Juliano Loureiro • jun. 14, 2021

Compartilhe este artigo:

Desde o início da literatura de ficção científica, a viagem no tempo figura como tema bastante explorado. E talvez esta seja a temática de maior desafio para a humanidade, tendo em vista que não estamos nem perto de dar saltos temporais. 


Naturalmente, com o passar das décadas, o nosso entendimento sobre a física e as evoluções tecnológica fizeram com que as obras ficassem bem distintas umas das outras. Pode-se dizer que houve uma "evolução" nos aspectos técnicos dos livros, mas sem deixar de lado o imaginário criativo dos escritores.


No texto de hoje, listo alguns dos grandes clássicos da ficção científica que tem como tema central viagens no tempo. Se você é fã do gênero, certamente gostará dessas recomendações.


Boa leitura!

A máquina do tempo (H.G. Wells)

a-maquina-do-tempo

H.G. Wells é tido como precursor da ficção científica, tendo seu livro de estreia, em 1895, A Máquina do Tempo. A ideia de viajar no tempo não se iniciou com Wells, é bem verdade, ela já existia havia muito tempo, mas certamente essa sua obra é umas das primeiras a serem mencionadas quando o tema é abordado.


No romance, o personagem principal, que não tem nome, sendo chamado apenas de "O Viajante do Tempo", cria, com base em estudos matemáticos, uma máquina capaz de se mover pela Quarta Dimensão, que Wells considerou ser a dimensão do tempo.


Com a máquina, o Viajante do Tempo vai até ao ano de 802.701 d.C. onde conhece os Elóis, seres dóceis e pacíficos, que aparentam ser remanescentes da raça humana, aparentemente vivendo num mundo paradisíaco, sem qualquer tipo de problemas, até perceber que eles, na realidade, servem de alimentos para uma outra raça, os Morlocks, que vivem no subterrâneo e que, apesar de outrora terem sido dominados pelos Elóis, tornaram-se predadores destes.

Flashforward (Robert J. Sawyer)

flashforward

Flashforward possui um tema bastante interessante. Após um experimento físico ocorrido dentro do prédio de controle do Grande Colisor de Hádrons (LHC) do CERN, toda a população mundial fica desacordada por 137 segundos. Ao retornarem, fora o caos causado (acidentes aéreos e terrestres, mortes em hospitais etc), foi percebido que as pessoas haviam tido sonhos 21 anos no futuro. Além disso, algumas pessoas não sonharam. Estariam mortas?


Além de buscarem respostas para os sonhos, há um embate político sobre a causa do apagão. Teria sido o experimento realizado dentro do centro do CERN ou foi uma triste coincidência? Por fim, decidem reproduzir o experimento para provar se ele foi de fato o responsável pelo apagão.

Outlander (Diana Gabaldon)

outlander

Diferentemente dos exemplos acima, e da maioria dos livros sobre viagens no tempo, Outlander: a viajante do tempo, se passa no passado. Aqui, nós temos a protagonista, Claire Randall, enfermeira que atuou na segunda guerra mundial, voltar para o seu marido, desfrutando de uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas.


Durante a viagem, um antigo círculo de pedras chama a sua atenção, visualizando rituais misteriosos. Dias depois, ao retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente ela é transportada para o ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.


Ao perceber que não estava mais na sua época, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos. Mas ela acaba conhecendo Jamie, um guerreiro das Terras Altas. Agora, ela se divide entre o marido, que "ficou" em 1945, e o escocês que acabou de conhecer.

O fim da eternidade (Isaac Asimov)

o-fim-da-eternidade

Com uma boa dose de humor, Asimov nos entrega uma história de amor envolta em ficção científica da mais alta qualidade.


O técnico Andrew Harlan é responsável por fazer pequenas modificações na história durante viagens no tempo. Por menores que sejam - tirar um objeto do lugar, interromper um conversa -, cada uma dessas mudanças altera a vida de milhares de pessoas, evitando até catástrofes séculos à frente.


Em uma de suas missões, conhece Noys Lambert, uma mulher que abala suas convicções e o faz questionar as regras do próprio trabalho, podendo colocar em risco o rumo da humanidade.


A obra foi finalista do Prêmio Hugo e é uma boa porta de entrada para a ficção científica de Isaac Asimov.

Novembro de 63 (Stephen King)

novembro-de-63

Famoso por seus personagens marcantes e histórias sobrenaturais, Stephen King também se aventurou nas viagens no tempo. Com Novembro de 63, King nos entrega uma de suas mais bem conceituadas obras.


Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade no Maine, é recrutado por Al, dono da lanchonete da cidade, para assumir a missão que se tornou a obsessão de sua vida: deter o assassinato de John Kennedy.


Como? Atravessando um portal na despensa da lanchonete que o transporta para o ano de 1958, a época de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Jake logo se vê na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas, onde dá início a uma nova vida e às suas investigações. Mas todas as curvas dessa estrada parecem levar ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis. Em Novembro de 63, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e tão aterrorizante.

Antônio e o tempo (Juliano Loureiro)

antonio-e-o-tempo

O que você faria se pudesse parar o tempo?

Em uma tarde despretensiosa, ao voltar da faculdade, Antônio encontra uma maleta velha de couro e decide levá-la para casa. No interior, ele encontra um lindo relógio de bolso dourado. Um relógio especial, capaz de parar o tempo.

As possibilidades parecem infinitas. Nunca mais se atrasaria para eventos, nunca mais perderia tempo com frivolidades e até mesmo poderia se aproximar da garota de quem gostava. A solução para diversas situações de sua vida, entretanto, torna-se um pesadelo. Antônio acha que tudo é possível, que tem o mundo em suas mãos – mas está enganado.

Quando tudo parece fora de controle, ele toma uma decisão que mudará sua vida para sempre.


Caso queira ler o meu livro, CLIQUE AQUI.


Estes foram os 5 livros selecionados sobre viagens no tempo. Me diz, já leu algum? E se tiver alguma outra sugestão, me conte aqui nos comentário. Até breve!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: