Juliano Loureiro • jul. 24, 2021

Compartilhe este artigo:

A pergunta do título passa pela cabeça de escritores independentes a todo momento. Aqui no blog BINGO eu já falei bastante sobre como se tornar um escritor independente e também de como divulgar a obra. Mas, afinal de contas, qual a melhor opção de vender livros independentes?


Engana-se quem pensa que esses escritores decidem não procurar um acordo com grandes editoras porque não almejam dinheiro. Em alguns casos pode até acontecer, mas a verdade é que a venda monetizada é sim um dos objetivos dos profissionais independentes.


E o melhor disso tudo é que
100% dos lucros vão diretamente para os escritores — pois não precisam compartilhar com as empresas que imprimem e distribuem as obras. 


E no país como Brasil, onde sabemos que a profissão é desvalorizada, ter essa opção é extremamente benéfico.


Mas quais são as melhores plataformas e opção para vender livros independentes? Se você quer a resposta para essa questão, basta continuar a leitura!

Por que as grandes livrarias não vendem livros independentes?

Você pode estar se perguntando: por que as grandes livrarias brasileiras não compram os direitos e passam a distribuir o livro dos escritores independentes?


Bom, toda essa questão é um pouco complexa e existem vários motivos para isso ocorrer. O primeiro seria pelo simples fato da oferta e procura. As grandes livrarias fazem pesquisas prévias com a população para saber quais temas gostam de ler e apreciar.


Um escritor independente pode ter finalizado uma obra que não “necessariamente” esteja na pauta dessas livrarias. Por isso, torna-se pouco procurado. As possibilidades tornam-se ainda menores quando a questão é vender o livro fisicamente


Outra questão seria a própria baixa na venda de livros no país. Para driblar essa situação, as grandes livrarias fecham acordos com grandes escritores que já possuem público ou personalidades da mídia que estejam dispostos a publicar. Assim, a mídia espontânea é maior, assim como o seu lucro.


Escritores independentes podem ser procurados pelas grandes livrarias caso a publicação ganhe uma repercussão por parte do público.


Por outro lado, os próprios escritores estão cada vez mais buscando outras alternativas para publicar e comercializar suas obras. Os motivos são inúmeros, mas citando alguns:


  • a não necessidade de compartilhar os lucros;
  • a falta de pressão para performar bem nas vendas;
  • a desburocratização do processo;
  • fugir da necessidade de cumprir um prazo de entrega.

Afinal, qual a melhor opção para vender livros independentes?

Antes de tudo, é preciso frisar que não existe a plataforma ideal para vender livros de forma 100% independente. Tudo dependerá das necessidades e vontades do escritor. Algumas plataformas são mais acessíveis para o público, já outras são mais burocráticas (exigindo uma quantidade de documentos para a publicação) e por aí segue.


Mas para não deixar o assunto vago, apresento abaixo as principais:

Clube de Autores

O Clube de Autores se destaca por ser o primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma sob demanda. O que significa que os livros serão especialmente produzidos para os leitores assim que a necessidade de uma certa quantidade de exemplares for requisitada.


Para resumir e contextualizar, você, autor independente, pode subir o seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada por isso.


Leia mais em: Clube de autores: saiba o que é e como publicar e vender seus próprios livros

Google Play Books

Pertencente à Google, o Play Books, a plataforma, também disponibilizada via aparelhos móveis Android, tem como principal finalidade ser uma grande biblioteca virtual. Na sua interface, é possível comprar e comercializar livros - como veremos ao decorrer do artigo.


O mais legal é que o Google Play Livros permite um acesso facilitado às maiores obras literárias de todos os tempos. Sejam disponibilizadas gratuitamente ou pagas, basta realizar poucos cliques para emergir dentro de uma nova leitura.


Leia mais em:
Como comprar e vender um livro na Google Play.

Kindle Direct Publishing

Essa talvez seja a mais famosa da lista. Pertencente à Amazon, o Kindle Direct Publishing permite que você publique seus ebooks de forma independente na loja da Amazon Kindle. 


Dessa forma, é possível fazer alterações em seu ebook a qualquer momento e o distribua globalmente. Uma das grandes vantagens é que a publicação leva menos de cinco minutos e seu ebook aparece na Amazon (para venda) no prazo de 24 horas.


Leia mais em:
Uma breve história da Amazon, maior loja de livros do mundo.

Mercado Livre

Essa opção pode parecer um pouco estranha nessa lista, mas a verdade é que existe a possibilidade infinita de vender coisas e objetos nessa plataforma, inclusive livros.


Ao fazer seu cadastro, é possível soltar todas as informações da obra (como páginas, conteúdo, sinopse, etc.), especificar o preço e determinar o tipo, seja um conteúdo virtual ou físico. Nesse último caso, existe a possibilidade de demonstrar ao futuro leitor o quanto pagará pelo frete e quanto tempo demorará para ter o livro em mãos.

Mesmo sendo uma publicação independente, é necessário o registro ISBN?

Antes de responder a pergunta, vou contextualizar um pouco sobre o ISBN. International Standard Book Number é um identificador numérico de livro comercial que se destina a ser exclusivo. Ou seja, para que um livro seja facilmente identificado, necessita desse registro.


Só pela resposta acima fica claro que, sim, é necessário o registro no ISBN. Afinal, os números gerados trazem informações de extrema importância, como título, autor, país, editora e edição. Dessa forma, todas essas informações ficam armazenadas em sistemas inteligentes, compatíveis com diversos países ao redor do mundo.


Leia mais: Passo a passo para registrar o seu livro no ISBN


Gostou de conferir as melhores opções para vender livros independentes? Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: