Juliano Loureiro • nov. 03, 2020

Compartilhe este artigo:

Uma das coisas que mais me fascina no mundo das artes é o quanto elas estão interligadas. No texto que escrevi sobre as manifestações artísticas, detalho sobre a literatura e os videogames, duas  das 11 artes que nós temos. E, no texto que falo sobre o lançamento do Playstation 5, eu mostro como o videogame está relacionado às outras 10 artes.


Para o texto de hoje, decidi fazer uma lista de jogos famosos que foram inspirados em grandes clássicos da literatura. Preparado para a lista? Então, boa leitura!

1 - Tom Clancys Rainbow Six (1998)

tom-clancys-rainbow-six

Tom Clancy (1947-2013) foi um escritor americano conhecido pelos seus enredos detalhados de espionagem e de ciência militar que ocorrem durante e depois da Guerra Fria. E os livros do autor inspirou diversos jogos de estratégia de guerra e tiro. O jogo em questão, Tom Clancy's Raibow Six, foi baseado no romance de mesmo nome, que conta a história de John Clark é o comandante de uma organização internacional anti-terrorista chamada Rainbow, cujo objetivo é combater o terrorismo no mundo.


Em 1996, ele funda a Red Storm Entertainment, uma desenvolvedora de jogos especializada em transformar seus livros em games. A ideia foi bem sucedida e posteriormente a empresa foi vendida para a Ubisoft, uma das maiores empresas do ramo.


 O primeiro jogo da Red Storm, Tom Clancy's Raibow Six foi sucesso absoluto, fazendo com que o game original tivesse várias sequência, publicadas até os dias atuais para os videogames mais modernos.


Outros jogos relevantes da série Tom Clancys: Ghost Recon (2001), Splinter Cell (2013), The Division (2016).

2 - Metro 2033 (2010)

metro-2033

 O livro do russo Dmitry Glukhovsky foi um fenômeno no início dos anos 2000. Antes mesmo da sua publicação original, que ocorreu em 2005, o romance já havia se espalhado e conquistou milhões de leitores russos. Em 2010, ganhou tradução para a língua inglesa. No mesmo ano, aconteceu o lançamento do jogo.


Metro 2033 é uma aventura em FPS (tiro em primeira pessoa), lançada para PC e Xbox 360.  A história acompanha a saga dos sobreviventes de uma guerra nuclear iniciada no ano de 2013, criando um cenário desolador em um mundo pós-apocalíptico coberto de cinzas. Os sobreviventes ao ataque nuclear mundial se vêem obrigados a procurar abrigo nos subterrâneos, nos metrôs da cidade.

3 - The Witcher (2007)

the-witcher

O último jogo da série The Witcher, The Witcher III - Wild Hund, foi um fenômeno de vendas e é tido como o melhor jogo da oitava geração de consoles e um dos melhores de todos os tempos. Além disso, tornou ainda mais conhecido o universo do bruxo Geralt de Rívia, criado pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski.


Os games, desenvolvidos e publicados pela CD Projekt Red, apesar de serem considerados adaptações não-canônicas, dão sequência aos acontecimentos dos livros e à saga do bruxo Geralt, que agora luta para recuperar sua memória e impedir que o exército de cavaleiros vermelhos conhecido como Caçada Selvagem tome o mundo.

4 - Duna (1992)

duna-jogo

Escrito pelo estadunidense Frank Herbert em 1966, DUNA é considerado um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos, vencendo o Prêmio Hugo no mesmo ano, e é o livro mais vendido do gênero. E, diferentemente dos tradicionais sci-fi, onde há a guerra entre máquinas e humanos, em DUNA o homem já superou essa fase, de guerra contra as máquinas. 


O jogo foi desenvolvido pela Cryo Interactive foi lançado em 1992 para PC e Sega CD. Mas o jogo mais de maior sucesso da franquia foi o segundo, chamado de Dune II: The building of a dynasty.  Com uma história que se afasta do material original e se aproxima do filme de 1984, foi considerado na época um dos grandes jogos de estratégia, sendo uma das inspirações de grandes jogos como Age of Empires, Command and Conquer e StarCraft. 

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: