Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 1 de abril de 2021

Compartilhe este artigo:

Os diálogos são fundamentais em uma narrativa. Em um romance, onde há vários personagens e diversos conflitos, o diálogo deve ser pensado e criado de modo que a leitura fique mais interessante. Mas a criação dos diálogos muitas vezes pode não ser fácil.


No cotidiano, podemos "jogar conversa fora", com diálogos que não vão levar a nada, porém, na literatura não é assim. O diálogo presente no seu livro deve ter somente o essencial para tornar a narrativa interessante. Bom, este é apenas um dos aspectos que tratarei no texto de hoje. Preparado(a)? Boa leitura!

Objetivos do diálogo na narrativa

O diálogo é muito mais que um bate papo entre personagens. Deve-se criar uma dinâmica entre eles, uma conexão que faça sentido e que irá cativa o leitor. A cada fala, um bom diálogo deve-se cumprir um dos objetivos abaixo:


  • gerar conexão emocional entre leitor e personagem;
  • proporcionar o desenvolvimento do personagem;
  • acelerar ou diminuir o ritmo da história;
  • expor pontos chave enredo;
  • criar momentos únicos de tensão.


Ou seja, quando for escrever os seus diálogos, pense se ele cumpre alguns dos pontos citados acima.

Equilibre o diálogo com a narração

O equilíbrio entre a narração e diálogo ditará uma leitura fluida e prenderá o leitor na sua história. Em momentos de tensão, por exemplo, use diálogos cursos e diretos, afinal, na vida real você se imagina conversando tranquilamente e por um bom tempo com uma pessoa sendo que algo ruim está prestes a acontecer?


Utilize também da narração para ambientar onde e como o seu personagem se encontra naquele momento da história e use o diálogo apenas como um complemento de informação.  Por fim, garanta que o comprimento, a forma e complexidade do seu diálogo se adequa ao personagem e situação que ele vive.

cta-ebook-quero-escrever
cta-quero-escrever

Evite diálogos muito longos

Diálogos enormes cansam e são desnecessários, bem como falas introdutórias. Na vida real cumprimentamos e nos despedimos das pessoas, falando "bom dia, tudo bem?" ou "até logo, abraços". Todavia, em diálogos de um livro estas frases devem ter o uso moderado ou até mesmo suprimido. Imagina se a cada dia que um personagem encontrar outro eles trocam cumprimentos?! Fica chato e repetitivo.


Além deste ponto, o diálogo deve sempre ir ao ponto, ser objetivo. Somente em alguns casos específicos o diálogo pode ser usado como uma pausa narrativa. Mas, novamente, equilibre bem diálogo e narrativa.


Para aprender mais ainda sobre criação de diálogos, eu tenho outro texto aqui no blog sobre este assunto. Confira: Como escrever os diálogos de um romance?

Crie conflitos entre personagens

Resolvi destacar este ponto por ser, na minha opinião, o principal que tornará um diálogo interessante em uma narrativa. Um diálogo onde não há conflito, não há interesse. E não entenda conflito como uma briga. O conflito é o desafio que os personagens principais precisam resolver para atingir seus objetivos


E, ao criar conflito entre personagens, a essência deles é revelada. Por isso, é muito importante que você crie a ficha do seu personagem, assim, você o conhecerá melhor e conseguirá construir a sua personalidade de forma sólida e que entregará um bom diálogo.


O que achou do texto de hoje? Espero que agora você consiga entender e construir melhores diálogos para a sua narrativa. Caso queira, deixe abaixo o seu comentário e até o próximo texto.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG