Juliano Loureiro • jan. 13, 2021

Compartilhe este artigo:

Você com certeza já ouviu falar da Amazon. A empresa multimilionária já está presente no mundo todo, no Brasil não seria diferente. Com um acervo enorme de produtos, os que mais são livros. Quantos você já comprou por lá? Neste artigo, falaremos um pouco mais da sua história.


A empresa é um dos primeiros exemplos bem sucedidos de companhias que já iniciaram na internet, formando o famoso
e-commerce. Inclusive, é dita como a pioneira nessa área, criando a popularizando termos que hoje parecem banais para nós, como “colocar a compra no carrinho”.


Quer uma curiosidade já de cara?
O nome é inspirado na natureza do Brasil, mais especificamente no Rio Amazonas. Esse é o maior do mundo em extensão e em fluxo de água por vazão, com exatos 6.992 quilômetros. A ideia era tornar a Amazon a maior dentro do seu segmento, assim como o Rio — e a meta foi alcançada!


Se você quer saber mais sobre a maior loja de livros do mundo, está no lugar correto! Continue a leitura para conferir tudo.

Como nasceu a Amazon?

“Nós tivemos três grandes ideias na Amazon que continuaram conosco durante esses anos e elas são responsáveis por nosso sucesso: colocar o cliente em primeiro lugar; inovar; ser paciente”.


Essa é uma das emblemáticas frases ditas por
Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon. Toda a história tem início no ano de 1994 (mais especificamente no dia 5 de julho), em Seattle, nos Estados Unidos.


Prevendo o boom que a internet teria, Bezos (que possui graduação em engenharia elétrica e informática) sabia que um comércio online seria uma demanda dos consumidores. Junto com a ex-esposa, MacKenzie Scott, abriram em uma garagem um verdadeiro armazém que continha todos os produtos.


Apesar de todo o pedido ser feito online, toda a separação e envio dos materiais era feito de forma “rústica”, com processos manuais. Afinal,
a internet estava dando os seus primeiros passos rumo à popularização, o conceito de “coisas inteligentes” ainda não era uma realidade.


No início, as principais vendas ficavam por conta de CDs físicos e livros. O catálogo ficava disponível por meio de atacadistas e distribuidoras regionais que informavam quais livros estavam disponíveis.


Quer saber qual foi a primeira obra comercializada pela Amazon? O livro
"Conceitos de Fluidos e Analogias Criativas”, do autor Douglas Hofstadter. Sua narrativa apresenta uma coleção de artigos revisados ​​que apareceram antes, cada um precedido por uma introdução de Hofstadter.


Antes de fecharem o nome Amazon, dois foram registrados pela empresa: Cadabra e Relentless. O primeiro foi reprovado por parecer macabro demais, já o segundo (que significa implacável) pareceu arrogante, de acordo com os conselhos de amigos.

Quando a empresa começou a dar resultados?

Apesar de ter sido registrada em 1994, levou um ano para o seu site ficar pronto e funcionar de vez. O motivo para a demora não é para menos: Bezos queria que o comércio online já despontasse como uma grande empresa, e assim o fez. 


Seu sucesso inicial foi tão grande que
editoras de renome, como a Barnes & Noble, sentiram a pressão de adaptar rapidamente seus respectivos negócios para o mundo online.


No primeiro mês de funcionamento, a Amazon já recebeu pedidos de todos os 50 estados dos EUA, além de 45 países ao redor do globo.
Em 97, ela faz a oferta pública de ações já mostrando números bem impressionantes. 


Naquele ano, já eram mais de 2,5 milhões de livros no catálogo e 148 milhões de dólares em vendas.
O resto é literalmente história.

cta-livro-lucas

O único fracasso

Apesar da história de enorme sucesso que dura mais de 27 anos, a Amazon possui na sua trajetória um fracasso que a própria empresa tenta esquecer: Fire Phone, um smartphone lançado em 2014 e fabricado pela Foxconn.


Com uma interface própria, mas nada intuitiva, o modelo surgiu em um mercado no qual os modelos operacionais iOs e Android já estavam consolidados. Além de um acabamento nada convidativo, a sua loja continha pouquíssimos apps (algo parecido com o que aconteceu com o Windows Phone. 


A baixíssima venda e má recepção do mercado culminou na descontinuação do modelo.

Quais são os empreendimentos de sucesso da Amazon?

A Amazon destaca-se por ter criado produtos de extremo sucesso e aclamação crítica. Confira os principais abaixo:

Kindle

O Kindle é um leitor para ebooks, os também chamados livros digitais, criado pela Amazon. Isso significa que ele conta com um sistema operacional criado especificamente pela marca para ser usado nesses dispositivos. 


Ainda existe o
Kindle Unlimited: um serviço de assinatura da Amazon, no qual o usuário para uma mensalidade de R$ 19,90 por mês e tem direito a baixar o e-book, sem prazo para devolução.

KDP

O Amazon KDP permite que você publique seus ebooks de forma independente na loja da Amazon Kindle. Isto significa que você pode fazer alterações em seu ebook a qualquer momento e o distribua globalmente. Uma das grandes vantagens é que a publicação leva menos de cinco minutos.

Alexa

Desenvolvida a partir de inteligência artificial, Alexa é a assistente pessoal criada pela Amazon para executar tarefas por meio de comandos de voz. Disponível nos aparelhos inteligentes da linha Echo da empresa estadunidense.

Amazon Prime

O Amazon Prime funciona como um grande pacote de serviços que oferece aos assinantes ofertas exclusivas, frete grátis e uma série de conteúdos digitais distribuídos via streaming. Foi criado em 2005 nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil em 2020.

Amazon Prime Vídeo

O Amazon Prime Video ou só é o serviço de streaming de vídeo da Amazon que está incluso no pacote do Amazon Prime. Semelhante à Netflix, tem séries, filmes e conteúdos infantis no catálogo, desde exclusivos até produções licenciadas.

Qual o futuro da Amazon?

Durante uma apresentação de resultados trimestrais das empresas, Bezos foi questionado sobre como ele enxerga a empresa em 2030. Categoricamente respondeu:


“Essa é a questão mais importante. Você pode construir estratégias ao redor de coisas que vão se manter estáveis com o tempo. Nessa visão de 10 anos, tem muita coisa da Amazon que não vai mudar. Uma delas, e talvez a mais importante de todas, é que vamos continuar obcecados em nossos consumidores em vez dos concorrentes. Vamos trabalhar para manter essa cultura.”


Gostou de conferir um pouco mais sobre a história da Amazon? Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui para conhecer a narrativa e também como ajudar na publicação do livro.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

utilizando-inteligencia-artificial-para-escrita-de-livros-possibilidades-impactos-e-aspectos-legais
Por Juliano Loureiro 21 abr., 2024
Este artigo explora como a IA está sendo utilizada na escrita de livros, os impactos desta tecnologia na literatura e os desafios legais que emergem. E se você é escritor, certamente este texto é para você. Vamos lá? Boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: