Juliano Loureiro • jul. 17, 2022

Compartilhe este artigo:

Hoje em dia, há livros para tudo que precisamos, não é mesmo? Com advento dos livros digitais, então, ficou ainda mais fácil publicar sobre qualquer assunto. Mas, surge uma dúvida: existem livros para escritores? Alguém já escreveu para pessoas que desejam ser escritoras?


Claro que sim! Os livros para inspirar novos escritores são realidades e não faltam autores que estimulem novatos ou fazem de suas obras uma troca de ideia, uma aula de como escrever mais, escrever melhor, como destravar bloqueios criativos, enfim, livros que dialogam com autores.


E, obviamente,
há escritores brasileiros que escrevem sobre o assunto e compartilham suas experiências.  Como todo bom escritor sabe (ou deveria saber), a leitura é um dos pilares para aperfeiçoar seus textos e fonte inesgotável de inspiração!


Para início de conversa, separei
5 livros nacionais para te dar uma mãozinha na hora da escrita


Então, uma boa leitura!

1. Literatura à margem, de Cristovão Tezza

literatura-a-margem

Tezza é um escritor romancista com mais de 20 livros publicados só no Brasil e com obras publicadas em mais de 18 países. Sua obra de maior destaque é O filho eterno (2007), a qual a versão inglesa foi finalista do prêmio IMPAC-Dublin; o livro foi considerado um dos 10 melhores livros de ficção publicados em língua inglesa no biênio 2011 e 2012.


Tezza também já exerceu o jornalismo, assinou resenhas e textos críticos nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo, e na revista Veja. 


Currículo e bagagem literária para compartilhar não faltam a Cristovão Tezza, inclusive, ele não possui apenas um livro para inspirar escritores. As obras Oficina de Texto e Prática de Textos, ambas publicadas pela editora Vozes, são livros didáticos com ensinamentos e dicas para a prática da escrita.


Mas o livro que escolhi recomendar é Literatura à margem, que é uma coletânea de sete palestras apresentadas por Tezza. Essa ‘antologia de conferências’ é interessante porque trata de assuntos que vão desde a relação da literatura com a psicanálise até os limites entre a ficção, a biografia e o ensaio.


Não se deixe enganar por ser uma coleção de palestras, a narrativa passa bem longe do tom acadêmico, Tezza tem um texto leve e fluido e ele compartilha muitas experiências e suas perspectivas sobre temáticas como ética literária, a ficção hoje e muito mais!

2. O design da escrita: redigindo com criatividade e beleza, inclusive ficção, Antônio Suárez Abreu

o-design-da-escrita

O livro de Antônio Suárez Abreu não é só inspirador, talvez ele seja mais uma ferramenta de consulta para os profissionais da escrita, não somente os autores, mas profissionais de marketing, das Letras e outros que precisam compreender a estrutura textual e ter um suporte gramatical ao alcance.


Mas não se engane, não se trata de um manual com regras de como se deve escrever, eu diria que está mais para um escavador de textos e expositor das estruturas que, por tantas vezes, negligenciamos, mas ficamos boquiabertos quando lemos textos tão bem escritos e fluídos. 


Sabe quando você fica admirando um texto e não sabe explicar o que ele tem de tão bom e/ou diferente? Abreu esmiúça as estruturas textuais para elucidar o leitor e, na parte final do livro ele parte para uma oficina de escrita ficcional, com alguns exercícios para você colocar em prática o que você aprendeu.

3. Ler, pensar e escrever, de Gabriel Perissé

ler-pensar-e-escrever

Essas três ações são intrínsecas ao desenvolvimento de todos nós, e é isso que Perissé demonstra em Ler, pensar e escrever. Logo no início da obra, o autor nos apresenta uma analogia fantástica: ler, tem uma sílaba. Pensar, duas. Escrever, três sílabas. 


A “evolução” das palavras, crescendo sílaba por sílaba, é uma comparação ao desenvolvimento das pessoas, seja profissional ou pessoalmente.


Todos sabemos que quem lê pensa melhor, abre um leque de possibilidades criativas. E, consequentemente, quem tem o hábito da leitura, tende a ter mais facilidade em expressar as ideias com a escrita.


Gabriel Perissé não traz um manual de como escrever melhor, nem dita regras do que ler, o que pensar. Seu livro é um estímulo à escrita, seja acadêmica ou literária.


O livro de Perissé nos traz uma perspectiva da importância de compreendermos que as três atitudes (ler, pensar e escrever) funcionam simultaneamente ao nosso ‘existir’ enquanto escritores e leitores. 


Um leitor exigente se torna um pensador mais qualificado e assume um papel de coautor do texto que lê, porque ele é capaz de criar a sua história em cima do que lê. 


E aí, o próximo passo é se assumir como autor/dono de suas ideias e criar seus próprios textos. É quando ele descobre o prazer da escrita.

4. Os segredos da ficção: um guia da arte de escrever, de Raimundo Carrero

os-segredos-da-ficcao

Raimundo Carrero é escritor e jornalista e sua vocação para inspirar outros escritores não estão somente em suas obras, podemos dizer que Carrero põe a mão na massa.


Desde os anos 90, ele mantém a sua própria Oficina de Criação Literária, da qual já foram revelados alguns escritores nacionalmente conhecidos e premiados, como Marcelino Freire.


E se você ainda não se convenceu da importância de Carrero, no seu currículo ele acumula algumas premiações:  2 Prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA); nos anos de 1995 e 2015; Prêmio Jabuti; em 2000; Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional; em 2009; e Prêmio São Paulo de Literatura, em 2010.


Mas dentre todas suas obras, Os segredos da ficção: um guia da arte de escrever é um convite para o leitor colocar em prática o seu “eu escritor”. Pode parecer fácil para Carrero escrever, afinal, os prêmios falam por si só, mas o autor mostra que todo mundo pode ser um escritor. É (quase) só querer.


É claro que algumas pessoas precisam de alguns estímulos maiores, e Raimundo sabe disso e traz para a conversa alguns autores que fizeram parte do seu crescimento enquanto escritor: Lygia Fagundes Telles, Jack Kerouac, Gustave Flaubert e Mario Vargas Llosa.


O que todos esses autores e Carrero têm em comum? A disciplina e o rigor na criação de seus universos ficcionais. Os segredos da ficção é um convite desafiador, mas que com certeza fará de você um escritor mais preparado.

5. Livro de Escrever, de Maria Rachel Oliveira e Paula Schuabb

livro-de-escrever

Um convite à ação, assim podemos definir Livro de Escrever, porque é realmente e literalmente isso que é a obra de Maria Rachel Oliveira e Paula Schuabb.


Mas não é um convite qualquer, ele é instigante, elucidante e, não menos importante, provocante. Você ainda está muito travado, não sabe como começar a escrever? As autoras mostram que a inspiração que você espera, está em qualquer lugar. 


Sim, em qualquer lugar, mas você tem que estar aberto à ideia de que há literatura até mesmo em uma bula de remédio.


Nesta obra, você não será apenas um leitor ou leitora, mas já assumirá o papel de escritor(a). Como eu disse, mais que um livro, um convite à criatividade!

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Youtube Bingo: a escola para escritores

Tenho certeza que após essa leitura e das dicas dadas, você se sentirá mais inspirado, motivado a produzir!


E já que conhecimento não ocupa espaço, convido você a se aprofundar no ofício de escritor. Para isso, criei um canal no YouTube onde compartilho diversos vídeos para ajudar você na escrita do seu livro.


Conheça o YouTube Bingo, canal feito para quem quer ver suas histórias e ideias correr o mundo! Aprenda a publicar o seu livro, dicas marketing para escritores e muito mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: