Juliano Loureiro • jul. 25, 2021

Compartilhe este artigo:

Ele foi internado diversas vezes em instituições psiquiátricas - das quais fugia -, ele escreveu livros tão ruins que mandou recolher das livrarias, fez parcerias de sucesso no rock nacional, figura no Guiness Book, tudo isso para se tornar um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea e um dos mais importantes escritores do século XX.


A biografia de Paulo Coelho é cheia de curiosidades
e fatos que fazem parte do folclore literário nacional. Idolatrado por muitos, odiado por alguns, a figura do autor permeia não só o campo literário, mas como todo o cenário artístico brasileiro.


Já que quase todo mundo conhece alguma coisa da vida de Paulo Coelho, nada mais justo do que fazer um apanhado dessa vida rica de detalhes e contar para você leitor. Seja para conhecer um pouco mais, seja para descobrir quem é o verdadeiro mago brasileiro.

A vida de Paulo Coelho

Paulo Coelho de Souza nasceu no dia 24 de agosto de 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Apesar de ter nascido em uma família abastada, isso não significou que ele teve uma infância e adolescência tranquila. Muito pelo contrário.


A boa condição financeira da família só deu a Paulo Coelho acesso aos tradicionais colégios do Rio, porém a vida acadêmica do futuro escritor não foi nada fácil. Desde cedo, por volta dos 7 anos, Paulo já demonstrava interesse e afinidade na escrita e outras artes. 


Logo nos primeiros anos escolares, o escritor participava de concursos de poesias e teatros, mantinha um diário para praticar a escrita, mas era desestimulados por colegas e, em casa, enfrentava a oposição dos pais, que gostariam que Paulo seguisse a carreira do pai, o engenheiro Pedro Paulo Coelho.


Esse embate com os pais e a falta de incentivo fez com que Paulo Coelho se tornasse um jovem com sérias crises de depressão e ataques de raiva e frequentasse constantemente clínicas psiquiátricas. 


Mesmo com todos esses contratempos, Paulo Coelho formou-se no ensino médio e até deu início aos estudos na Faculdade de Direito Cândido Mendes. Porém, veio uma das facetas mais conhecidas de Paulo Coelho.


Nos anos 60, Paulo começou a atuar no teatro, tanto como diretor, como ator. E, no início da década de 70, largou a Faculdade para viver literalmente como um hippie. Foi nessa época que o escritor começou a viajar pelo mundo, experimentando praticamente de tudo, desde drogas, às sociedades alternativas, religiões exóticas e o ocultismo.


Ainda no início dos anos 70, vivendo toda essa psicodelia, Paulo Coelho começou a escrever para revistas ‘alternativas’ e, para tornar a vida mais louca ao melhor estilo rock ‘n roll, por volta de 1972, conheceu ninguém menos que Raul Seixas.

Carreira literária de Paulo Coelho

Em 1982, após diversas contribuições para publicações alternativas, Paulo Coelho publica o seu primeiro livro: Arquivos do Inferno. Três anos depois, já lançava seu segundo livro Manual Prático do Vampirismo. As duas obras passaram despercebidas pela crítica e pelos leitores, melhor para o autor, que julgou como péssimos os livros.


Mas em 1986, ainda nessa onda experimental, meio hippie que escolheu viver, Paulo Coelho decide fazer o Caminho de Santiago de Compostela, peregrinação religiosa de quase 800 km do sul da França até à Galiza, com duração de três meses de caminhada. Depois dessa longa caminhada, um ano depois, publica sua aventura, na obra Diário de um Mago.


A partir de Diário, a carreira de Coelho começou a decolar e angariar prêmios e mais prêmios para o escritor. Em 1988, Paulo publica O Alquimista, um livro que chegou, simplesmente, ao primeiro lugar dos mais vendidos em 18 países.


Com O Alquimista, Paulo conseguiu uma projeção que poucos autores tiveram. Só para você ter uma ideia, as obras de Paulo Coelho já foram traduzidas para 69 línguas e editados em mais de 150 países


Seus romances estão nos campos da ficção, da investigação policial, dos temas místicos e da autoajuda.


Se eu for listar, aqui, todas as premiações de Paulo Coelho, vai faltar espaço. Então, confira algumas das principais:


  • Comendador da Ordem do Rio Branco (Brasil, 1998);
  • Chevalier de L’Ordre National de la Legion d’Honneur (França, 2000);
  • Corine Iternationeler Buchpreis (Alemanha, 2002);
  •  Nelsen Gold Book Award for tee Alchemist (UK, 2004);
  • Elle – Melhor Escritor Internacional (Espanha, 2008).


Além disso, em 25 de julho de 2002, foi eleito para ocupar a cadeira de número 21 da Academia Brasileira de Letras. É membro do Instituto Shimon Peres para a Paz, Conselheiro Especial da UNESCO para “Diálogos interculturais e convergências espirituais” e membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship.

Principais obras

  • O Diário de um Mago (1987);
  • O Alquimista (1988);
  • Brida (1990);
  • As Valkírias (1992);
  • Na Margem do Rio Piedra - Sentei e Chorei (1994);
  • O Monte Cinco (1996);
  • Veronika Decide Morrer (1998);
  • O Demônio e a Srta. Prym (2000);
  • Onze Minutos (2003);
  • O Zahir (2005);
  • A Bruxa de Portobello (2006);
  • O Vencedor Está Só (2008);
  • O Aleph (2010);
  • Manuscrito Encontrado em Accra (2012);
  • Adultério 2014);
  • A Espiã (2016);
  • O Caminho do Arco (2017).

Curiosidades sobre Paulo Coelho

Como eu falei lá na introdução do texto, a vida de Paulo Coelho é repleta de histórias pra lá de curiosas. Então, resolvi destacar algumas dessas:


  • o escritor é descendente de  Bárbara de Alencar, avó do também escritor José de Alencar;
  • Paulo Coelho está no Guiness Book como o autor vivo mais traduzido de todo mundo;
  • na verdade, Paulo também figura no Guiness como o autor que mais assinou livros em edições diferentes em uma feira literária, a de Frankfurt, em 2003;
  • apesar do sucesso, seus dois primeiros livros foram fracassos de venda. Arquivos do Inferno não vendeu absolutamente nada e O Manual Prático do Vampirismo foi recolhido das prateleiras das livrarias a mando do próprio Paulo Coelho. Segundo o escritor, o livro ficou horrível;
  • O Alquimista, é o livro brasileiro mais vendido em toda a história e um dos mais vendidos no mundo;
  • o best seller de Paulo Coelho já vendeu mais de 150 milhões de cópias, superando livros como O Senhor dos Anéis e O Pequeno Príncipe;
  • as suas internações em clínicas, na adolescência, estavam atreladas às crises de depressão e raiva, agravadas pelos desentendimentos com seus pais,
  • a parceria com Raul Seixas rendeu alguns dos maiores clássicos do rock nacional: Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás; Gita; Al Capone; Sociedade Alternativa; A Maçã; Medo da Chuva; Eu Também Vou Reclamar; As Minas do Rei Salomão; Não Pare na Pista; Como vovó já dizia (óculos escuros); Tente Outra Vez e várias outras;
  • além de Raul Seixas, Paulo Coelho também fez música com/para Rita Lee, Elis Regina, Fábio Jr., Vanusa e a cantora mexicana Anahí;
  • foi considerado, pela Revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009;
  • em 2016, entrou para a história da literatura mundial: figurou pela 400ª semana na lista dos livros mais vendidos do New York Times;
  • fundou o Instituto Paulo Coelho, instituição sem fins lucrativos, financiada através dos direitos autorais do escritor, dedicada a ajudar jovens e pessoas da terceira idade


Agora que você conheceu um pouco da vida desse importante escritor brasileiro, eu quero lhe fazer uma indagação: 


Você já pensou em seguir os passos de Coelho e publicar suas obras? Sem precisar recolhê-las por achar ruins? Você é um escritor em potencial, mas não sabe como tirar a ideia do papel e fazer a magia da publicação acontecer?


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: