Juliano Loureiro • mar. 10, 2022

Compartilhe este artigo:

A autopublicação proporcionou inúmeros ganhos e vantagens para o escritor. É possível gerenciar todos os processos de criação do livro e também todos os ganhos, sem depender de repasses de uma editora. Mas a autopublicação também trouxe ganhos para o leitor. É possível encontrar milhares de boas obras e muitas delas bem curtinhas, que não chegam a cem páginas.


Engana-se quem relaciona um livro curto a um livro ruim ou sem criatividade por parte do autor. É possível criar histórias incríveis em poucas páginas. Na realidade, isso sempre existiu no formato de contos. Mas o comum era publicar uma coletânea de contos em um único livro.


O texto de hoje mostrará 6 livros bons que são curtos e que podem ser lidos em poucas horas. Ficou curioso? Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Antônio e o tempo, de Juliano Loureiro (33 páginas)

antonio-e-o-tempo

33 páginas de uma leitura leve e fluida que nos faz pensar bastante sobre a nossa relação com o tempo. Antônio e o tempo tem a proposta de fazermos uma rápida reflexão sobre a nossa relação com o tempo. Veja abaixo a sinopse do conto publicado por mim:


O que você faria se pudesse parar o tempo?

Em uma tarde despretensiosa, ao voltar da faculdade, Antônio encontra uma maleta velha de couro e decide levá-la para casa. No interior, ele encontra um lindo relógio de bolso dourado. Um relógio especial, capaz de parar o tempo.

As possibilidades parecem infinitas. Nunca mais se atrasaria para eventos, nunca mais perderia tempo com frivolidades e até mesmo poderia se aproximar da garota de quem gostava. A solução para diversas situações de sua vida, entretanto, torna-se um pesadelo. Antônio acha que tudo é possível, que tem o mundo em suas mãos – mas está enganado.

Quando tudo parece fora de controle, ele toma uma decisão que mudará sua vida para sempre.


Leia mais sobre o conto neste artigo aqui do blog Bingo: Antônio e o tempo, o novo conto de Juliano Loureiro.

babilôniaSP: histórias da prostituição masculina em São Paulo, de Pedro Balciunas (68 páginas)

babilonia-sp

Um livro forte, pesado e com bastantes gatilhos. Pedro Balciunas entrevistou alguns garotos de programa em São Paulo e contou como foi essa experiência neste livro. Narrado de forma envolvente o livro é bastante impactante. Leia a sinopse:


"Tem coisas que a gente não sabe como começam. Elas simplesmente são e fazem parte da nossa vida"

babilôniaSP
 é um livro-reportagem que traz os relatos de cinco garotos de programa da cidade de São Paulo. Em depoimentos crus e viscerais, os garotos contam suas experiências, a relação com a família, o trato com os clientes e o que esperam das próprias vidas.


Os depoimentos desses jovens constroem uma visão humanizada, não-ficcional ou romanceada da prostituição masculina na sociedade. Trazem a complexidade da profissão e o modo como esses homens lidam com o aluguel do corpo, a invasão da privacidade da própria casa, da intimidade e de suas orientações sexuais.


Num momento de levante do conservadorismo brasileiro, babilôniaSP é um livro que desmistifica muito do imaginário social ao dar voz a um grupo invisível e marginalizado. Todas as personagens aqui presentes não estão em posição para julgamentos puritanos.


Pedro foi um dos convidados do nosso podcast, o Pod Ler e Escrever. Veja como foi a conversa clicando AQUI.

Garotos Mortos Não Contam Segredos, de Mark Miller (66 páginas)

garotos-mortos-mark-miller

Mark Miller é um fenômeno da literatura LGBTQIA+ e a série "Garotos Mortos", com quatro livros, está entre os mais vendidos da Amazon. Leia abaixo a sinopse do primeiro livro da série, "Garotos Mortos Não Contam Segredos".


Nos subúrbios de Eastview, ninguém morre. Isto é, até um garoto ser estrangulado até a morte por uma figura encapuzada no Colégio Eastview Para Jovens de Elite.


Tomas Minori é um dos nerds esquecidos da escola, e está preso em um relacionamento às escondidas com Mateus Armani, o jogador de basquete mais popular do colégio.


Depois de um de seus encontros noturnos, os dois se tornam as únicas testemunhas desse assassinato. Além disso, há um pequeno problema: o assassino sabe quem são, e ameaça expor sua relação para a escola e o bairro caso falem qualquer coisa sobre o acontecido.


Presos em uma perigosa rede de segredos e desconfianças, os dois garotos têm apenas uma opção: descobrir quem é o assassino de Eastview… antes que sua relação secreta se torne não tão secreta assim. Todo mundo tem segredos, certo? O importante é descobrir o quão fundo você iria para proteger os seus.


Mark Miller também foi um dos convidados do Pod Ler e Escrever. Ouça o episódio com ele clicando AQUI.

Como NÃO ressuscitar uma ex-namorada morta: parte 1, de Leblon Carter (65 páginas)

como-nao-ressustar

Uma fantasia urbana sobre bruxas. Premissa interessante e que prende o leitor nas suas 65 páginas. Uma ótima aposta para quem quer um livro curto e envolvente. Leia a sinopse de "Como NÂO ressuscitar uma ex-namorada morta: parte 1"


Heloisa é uma garota comum. Ela cursa biblioteconomia em uma universidade em São Luís, capital do Maranhão, passa os dias estudando e é melhor amiga de Humberto, um jovem PCD.

Entretanto, o que poucos conhecem é seu lado mais escuro e sombrio: o de uma bruxa. Capaz de conjurar feitiços e propagar maldições com apenas algumas palavras. Mãe Fernanda, que controla o círculo de bruxas no interior da cidade, a educa em reuniões semanais conhecidas como A HORA DAS BRUXAS.

Mas é no dia 31 de Outubro, momento em que seus poderes estão no auge e o m
undo dos vivos e dos mortos se alinham, que algo inimaginável passa por sua cabeça: a ideia de ressuscitar a ex-namorada morta de um amigo. E por quem ela, secretamente, vivia uma paixão escondida.


Leblon foi outro que participou do Pod Ler e Escrever. Ouça agora o episódio clicando AQUI.

Androides Não São Perfeitos, de Jean Gabriel Álamo (30 páginas)

androides-nao-sao-perfeitos

Uma ficção científica incrível, que faz parte do enorme universo expandido criado por Jean Gabriel Álamo. Em apenas 30 páginas, o autor consegue entregar uma boa narrativa e personagens interessantes. Leia abaixo a sinopse de "Androides Não São Perfeitos":


No Século XXIII, a sociedade é dividida entre seres humanos e máquinas dotadas de inteligência artificial. Ambas as formas de vida são regidas pelo Suserano, um cientista que se tornou líder global após transportar sua consciência para o interior de um supercomputador, tornando-se onipresente em meio a um mundo completamente conectado pela virtualidade.

Nesse cenário, a trama acompanha a dupla de detetives Lucas, último policial humano da Terra, e Edson, um androide replicante implacável na aplicação da lei. Ao encontrarem um cadáver do sexo masculino na sarjeta após o toque de recolher, a investigação os direciona para o Rei Amarelo, um poderoso traficante de drogas sonoras do submundo de uma sociedade que adoeceu em busca da perfeição.


Se você gosta de ficção científica, não deixe de conferir o nosso episódio do Pod Ler e Escrever com o Jean Gabriel. Ouça clicando AQUI.

Lar, de Fernanda Clark (7 páginas)

lar

O último livro da nossa lista de hoje é o micro conto da autora Fernanda Clark. 7 páginas que são lidas de forma prazerosa e que prometem surpreender o leitor. Leia abaixo a sinopse:


Um jovem artista e um senhor viúvo se encontram em uma exposição de arte. O senhor fica encantado por um quadro em especial, que ainda não possui nome. Para ele, esse quadro é o mais bonito que já viu. Mas o que a arte daquele jovem tem de tão especial? Lar é um pequeno conto sobre como a arte funciona como verdadeiros óculos, proporcionando que cada um enxergue de uma maneira diferente o mesmo quadro, na mesma exposição de arte.


Chegamos ao final das nossas indicações de livros curtos para serem lidos em poucas horas. O que achou dessa lista? Você gosta de livros assim? Conte-me nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: