Juliano Loureiro • fev. 10, 2022

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O escritor independente também deve cuidar da sua própria imagem e da divulgação do seu livro. Muitos ainda acreditam que um livro é capaz de se vender sozinho, mas a realidade é dura. Se não houver grande esforço, dificilmente ocorrerão grandes vendas.


Uma das estratégias a serem adotadas para divulgação é a criação de conteúdos para as redes sociais e outras formas de mídia. E o conteúdo não é simplesmente um "post no Insta". Existem diversos formatos e locais para se criar e divulgar o seu trabalho.


No texto de hoje, falarei sobre quais são esses conteúdos a serem criados. Importante dizer que o escritor não precisa necessariamente fazer tudo e divulgar em todos os lugares. A produção de conteúdo deve ser feita de forma constante, de uma forma que o escritor consiga executar sempre, afinal, os resultados colhidos pelo marketing digital e todas as suas estratégias aparecem em médio e longo prazo. É preciso insistir.


Bom, sem mais delongas vamos ao texto. Boa leitura!

O que é produção de conteúdo?

Produção de conteúdo é a atividade realizada que consiste em criar ou desenvolver conteúdos com o objetivo de divulgar um produto ou serviço. O termo "produção de conteúdo" é comumente utilizado por profissionais do marketing digital e é um dos principais pilares do Inbound Marketing, a vertente do marketing que visa atrair novos clientes.


Esta não é uma atividade pontual. Deve ser feita constantemente, para que seja possível criar e/ou elevar a reputação do escritor. Como dito na introdução deste texto, o escritor independente é, geralmente, o único responsável pela sua imagem e pela divulgação do seu livro. Produzir conteúdos, principalmente na internet, ajuda na descoberta da obra pelos leitores e na criação da imagem do escritor no mercado do livro.

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Quais tipos de conteúdo podem ser feitos pelo escritor?

Veja abaixo quais são os principais tipos de conteúdos que podem ser criados por escritores:

Imagens e vídeos para redes sociais

Publicar nas redes sociais é a primeira opção da maioria das pessoas que estão iniciando a produção de conteúdo. Apesar de ser uma ótima opção, não é a única e deve ser feita de forma inteligente. "Publicar por publicar" não funciona mais. As imagens e vídeos compartilhados devem atrair a atenção do leitor,


Para entender melhor qual conteúdo produzir (e também se inspirar), pesquise por grandes perfis literários e de escritores que movimentam bem as redes para entender o que eles compartilham. Todavia, é importante dizer que o conteúdo que funciona para eles não necessariamente funcionará para você.

Artigos e resenhas para blog

Negligenciado pela maioria das pessoas, o blog ainda é ferramenta fundamental para os escritores que querem ter relevância no mercado do livro. Além de validá-lo como escritor, afinal, são publicados textos, o blog é atualmente a única ferramenta que garante audiência para quem produz bons conteúdos de forma regular.


Diferentemente das redes sociais, onde somos bastante reféns dos algoritmos, cortando o nosso alcance com frequência, o blog não sofre dessas alterações repentinas e permite um crescimento constante.

Materiais off-line

Leitores adoram "mimos", como marcadores de páginas, postais etc. Com o avanço da tecnologia é possível criar QR-code's unindo o off-line com o on-line. Apesar de marcadores de páginas, por exemplo, não ser uma novidade, é bastante aceito pelo público e ainda contém um desses QR-code's que direcionarão o leitor para o site ou rede social do escritor.


É importante focar na experiência que o leitor terá com você. Assim, ele estará mais propenso a comprar a sua obra.

Conteúdos com planejamento e estratégia

Agora que você já sabe quais tipos de conteúdos podem ser produzidos, é preciso entender os resultados esperados com a divulgação só ocorrerá caso seja desenvolvido um bom planejamento. Planejar e definir de forma prévia qual conteúdo será produzido e onde/como ele será divulgado.


É importante pensar em particularidades do mês como datas comemorativas ou eventos literários. Também é válido fazer listas de autores e perfis literários para parcerias, pensar em conteúdos que sem encaixam melhor no começo ou no final do mês e até mesmo entender como um meme pode ser replicado. Crie uma planilha e nela defina quais conteúdos serão criados e quando/onde serão publicados. Dessa maneira, é possível pensar com antecedência, evitando imprevistos.


O que achou do texto de hoje? Não se esqueça de comentar aqui abaixo sobre suas experiências e resultados com a produção de conteúdo. Nos vemos em breve. Até!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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