Juliano Loureiro • jun. 09, 2021

Compartilhe este artigo:

Aqui no blog BINGO nós já falamos um pouco sobre a biografia da autora e escritora Clarice Lispector, assim como o seu impacto no mundo da literatura. A ucraniana (que mais tarde se naturalizou brasileira) é destacada como a maior autora do século passado.


Em vida, publicou 17 obras oficiais, sendo a primeira
“Perto do Coração Selvagem'' (1943) e a última “Um Sopro de Vida” (1978). Apesar de tantos anos terem passado, os seus contos e frases estão espalhados pela internet, principalmente por serem tão atuais.


Pensando em celebrar a sua obra, separei neste artigo os top 7 livros de Clarice Lispector. Se você quer descobrir quais são, basta seguir a lista!

1 - A Hora da Estrela

a-hora-da-estrela

Esse é dito como o último livro escrito por Clarice Lispector, “A hora da estrela” é também uma despedida. Lançada pouco antes de sua morte, em 1977.


A obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa. 


Em A hora da estrela Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele,
um escritor à espera da morte; ela, uma solitária que gosta de ouvir a Rádio Relógio e que passou a infância no Nordeste, como Clarice. A despedida de Clarice é uma obra instigante e inovadora.

2 - Um Sopro de Vida

um-sopro-da-vida

Ao finalizar “Um sopro de vida”, às vésperas de sua morte, por câncer, em 1977, sabia que este seria o seu livro definitivo. O livro era de fato o sopro de vida de Clarice, que precisava escrever para se sentir viva. 


Na história, ela fala de um homem aflito que criou uma personagem, Ângela Pralini, seu alter-ego. Mas ora ele não se reconhecia em Angela, porque ela era o seu avesso, ora odiava visceralmente o que via refletido naquela estranha personagem-espelho.


Clarice Lispector revela seus próprios impulsos e o quanto é doloroso aceitá-los e deixá-los fluir. Ainda que estes impulsos se realizem através de uma personagem, Ângela Pralini, criada para libertar o autor de seus fantasmas, cumpre o destino de ser o sopro de vida de um escritor.

3 - O lustre

o-lustre

O lustre é, provavelmente, o livro menos conhecido de Clarice Lispector. 


Publicado em 1946 e reeditado pela última vez em 1976, o livro não foge às características que consagraram o estilo único de Clarice:
o delicado tom intimista pontualmente quebrado por perturbadoras metáforas, a exposição impiedosa da alma humana sem que sejam revelados os mistérios de cada personagem. 


Em O lustre a sensação de inquietude é ainda mais intensa. Trafega-se, a maior parte do tempo, pelo mundo interior da protagonista, Virgínia, desde sua infância numa fazenda em um remoto vilarejo do interior até a vida adulta numa cidade grande e solitária.

4 - Laços de Família

lacos-de-familia

Com treze contos, esta coletânea contém algumas das obras-primas da narrativa curta brasileira. Neles, os personagens são sempre surpreendidos por uma modalidade perturbadora do insólito, no meio da banalidade de seus cotidianos. 


Clarice cria situações onde uma revelação, que desconstrói e ameaça a realidade, desvela a existência e aponta para uma apreensão filosófica da vida.
A autora trata a solidão, a morte, a incomunicabilidade e os abismos da existência através da rotina de dona de casa.

5 - A Legião Estrangeira

a-legiao-estrangeira

Os 13 contos de “A legião estrangeira” abordam o cotidiano familiar, a perversidade infantil e a solidão. Como apontou o escritor Affonso Romano de Sant’Anna na introdução de uma antiga edição do livro, para Clarice Lispector importa mais a geografia interior.


Entre os contos destaca-se "Viagem a Petrópolis", escrito quando Clarice tinha apenas 14 anos. Neste, a precoce escritora narra a absurda solidão de uma velhinha que, sem lugar para morar, é empurrada de uma casa para outra.

6 - A Paixão Segundo G.H.

a-paixao-segundo-gh

“A paixão segundo G.H.” conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades. 


Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco, processando-se, então, uma revelação. 


G.H. sai de sua rotina civilizada e lança-se para fora do humano
, reconstruindo-se a partir desse episódio. A protagonista vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem.

7 - A Descoberta do Mundo

a-descoberta-do-mundo

As crônicas neste livro apresentam uma Clarice Lispector “um pouco sem jeito” apresentava-se a seus leitores, em setembro de 1967, cerca de vinte dias após estrear como colunista do Jornal do Brasil. 


Ela sempre deixou claro seu desconforto em escrever por encomenda, algo que fez por muitos anos na imprensa, anonimamente. “Assinando, porém, fico automaticamente mais pessoal. E sinto-me um pouco como se estivesse vendendo minha alma.”, revelou em uma entrevista.


Ao longo dos seis anos seguintes, a escritora aproveitou aquele espaço das formas mais variadas: ela discutiu acontecimentos recentes, filosofou sobre a existência, tratou de acontecimentos cotidianos, falou de sua família e de suas angústias, e até antecipou trechos de seus romances inéditos. 


Esse vasto material foi reunido na coletânea de crônicas “A descoberta do mundo”, em 1984. Os textos revelam elementos da escritora reflexiva que tanto se preocupou com a essência da alma humana.


Gostou de conferir os top 7 livros de Clarice Lispector? Você já leu algum ou despertou a curiosidade? Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui para conhecer a narrativa.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: