Juliano Loureiro • nov. 20, 2020

Compartilhe este artigo:

Novembro foi um mês que optei por aumentar a minha coleção de Clarice, Stephen King e Tolkien e dar continuidade na compra dos maiores livros de ficção científica. Além disso, arrisquei comprar o Box da Marvel com histórias que geralmente vemos nos quadrinhos ou Cinema. Por fim, uma aposta: Serpentário, livro e autor que eu não conhecia, mas que me chamou a atenção por ter sido finalista do Prêmio Jabuti em 2020.


Então, veja abaixo a lista dos 12 livros que comprei neste mês, aumentando ainda mais a minha biblioteca de romances!

Serpentário (Felipe Castilho)

serpentario

Finalista do Prêmio Jabuti de 2020, Serpentário  é uma narrativa macabra, em que o humor mordaz e a ironia se insinuam como o veneno de uma serpente. Todo ano, Caroline, Mariana e Hélio costumavam deixar a capital paulista para encontrar Paulo, um jovem habituado à simples vida caiçara. No entanto, a amizade construída nas areias do litoral sofreu abalos sísmicos no Réveillon de 1999, quando algo tão inquietante quanto o bug do milênio abriu caminho para uma misteriosa ilha que despontava no horizonte, e explorá-la talvez não tenha sido a melhor decisão.

Beren e Lúthien (J. R. R. Tolkien)

beren-and-luthien

Citada em O Senhor dos Anéis, a principal história contada em O Silmarillion narra o romance e a jornada épica de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma princesa élfica. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se à união e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É este o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien juntos, roubar uma Silmaril do maior de todos os seres malignos, Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo.

Pequenas Realidade (Tabitha King)

pequenas-realidades

Tabitha King, a Dama do Terror e esposa de Stephen King, escreveu Pequenas Realidades em 1980 e apenas em 2019 tivemos a versão nacional, editado e publicado pela Darkside books.


Neste livro, conhecemos a socialite Dorothy Hardesty Douglas, filha de um antigo presidente norte-americano, que vive na redoma de seu legado de sucesso. Entusiasta de miniaturas, ela possui uma réplica da Casa Branca, perfeita em seus mínimos detalhes. Ao conhecer um homem chamado Roger Tinker, que trabalhou para o governo em um projeto secreto, ela descobre uma maneira fantástica ― e um tanto perturbadora ― de decorar sua casinha.

Tropas Estrelares (Robert Heinlein)

tropas-estelares

Vencedor do prêmio Hugo e um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, Tropas Estelares é uma das obras mais famosas e polêmicas de Robert Heinlein. O livro ganhou destaque nos cinemas em 1997 com o filme homônimo, que se tornou um clássico cult.


Tropas Estelares apresenta a Terra em um futuro não muito distante, vivendo sob uma federação na qual apenas soldados têm direitos civis. Em meio ao treinamento militar do jovem idealista Johhny Rico, tem início uma guerra contra aracnídeos alienígenas, e ele e seus companheiros soldados são levados à maior batalha de suas vidas, salvando a humanidade e expandindo a exploração do espaço.

Admirável Mundo Novo (Aldous Leonard Huxley)

admiravel-mundo-novo

Admirável Mundo Novo é um dos melhores livros de ficção científica da história. Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é incontornável para quem procura um dos exemplos mais marcantes da tematização de estados autoritários, ao lado de 1984, de George Orwell.


Ele mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. 

Jurassic Park (Michael Crichton)

jurassic-park

O livro que deu origem a uma das franquias mais bem sucedidas da cultura pop nos cinemas. Jurassic Park, o livro, foi lançado em 1990. Já o filme, saiu em 1993.


Após descobrir uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA pré-histórico, o bilionário John Hammond consegue algo que parecia impossível: criar uma espécie de parque de diversões com criaturas extintas há eras. Para atestar a viabilidade e a segurança de seu empreendimento, convida alguns cientistas renomados para um final de semana no lugar. Mas algo sai do controle. O que parecia ser uma aventura fascinante torna-se uma luta pela sobrevivência.

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (Clarice Lispector)

uma-aprendizagem-ou-o-livro-dos-prazeres

Relançado pela Rocco, em comemoração ao centenário da autora, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres é o sexto romance de Clarice foi lançado originalmente em 1969. O livro acompanha o relacionamento amoroso entre Loreley (Lóri), uma professora primária, e Ulisses, um professor de filosofia.A tensão entre os dois, que tem objetivos e desejos diferentes, leva a um processo de aprendizagem e de autodescoberta.

Box Marvel: Guerra Civil e Guerras Secretas (Alex Irvine)

guerra-civil-guerras-secretas

Se você é fã do filme Vingadores: Guerra Civil, saiba que você tem uma visão pobre e distorcida do que realmente foi a Guerra Civil no universo Marvel. Com narrativa rica e leitura fluida, o primeiro livro do box nos mostra os eventos que levaram às regulamentações do governo em relação aos super heróis e sua consequente guerra entre eles. Quarteto Fantástico, Luke Cage e Tigresa são apenas alguns dos personagens que aparece na história, algo que não ocorre no limitado filme.


Guerras Secretas não teve adaptação cinematográfica, mas também é uma das histórias mais importantes da Marvel. Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha de um lado. Magneto, Doutor Destino, Ultron, Galactus: os maiores vilões. Convocados pelo onipotente Beyonder para um desafio interestelar, heróis e vilões deverão se confrontar no Mundo de Batalha, visando conquistar o maior prêmio que alguém jamais poderia cobiçar.

J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis: O Dom da Amizade (Colin Duriez)

o-dom-da-amizade

Um livro incomum, porém, bastante interessante. Venerados por leitores do mundo inteiro, os dois maiores escritores de fantasia do século XX, J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, venderam juntos mais de 250 milhões de exemplares de suas sagas O Senhor dos Anéis e As crônicas de Nárnia.


Porém, poucas pessoas sabem que Tolkien e Lewis, muito diferentes tanto no temperamento quanto no estilo de escrita, tiveram, ao longo de quase 40 anos, uma relação conturbada, marcada por afinidades, ressentimentos e influências mútuas. Sem o encorajamento de Lewis, Tolkien jamais teria escrito O Senhor dos Anéis; por outro lado, toda a ficção de Lewis é profundamente marcada pelas ideias de Tolkien. Em O dom da amizade, o professor e jornalista inglês Colin Duriez conta a verdadeira história dessa relação de amor e ódio.

Um Truque de Luz (Stan Lee)

Um-truque-de-luz

"Stan Lee deixou o melhor para o final". Foi assim que James Patterson, famoso romancista norte americano, definiu a obra póstuma do grande mestre dos quadrinhos. Estamos acostumados a ver Lee dar vida ao Quarteto Fantástico, Hulk, Homem Aranha e tantos outros super heróis nos quadrinhos. Mas aqui, em uma nova história, com novos personagens, Stan Lee apresenta um bom romance que pretende agradar não só os fãs de quadrinhos, mas àqueles que gostam de ficção e tecnologia.

Misery (Stephen King)

misery

Dentre os mais de 70 livros escritos por Stephen King, Misery figura como um dos melhores romances, de acordo com os fãs. Só pela sinopse, podemos imaginar o quanto este livro é interessante, veja:


"Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegará ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery - Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo".

O Iluminado (Stephen King)

o-iluminado

O Iluminado é, junto a It, a Coisa, a maior obra do Mestre do Terror. Curiosamente, O Iluminado foi apenas o terceiro livro lançado pelo autor, em 1977. Até hoje, é considerado uma obra prima da literatura mundial e a sua adaptação cinematográfica também também é bastante reconhecida e elogiada.


A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.


O que achou desta lista? Algum desses tem espaço na sua prateleira? Me fale aqui nos comentários.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: