Juliano Loureiro • jun. 13, 2021

Compartilhe este artigo:

Você já se viu na situação em que deseja publicar uma história, mas não chegou a um consenso no tamanho da narrativa? Não quer nada muito breve, mas também não pretende se alongar muito, com receio dos leitores não terminarem a leitura? Publicar uma novela pode ser o mais indicado a você, escritor.


Famosa no Brasil, graças (também) à teledramaturgia, a novela é um dos
estilos narrativos mais apreciados por leitores e escritores. Porém, pouca gente sabe identificá-la ou se embaralha ao diferenciá-la dos seus ‘irmãos’ narrativos: o conto e o romance.


Para acabar de vez com essa bagunça literária,
conceituarei o estilo novela, para que você, escritor, saiba o que está realmente produzindo e, para você leitor, ter a certeza do que anda lendo. 


Estão preparados e preparadas? Boa leitura.

O que é uma novela?

Novela é um estilo literário no gênero narrativo que figura entre o romance e o conto. Ou seja, a novela ainda está longe de ser definida completamente, sem ser necessário diferenciá-la dos outros dois estilos, principalmente do romance.


Caso queira aprofundar-se mais na diferenciação dos estilos literários pertencentes ao gênero narrativo, recomendo a leitura de Romance, conto e novela: entenda as diferenças destes estilos literários. Por agora, foquemos na novela.


A novela, por si só, apresenta uma narrativa que está longe de ser breve (como em um conto), porém ela não se aprofunda tanto nos detalhes, o que faz com que ela não seja tão extensa como um romance. 


A duração da narrativa é um dos pontos determinantes para definição de uma novela, porém ele só é plausível quando você tem a possibilidade de comparar textos de estilos diferentes. Hoje, muita gente delimita uma novela como uma obra entre 100 e 200 páginas.


Obviamente, não é só o tamanho da obra que determina a novela. Ela possui algumas características próprias e outras mais marcantes, que podem auxiliar o escritor a definir a sua linha editorial e, até mesmo, ajudar o leitor na escolha da sua próxima leitura.

Exemplos clássicos de novelas

  1. O alienista, de Machado de Assis;
  2. O exército de um homem só, de Moacyr Scliar;
  3. Vidas Secas, de Graciliano Ramos;
  4. A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água, de Jorge Amado;
  5. A Morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói;
  6. Rei Arthur – Demanda de Santo Graal, Novelas de Cavalaria;
  7. Morte em Veneza, de Thomas Mann;
  8. A Metamorfose, de Franz Kafka;
  9. Um copo de Cólera, de Raduan Nassar;
  10. Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel Garcia Marquez;
  11. O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago;
  12. A Volta do Parafuso, de Henry James;

Características de uma novela

Para que você não ache, no final das contas, que novela é um romance escrito por um autor preguiçoso ou um conto de um empolgado escritor, é importante conhecer as características peculiares do estilo. 


Vale ressaltar, de antemão, que não quer dizer que todas novelas têm essas características, elas podem estar presentes ou não. Confira quais são:

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Pluralidade dramática

Começamos com uma característica fundamental para a diferenciação entre conto e novela. E essa é muito fácil exemplificar, basta citar, por exemplo, as novelas televisivas e as suas tramas.


Em um conto, temos uma única história acontecendo, do início ao fim. Já em uma novela, você pode ter diversas ‘mini-histórias’ que, em algum momento, se cruzam. Ou seja, a novela pode ser composta de vários enredos.

Sucessividade

Essa é uma das características que não é tão rígida. Na maioria das novelas, os fatos acontecem de maneira sequencial, mas isso não é uma regra. Já é bastante comum o emprego de elementos que ‘quebram’ essa sequência narrativa, como, por exemplo, o uso de flashback.

Tempo

A novela é um estilo literário de tempo histórico, ou seja, ela depende do calendário e do relógio para registro temporal do seu enredo.

Espaço

Mais uma característica fundamental para a diferenciação entre conto e novela. Como a novela pode apresentar uma pluralidade dramática, é bem provável que haja também uma variedade de espaços representados ao longo da narrativa.

Linguagem

A novela é um estilo literário com apego popular, por isso mesmo, grande parte das obras do estilo possui uma linguagem simples. 


Porém, não quer dizer que será o mesmo estilo sempre, pois a linguagem deve variar conforme a história apresentada, respeitando o período histórico. Por exemplo: a novela “é de época” ou é uma história que se passa em 2020?

Personagens

Na novela, o número de personagens não é uma regra. Isso, inclusive, torna-se uma ferramenta para o escritor construir a sua narrativa, personagens podem surgir, nascer, morrer, desaparecer conforme a trama.

cta-juliano
cta-juliano

Enredo

O enredo talvez seja o principal diferencial entre um romance e uma novela. Isso por o romance ser mais extenso, então permite uma narrativa mais cadenciada, com mais tempo para contar os pormenores. 


Já em uma novela, o ritmo é mais acelerado, pois, digamos haver menos tempo para contar a história, então a sequência de ações dos atores é maior, dando celeridade à narrativa.

Foco narrativo

Em uma novela, o narrador é onipresente, ou seja, ele tudo vê, ele tudo sabe. E faz todo sentido que o escritor assim seja, porque a linearidade da narrativa depende das informações que o autor sabe sobre todas as histórias e os seus personagens.


Com as características de uma novela apresentadas, fica mais fácil você optar pelo estilo literário de sua obra. Não podemos esquecer de que, na literatura, essa padronização tem linhas tênues entre os estilos, o importante é que, se você pretende se apegar a um estilo, conheça as suas particularidades.

Considerações

Antes de você ir, quero dar uma ajuda ainda maior para você que está escrevendo um livro. Eu também já tive meus momentos de incertezas e dúvidas, mas após muito estudar e praticar, publiquei o meu romance e também produzi um material exclusivo para outros escritores.


Para você que está produzindo ou ponderando começar a escrever um livro, não o faça sem ler o e-book:
Quero escrever um livro. E agora?. Nele, eu dou dicas de escritas e todo o processo em torno disso e como funciona o mercado editorial.


Clique aqui e baixe agora: Quero escrever um livro. E agora?

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: