Juliano Loureiro • fev. 22, 2021

Compartilhe este artigo:

O acesso à leitura no Brasil não é uma realidade para a maioria da população, infelizmente. Preços recorrentemente altos e localização de bibliotecas e livrarias deficitária são alguns dos fatores. A consequência direta de tudo isso é que para os boa parte da população brasileira a leitura não é um hábito, principalmente quando falamos da leitura por lazer, ou seja, quando não se leva em conta leitura obrigatórias para estudo ou trabalho.


Neste blogpost, vamos falar sobre um desses aspectos: o preço. Ele é caro por alguns motivos e nas próximas linhas você entenderá melhor este cenário. Boa leitura!

Fatores que influenciam no preço do livro

Para saber o preço de capa de um livro, é preciso entender que o preço é variável de acordo com alguns aspectos, como número de páginas, qualidade do papel e tiragem. Ou seja, quanto menor a tiragem e maior fora a qualidade gráfica do livro, maior o preço.


Mas o valor industrial, como é chamado toda essa parte de papel, gráfica e embalagem é apenas uma pequena fração do preço final do livro. Confira outros fatores, e seu respectivo impacto, que determinam o preço final do livro:


  • 10%: direitos autorais do autor;
  • 15%: distribuidores;
  • 35%: livrarias;
  • 30%: editora;
  • 10%: custos industriais.


Estas são porcentagens aproximadas e podem variar bastante de acordo com a realidade de cada editora e de acordo com as relações comerciais estabelecidas. Mas isso não é tudo, ainda podemos destrinchar mais essas porcentagens. Dos 30% que cabe à editora, estão os seguintes custos:


  • 5%: custos editoriais (revisão, diagramação, tradução, capa, ilustração);
  • 15% despesas administrativas (folha de pagamento, marketing e logística);
  • 5% provisões para perdas (estoque, adiantamentos e contas a receber);
  • 5% lucro da editora.


Novamente, estas são porcentagens aproximadas e podem variar bastante.


Estas informações foram extraídas do Retratos da Literatura no Brasil, pesquisa publicada em 2020.

cta-livro-lucas
cta-livro-bingo

Preço médio de um livro no Brasil

Agora que sabemos como é composto o preço médio de um livro no Brasil, fica mais fácil entender o valor nominal (preço que o consumidor paga) de um livro.


Em 2019, o valor nominal foi de R$ 19,00, frente aos R$ 14,20 de 2006. Apesar do aumento, se levarmos em conta a inflação durante esse período, o valor nominal médio para 2019 deveria ter sido de R$ 29,48 nos preços atuais. Mas isto não quer dizer que está barato, apenas nos diz que está mais acessível que naquela época. E, como disse, o preço de um livro pode oscilar bastante.


"Apesar do pesares" há uma tentativa de democratização da leitura no nosso país. Um exemplo conhecido de quem acompanha o mercado editorial é O Código da Vinci. A obra de Dan Brown foi lançada no Brasil por R$ 34,90. Em valores corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o preço do livro deveria ser o equivalente a R$ 83,67 atualmente. E, em pesquisa rápida pela Amazon, encontramos este livro por R$ 34,90, o que representa um valor congelado desde o lançamento em 2004.


Um livro lançado hoje, do gênero de ficção, parecido com a obra de Brown, tem o valor nominal na casa dos R$ 40, R$ 50, em edições padrão. Ou seja, há uma forte tentativa do mercado editorial em baixar os preços dos livros no Brasil.


Qual a sua opinião sobre os preços e mercado editorial no Brasil? Escreva aqui nos comentários e nos vamos no próximo texto! Até!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: