Juliano Loureiro • jan. 28, 2023

Compartilhe este artigo:

A Nielsen BookData é a empresa dos sonhos para quem deseja viver de livros, seja você um autor independente, agente literário, dono de editora ou qualquer outro elo no mercado literário.


Imagine você ter uma equipe à disposição para realizar qualquer trabalho do nicho, desde pesquisas de mercado e tendências a promoção das suas publicações. 


Com anos de mercado,
a Nielsen possui expertise inquestionável, uma gama de serviços que abrange quase a totalidade do ciclo de produção de um livro e ainda atua em diversos países, ou seja, diversas culturas literárias.


Se você achava impossível alguém abraçar toda a cadeia produtiva de um livro, está na hora de conhecer a Nielsen BookData e seus serviços.

O que é a Nielsen BookData?

Logo que entramos em seu site (em inglês), temos a definição pela própria empresa “nós fornecemos uma gama de serviços para a indústria internacional (grifo nosso) de livros, auxiliando na descoberta e compra, distribuição e mensuração de vendas de livros.”.


Destaquei a parte referente ao trabalho global da Nielsen, pois acredito ser um baita diferencial, uma empresa que se estabelece em diversas culturas, não se limitando exclusivamente ao seu país de origem. Isso é bom para toda a cadeia literária, principalmente para escritores “menores” e/ou independentes.


Além do Reino Unido, a Nielsen BookData possui escritórios na Austrália, Brasil, Índia, Itália, Nova Zelândia, México, África do Sul, Polônia, Espanha e Emirados Árabes Unidos.


A história da Nielsen começou há muitos anos, mais precisamente no ano de 1858, com a fundação da revista The Bookseller por Joseph Whitaker. Cada edição da Bookseller incluia uma lista de publicações de nada mais, nada menos que 129 editoras.


Hoje, a Nielsen BookScan administra ISBN e SAN para o Reino Unido e Irlanda.


Dentre seu escopo de trabalho, a empresa oferece aos editores uma variedade de serviços, desde atribuir um ISBN até adicionar seus metadados ao banco de dados e ferramentas promocionais para ajudar na comercialização dos livros.


Outro serviço é a Nielsen BookData Research, que fornece análises de vendas no varejo para livros impressos.

A Nielsen BookScan no Brasil

Operando no Brasil, desde julho de 2013, a Nielsen oferece o serviço Nielsen BookScan que oferece uma mensuração contínua do mercado de vendas de livros no varejo nacional, com base em dados dos pontos de vendas físicos e online.


Os dados do Nielsen BookScan são fornecidos por meio de uma plataforma de
business intelligence online, permitindo que você filtre quantos detalhes forem necessários.


Alguns dados são coletados em lojas físicas e varejistas de e-commerce. Algumas dessas informações, como quantidade e preço das vendas, são as mesmas fundamentais para a divulgação dos best sellers nacionais e internacionais. A Nielsen, chega a rastrear as vendas de mais de 90 mil títulos por semana.


Você pode estar se perguntando o porquê disso tudo. 


Mas só com o acompanhamento do mercado é que você consegue enxergar as tendências de longo e curto prazo, compreender as preferências do consumidor e
entender todo o ciclo dos livros publicados e vendidos para o mercado nacional.


Com essa análise em mãos, os varejistas tomam decisões assertivas sobre quais títulos trabalhar, evitando custos de devoluções e pedidos sem grandes relevâncias.


Já os editores conseguirão decidir sobre possíveis reimpressões, distribuições, ter mais clareza sobre os números de cópias vendidas e valores.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Os principais serviços da Nielsen Book

Publicação

A Nielsen oferece serviço para você que é autor independente ou até mesmo um editor, que deseja publicar livros de outros autores. O primeiro passo é a orientação para o processo de atribuição de um código ISBN e código de barras para as publicações, além de auxílio no processo de divulgação, distribuição e venda.


Para quem não sabe, o ISBN é o International Standard Book Number (Padrão Internacional de Numeração de Livro), apesar de não ser obrigatório, pense que o ISBN é o RG ou CPF do seu livro. Recomendo a leitura:
Vantagens do ISBN: veja as 7 principais!

Descoberta

Você que é varejista precisa saber o que está vendendo e o que é tendência, certo? A Nielsen te ajuda na descoberta e compra dos livros.


A Nielsen coleta dados de livros em inglês, incluindo áudio e e-books, de editoras em 93 países em todo o mundo. 


Os dados são coletados de mais de 60.000 editores e fornecedores em todo o mundo por meio de feeds de dados eletrônicos. A Nielsen trabalha com vários parceiros de dados nos Estados Unidos para garantir uma cobertura abrangente.


Hoje, ela conta com mais de
46 milhões de títulos em seus bancos de dados.

Mensuração

A Nielsen BookScan pode fornecer dados de venda sobre qualquer livro que ela tenha em seus bancos, em 11 países.


Esse trabalho da Nielsen BookScan é um dos mais importantes, seja você um escritor, livreiro, agente ou qualquer outro elo da cadeia do livro. E por que essa mensuração é importante? Porque só com dados, você:


  • monitorar títulos e autores em relação à concorrência e ao mercado;
  • análise dos preços e descontos praticados;
  • medir o desempenho de campanhas de marketing e promoções;
  • acompanhar tendências;
  • compreender diferentes mercados.
cta-juliano
cta-livros

Insights

A Nielsen disponibiliza toda sua expertise de mercado para te orientar sobre tendências e posicionamento de mercado. Com tudo que falamos até agora, fica evidente que a Nielsen tem muito a acrescentar a qualquer estratégia voltada para o mercado de livros.

Promoções

A Nielsen ajuda o seu livro a “se vender sozinho”.


Um membro da equipe editorial gerenciará suas informações, garantindo precisão, consistência, pontualidade e integridade de seus registros. Tudo isso para que você tenha  vantagem competitiva quando vistos por compradores de livros em todo o mundo.

Outras histórias e dicas sobre o mercado literário, no YouTube

Impressionante a história e os serviços da Nielsen, não é mesmo? E, antes de sair da página, quero convidar você para continuar nossa conversa sobre o mercado do livro.


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre tudo que envolve literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: