Juliano Loureiro • fev. 03, 2023

Compartilhe este artigo:

Um dia inteiro longe das distrações tecnológicas, sem celular e nem redes sociais. Que tal ler um livro em um único dia?


Vai fazer uma viagem e quer distrair para passar o tempo? Um livro pode ser uma excelente companhia, principalmente se você for viajar durante o dia e de ônibus ou como passageiro em um carro.


Ah! Mas você não gosta de começar a leitura e deixar de lado? Não se preocupe, fiz uma lista com
5 livros para você ler em um dia, em questão de horas. Essa lista também é excelente para quem quer conhecer um gênero ou escritor.


Mas é claro que você não tem a obrigatoriedade de ler tudo apressadamente só porque o título do post diz serem livros para ler em um dia.
Na verdade, é uma lista de livros curtinhos, a princípio, todos com menos de 100 páginas.


São dicas de livros curtos, mas que você leia no seu ritmo, combinado? Já deixo o convite para você deixar nos comentários, sugestões de outros livros também.


Boa leitura.

1. Lisbela e o prisioneiro, de Osman Lins (87 páginas)

lisbela-e-o-prisioneiro

A primeira indicação pode pegar alguns desavisados desprevenidos. Sim, o filme com Selton Mello e Débora Falabella é uma adaptação da obra de Osman Lins.


E assim como o filme, o livro é divertido e com toda certeza você irá “devorá-lo” em um dia. E a película dirigida por Guel Arraes foi bem fiel à obra que o deu origem.


Na história, Lisbela é uma jovem de casamento marcado - aqueles famosos arranjados pelas famílias -. A jovem é apaixonada por filmes, vive indo ao cinema e sonhando com os galãs que assiste.


Já Leléu, é um artista circense, malandro e galanteador. Em uma de suas confusões, Leléu é preso exatamente na cadeia em que trabalha o pai de Lisbela. E aí, a história do amor “proibido” acontece. 


Lisbela e Leléu vivem o romance contra tudo e contra todos, a história traz o sertão brasileiro como fundo e personagens regionais caricatos. Com bom humor, a história te prende do início ao fim e garante momentos divertidíssimos.

2. O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (62 páginas)

o-conto-da-ilha-desconhecida

José Saramago é mestre em nos fazer pensar, dar um nó cerebral e ainda consegue fazer isso em poucas páginas. O conto da ilha desconhecida é um livro para você ler em um dia, mas com certeza serão vários dias pensando sobre o que você acabou de ler.


Na obra, um homem pede ao rei um barco para que ele faça uma viagem até uma ilha desconhecida. Bem, até aí nada de mais, certo? Mas a partir dessa premissa, Saramago traz reflexões sobre os conceitos de “viagem”, “desconhecida” e os questionamentos parecem bem pessoais.


Por exemplo: como alguém pode viajar ao desconhecido? Como você descobre que chegou a um lugar que ninguém conhece? 


Pode parecer loucura, mas Saramago traça um raciocínio bem interessante sobre os nossos desejos, como lidamos com aquilo que almejamos, o que estamos dispostos a fazer para alcançar nossos objetivos e sonhos.


Como eu disse, essa leitura ficará na sua mente por muito mais que um dia!

3. O paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe (64 páginas)

o-paraiso-sao-os-outros

Hoje em dia, a sociedade questiona tanto o amor, os relacionamentos, são tantas ponderações, questionamentos e julgamentos que tem até quem resolveu deixar a vida amorosa de lado. Mas, e como será o amor na perspectiva inocente de uma criança?


O escritor e desenhista português Valter Hugo Mãe traz uma singela história de uma menina que observa os casais e seus relacionamentos.


A ingenuidade, a inocência infantil (longe de ser no sentido 'pejorativo') nos traz a perspectiva fascinante e intrigante do que é o amor. A criança não julga, muito pelo contrário, ela sonha com o dia em que também terá a quem amar “puramente”, da mesma forma que ela vê o amor.


Uma leitura rápida, porém bem emocionante.

4. A hora da estrela, de Clarice Lispector (88 páginas)

a-hora-da-estrela

A última obra publicada por Clarice Lispector é apontada por muitos como uma despedida da autora, que faleceria pouco depois do lançamento de A hora da estrela.


A própria história traz um tom melancólico, pois o protagonista é também um escritor. Rodrigo S.M (estudiosos dizem que seriam um alter-ego de Clarice) narra a história de Macabéa, uma jovem órfã criada por uma tia tirana.


O intrigante da história está além da vida de Macabéa, na verdade, tudo que acontece à protagonista serve de reflexão para Rodrigo, que também tem seus questionamentos a respeito da vida. Dúvidas essas que eram as mesmas de Clarice Lispector.


Em um dado momento, Rodrigo afirma “estou escrevendo na hora mesma em que sou lido.”. É a voz de Clarice nos contando como ela cria suas histórias e mais: quais as suas angústias.


Saber que
A hora da estrela foi a última obra de Clarice deixa a leitura muito mais intimista. Se você quer conhecer outras obras da autora, recomendo a leitura de “Top 7 livros de Clarice Lispector”.

5. A morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói (96 páginas)

A-morte-de-Ivan-Ilitch

A morte de Ivan Ilitch é considerada uma das melhores obras já escritas em todos os tempos, e não falo somente da bibliografia de Tolstói, mas de todos os autores e escritores.


A novela conta a história de Ivan Ilitch, um juiz que já conquistou tudo que poderia em relação ao seu emprego e construiu uma vida muito confortável. Até que descobre ser portador de uma doença grave.


Em poucas páginas, Tolstói expõe questionamentos de Ivan sobre a sua significância, reflexões que podemos fazer sobre a importância do que temos, do que somos e da importância do que conquistamos, a qual custo e se vale à pena ao final.


De uma sutileza incrível, A morte de Ivan Ilitch vai te deixar impressionado e reflexivo. Uma curiosidade sobre o livro: ele foi escrito após um hiato na carreira de Tolstói. O escritor só voltou a escrever a pedido de um amigo que estava prestes a morrer. O nome do amigo? Ivan Turguêniev.

Conheça os meus livros

Antes que você saia, quero deixar mais algumas indicações de leitura.


Acesse o meu site e conheça meus livros. Tem distopia YA, história sobre controle do tempo, poemas para dar uma desacelerada na vida corrida e até contihos, para aquela leitura despretensiosa.


E, com certeza, tem leitura que você pode fazer em um dia. Não deixe de conferir e volte para me contar o que achou!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: