplo fácil para nós: os filmes baseados nas músicas da Legião Urbana, Faroeste Caboclo e Eduardo e Mônica.

Como construir a sua história? Faça a sua própria fanfic

O trabalho do escritor é aprimorado a cada nova história, a cada novo rascunho. É impossível um autor se qualificar sem rabiscar uma folha, sem jogar palavras ao acaso e tentar construir novos enredos.


Algumas pessoas podem torcer o nariz para as fanfics, dizer que não é “muito original” por parte do escritor, mas tudo tem dois lados. Criar uma fanfic pode até ser “menos trabalhoso” por já ter o pontapé inicial que é a história inspiradora.


Porém,
o criador de uma fanfic tem que ter jogo de cintura, criatividade para dar sequência à história, ou supor o que a antecedeu, ter habilidade para criar algo tão incrível quanto à obra original. Principalmente para não frustrar os fãs.


Além disso, há o perigo do plágio, saber lidar com a linha tênue do que é inspiração e o que é cópia. Para te dar uma ajuda, façamos um passo a passo da construção de uma fanfic:

Escolha a sua inspiração

Começando pelo óbvio, você precisa escolher a história que você irá trabalhar em cima dela. Lembrando que não precisa ser um livro, pode ser música, série, filme ou histórias reais de celebridades.

Selecione os personagens e a trama

Após escolher a história inspiradora, escolha quais personagens estarão na sua fanfic e as tramas que irão os envolver. Você pode até optar por usar todos os personagens, mas lembre-se de que em algum momento a sua fanfic deve “desassociar-se” da obra original.


Por isso a trama tem que ser muito bem pensada e os personagens devem encaixar perfeitamente na sua fanfic.

Qual tipo de fanfic será?

Tenha em mente o que você irá produzir, não comece apenas por começar, sem ter em mente qual formato de texto você irá produzir.


Listei os 9 tipos mais comuns de fanfic, escolha a categoria que te engaje mais no trabalho, ou aquela que exigirá mais de sua criatividade.

Estruture sua fanfic

Acredito que essa dica seja a mais óbvia para os escritores. Defina tudo que dará corpo a sua história: narradores, protagonista e antagonistas, ambiente, enredo, clímax…todos esses detalhes fundamentais para a amarração da sua narrativa.

 

Ah! Sem se esquecer de respeitar a categoria da fanfic e suas particularidades. Em caso de dúvidas, releia o tópico sobre os tipos de fanfic.


Agora, é mão na massa e escrever. Claro que essas dicas não são regras imutáveis. Cada escritor tem sua particularidade para escrita, não há o certo e errado. Mas é importante estar atento aos detalhes do que faz a sua história uma fanfic.

cta-romance
cta-romance

E como criar fanfics te ajuda a escrever uma nova história

Esse tópico pode ser meio óbvio, até porque eu já bati na tecla de que a prática da escrita é o que aprimora um escritor e, obviamente, o deixa mais hábil para criar novas histórias.


Mas, a fanfic em especial tem alguns aspectos que ajudam ainda o escritor.

Explora o criativo

É importantíssimo que você saiba que um leitor de fanfic está em busca de uma nova história inspirada em uma que ele adore. Ele não quer ler as mesmas coisas, só porque foi escrito por uma pessoa.


O que ele quer é uma história que o leve de volta a um universo, com personagens que já conhece, ambiente familiar e
lembranças. Porém, ele quer ir além.


Por isso a fanfic trabalha a capacidade do escritor em pegar uma inspiração, manter a essência e criar algo novo. 


Pense que toda fanfic nasce de algo que já tem algum sucesso. A fanfic precisa manter o nível sem repetições. É criar algo novo e tão relevante quanto à sua “musa inspiradora”.

Conhece o lado criativo de autores consagrados

Para criar uma fanfic de sucesso, você tem que compreender a construção de cada detalhe da obra inspiradora.


Tente entender como o autor ou autora criou determinados personagens, como se dá a descrição de espaço e tempo das obras. O universo foi criado totalmente do zero? Ou é possível perceber semelhanças com o mundo real? 


É na
observação dos mínimos detalhes que você vai captando as particularidades de cada autor. Uma dica é tomar nota de tudo que lhe chamar atenção e estudar afinco sobre esses detalhes.

Comece a planejar sua própria história

Quando você já observou demais, é hora de colocar tudo em prática. O caminho das pedras você já percorreu, pois na fanfic você já tem algumas peças da história. O que você precisa, agora, é tirar as peças de um tabuleiro já usado e usar o seu próprio, do zero, do início.


E aí, depois dessa prática, a necessidade de utilizar elementos já existentes será nula, você pode até criar novas fanfics, mas por puro prazer em dar sequência às histórias que gosta.


Antes de terminarmos, quero deixar um convite, já que falamos de histórias que inspiram.

Tipos de fafics existentes

Os autores de fanfics utilizam esses elementos para criar novas histórias, explorando relações, cenários ou eventos que não são parte da obra original. Listarei alguns tipos comuns de fanfics:


  1. Canon: Respeita os eventos e personagens conforme apresentados na obra original.
  2. Alternate Universe (AU): Muda aspectos fundamentais do universo da obra, como ambientação ou eventos principais.
  3. Crossover: Combina personagens ou elementos de diferentes obras.
  4. Fluff: Centra-se em momentos leves, doces e românticos entre personagens.
  5. Angst: Foca em temas mais pesados e emocionais, muitas vezes com finais tristes ou complexos.
  6. Self-Insert: O autor se coloca como personagem na história, interagindo com os personagens da obra original.
  7. Shipfic: Foca no desenvolvimento romântico ou sexual entre dois personagens, muitas vezes não explorado na obra original.
  8. Crackfic: São histórias absurdas ou humorísticas, muitas vezes quebrando a quarta parede ou desconsiderando completamente a lógica da obra original.
  9. Darkfic: Explora temas mais sombrios, muitas vezes com violência, trauma ou terror.
  10. Fix-It: Reescreve partes da obra original que o autor da fanfic considera insatisfatórias, dando-lhes um final ou desenvolvimento diferente.


Esses são apenas alguns exemplos, e há muitos outros subgêneros e estilos no mundo das fanfics. Devido à natureza amadora e ao amor dos fãs pelas obras originais, as fanfics são uma forma vibrante e diversa de expressão criativa.

Conheça os meus livros

Posso garantir que não tem fanfic nas obras que vou te apresentar. Porém, ficaria até honrado se um dia fizessem uma história inspirada em um dos meus textos.


Então, acesse o meu site e conheça meus livros. Tem distopia YA, história sobre controle do tempo, poemas para dar uma desacelarada na vida corrida e até continhos, para aquela leitura despretensiosa.


Não deixe de conferir e volte para me contar o que achou!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: