Juliano Loureiro • mar. 11, 2023

Compartilhe este artigo:

Ficção científica, um dos gêneros literários mais consumidos do mundo. Também um dos principais estilos cinematográficos. Agora, o que seria da ficção científica se não fossem as invasões alienígenas?


Desde que eu me entendo por gente,
os extraterrestres estão entre a gente, é inegável. Ao menos no que diz respeito às artes, bom deixar claro, vai que vocês acham que tenho alguma informação privilegiada.


A corrida espacial, o Universo, o que ou quem está “lá fora”. Esses assuntos sempre mexeram com o imaginário da população, todo mundo tem as suas percepções e convicções.


A dúvida sobre estarmos ou não sozinhos é uma daquelas coisinhas que ficam nos martelando a cabeça e a gente nunca saberá (?) a resposta. Mas, e se não estivermos? Quem está lá fora é bom ou mau? São verdes? Por que eles atacam só um país?


Essas e tantas outras perguntas já foram respondidas várias vezes e das mais diversas formas na literatura. Quer conhecer algumas das respostas?


Confira alguns livros de ficção científica sobre invasão alienígena e busque conhecimento!


Boa leitura!

Trilogia Comando Sul, de Jeff VanderMee

capa-trilogia-comando-sul

A trilogia conta a história de uma suposta invasão alienígena a uma cidade ao sul dos EUA (afinal, os extraterrestres só invadem por lá, não é mesmo?).


Chamada de Área X, o local agora é ocupado por uma nova “natureza”. Além do território ocupado ser totalmente modificado, seres humanos e animais sofrem mutações, mortes estranhas acontecem constantemente.


As expedições que aconteceram à Área X foram controversas, para não dizer bizarras: 


“Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer.


Ao longo dos três livros:
Aniquilação, Autoridade e Aceitação, o leitor parte em uma das expedições e adentra a um novo mundo(?). O primeiro livro da série foi adaptado pela Netflix, em 2018.

A 5ª Onda, de Rick Yancey

capa-quinta-onda

Partindo da premissa básica de 90% das histórias, alienígenas querem invadir a Terra. Porém, para aumentar o sofrimento de nós terráqueos, ao invés de um ataque letal e devastador, os ETs do romance de Rick Yancey resolveram parcelar o nosso extermínio.


Para acabar com o nosso planeta, os alienígenas lançam ondas de ataque e, ao que tudo indica, a 5ª será a derradeira, porque antes disso, os invasores fizeram questão de fragilizar a Terra e seus habitantes.


Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% dos sobreviventes. Na quarta, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos.


E, como de praxe,
A 5ª Onda também ganhou a sua adaptação cinematográfica.

Os Invasores de Corpos, de Jack Finney

capa-os-invasores-de-corpos

Clássico absoluto do cinema, Os Invasores de Corpos é um dos melhores filmes de ficção científica com pitadas de terror que eu já vi. E confesso que descobri muito tempo depois a sua obra inspiradora de Jack Finney.


O livro foi escrito em 1955, então não espere nada diferente da tradicional invasão alienígena. Na história, algumas plantas (ou seriam pragas?) extraterrestres vagam pelo espaço em busca de um novo habitat, onde possam se reproduzir. Pois bem, adivinhem onde é esse local?


Ao se estabelecerem na Terra, essas plantas substituem os seres vivos - nós humanos -, por suas novas formas. 


Vale a pena a leitura, mesmo parecendo ser “mais do mesmo”, mas
a tensão narrativa chama a atenção dos leitores e os prende numa história sem um apelo para a violência ou cenas exageradas.

O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke

capa-o-fim-da-infancia

Quer alguma coisa diferente sobre invasão alienígena e ficção científica? O Fim da Infância é bem diferente de quase tudo que você já leu. E sabe por quê? Olha só essa sinopse.


Imagine que o planeta estivesse em guerra, mais precisamente na Guerra Fria. Os dois maiores blocos militares da Terra, Estados Unidos e União Soviética, estão ali trocando farpas, se preparando para uma corrida espacial… bem, não precisa imaginar porque vivemos isso num passado próximo.


Só que, não bastasse esse clima ruim, aparece do nada, uma nave espacial. Uma não, quase uma caravana espacial com seus etzinhos, alienígenas e tudo mais. Porém, esses invasores são gente boa. 


Os Senhores Supremos, os invasores, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram muito, mas muito mesmo, as nossas condições de vida. Fome, miséria, guerra, tudo deixa de existir.


Tudo vai muito bem, até aparecer aquela pulguinha atrás da orelha.
Por que esses Senhores Supremos nos tratam tão bem? Qual interesse deles? Será que a gente está pronto para essas respostas?

O Jogo do Exterminador, de Orson Scott Card

capa-o-jogo-do-exterminador

Um clássico da ficção científica, vencedor dos Prêmios Nebula e Hugo, os maiores do gênero.


A história de Orson Scott Card é sobre um garoto de apenas 6 anos que é um recruta na Escola de Combate Espacial. É isso mesmo, crianças são combatentes espaciais na ficção de Card.


Nessa escola - e em outras -, num futuro distante, as crianças consideradas mais talentosas do planeta são preparadas para combater alienígenas em um confronto futuro. 


Ender Wiggin, um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. 


O ponto forte do livro de Card é
a relação conflituosa vivida por Ender e a sua capacidade de resolver, da melhor maneira, esses conflitos apesar da pouca idade. Outro destaque é a narrativa sobre o processo de brutalização imposto às crianças na Escola de Combate, onde são tratadas como qualquer recruta adulto.

A Guerra dos Mundos, de H.G.Wells

capa-a-guerra-dos-mundos

Obviamente, a indicação mais clichê possível. Mas é impossível deixar de citar o pai da ficção científica: Herbert George Wells.


Talvez, falar propriamente sobre o livro seja desnecessário, por que quem não lembra de Tom Cruise e Dakota Fanning nos cinemas? Correndo de invasores que destruíam as cidades americanas (mais uma vez), com seus pulsos eletromagnéticos, redes, braços e pernas cumpridas.


Enfim,
a adaptação cinematográfica captou bem a premissa do livro de Wells. Porém, o sucesso não chegou nem aos pés.


Mais do que falar sobre a história em si, falar da importância de
A Guerra dos Mundos para todo o cenário de ficção científica é muito mais legal. Imagina que, lá nos anos 30, uma rádio resolveu fazer uma radionovela com a obra de Wells. O resultado?


Três milhões de ouvintes ficaram desesperados e começaram a ocupar as linhas telefônicas e correrem pelas ruas, acreditando realmente que o mundo estava sendo invadido.


Olha, sobre o livro só posso falar que você tem que ler, se gosta mesmo de ficção científica. Agora, quer saber mais sobre a obra e o seu autor, confira o artigo:
Livros e vida de H.G. Wells, precursor da ficção científica.

Conteúdos literários no YouTube

Agora que deixei você com boas dicas de leitura, quero te fazer um convite para a gente conversar mais sobre literatura e todo seu universo.


Lá no YouTube, eu tenho um canal onde falo sobre livros, tecnologias, filmes e séries, faço algumas resenhas e reviews.


Conheça o canal Escritor Juliano Loureiro. Se você quiser receber sempre conteúdos literários, inscreva-se e ative as notificações.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: