Juliano Loureiro • fev. 12, 2022

Compartilhe este artigo:

Você sabe o que faz uma editora? Antes do livro ficar pronto, há diversas etapas importantes nas quais a editora é responsável. No texto de hoje, você entenderá quais são as principais atividades desenvolvidas por uma editora.


Tenho certeza que este texto ajudará você no processo de publicação do seu livro. Ficou interessado? Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Afinal, o que é uma editora?

As editoras são, geralmente, empresas privadas que coordenam e executam o processo de editoração e publicação de obras literárias, partituras, revistas, discos, jornais etc.


Ou seja, uma editora é responsável por organizar, corrigir, criar e tornar o produto bruto do seu cliente em algo comercial. Geralmente, as editoras são especializadas em um determinado nicho, como livros didáticos, livros de ficção, periódicos (jornais e revistas) etc.


No Brasil, temos diversas editoras grandes e que só trabalham com autores selecionados. Aqui no blog Bingo já falamos sobre essas editoras. Para conhecer as maiores editoras do Brasil, basta clicar AQUI.

Processo de editoração

Veja abaixo quais são as principais atividade executadas por uma editora:

Análise de original

A análise de original ocorre principalmente nas grandes editoras, que são bastante cobiçadas pelos escritores. Esta atividade consiste em uma análise rápida do livro que se quer publicar. E, caso seja de interesse da editora, este livro pode ser publicado.


Para aumentar as chances de ser lido, é recomendado a criação de um book proposal. Para saber como criar um book proposal, basta clicar AQUI.

Leitura crítica

A leitura crítica apontará possíveis mudanças na estrutura do livro. Este profissional falará se a narrativa tem boa cadência, se os personagens são bem desenvolvidos, se há erros cronológicos ou uso indevido de termos etc.


Quando há a leitura crítica por parte de uma editora, pode ser que as alterações sejam grandes, fazendo a obra não ficar 100% como pensou o escritor inicialmente.

Revisão textual

A revisão textual é focada nas correções gramaticais e, em alguns casos, na melhoria do vocabulário com alterações pontuais. Vírgulas, "porquês" e acentuação são apenas algumas das correções bem comuns.

Copidesque

O copidesque pode ser entendido como uma revisão textual mais profunda. Aqui, além das correções gramaticais, são feitas alterações na história, retirada ou acréscimo de frases e até parágrafos inteiros.


Quando se tem trechos que não fazem sentido, por exemplo, cabe ao copidesque "interferir". Da mesma forma, cabe ao copidesque escrever uma parte para complementar uma ideia escrita de forma superficial pelo escritor.

Diagramação

Com o texto revisado, é o momento de diagramar as páginas do livro. Margem, espaçamento, fonte, definição do sumário, inserção das informações técnicas, capa e outras atividades fazem da diagramação.


Importante ressaltar que um livro só deve ser diagramado após a finalização das alterações do texto, para que não haja retrabalho.

Registros na CBL

A Câmara Brasileira do Livro é a responsável por emitir o ISBN, código de barras, registro de direitos autorais da obra e a ficha catalográfica. Estes registros são essenciais para que livros físicos sejam vendidos nas lojas. Para e-books, é opcional na maioria das plataformas de publicação.

Preparação do e-book

Geralmente os e-books possuem o formato de arquivo ePUB. O ePUB é um formato adaptável a qualquer dispositivo eletrônico, seja ele um tablet, smartphone ou Kindle.


A partir do documento diagramado, que geralmente é salvo em PDF, a editora cria um novo arquivo em ePUB.

Desenvolvimento da capa

As editoras possuem um corpo de "capistas" responsáveis por dar vida à obra. Esta etapa é delicada em alguns casos. Algumas editoras têm regras e linhas de criação das capas, o que pode não ficar exatamente da maneira como idealizou o escritor.

Publicação

Após finalizada todas as etapas citadas acima, a editora fará a publicação do livro, que pode ser no formato físico e/ou e-book. As grandes editoras, que trabalham com um corpo fechado de escritores, definem onde o livro será vendido, valor praticado e demais estratégias de divulgação e venda.


Editoras menores, principalmente àquelas que são prestadoras de serviços, apenas entregam o livro físico e o arquivo digital do livro para o escritor. Toda a divulgação e venda passa a ser de responsabilidade dele.

Como encontrar uma boa editora?

Este é um grande desafio. As grandes editoras dificilmente aceitarão o seu original, devido a alta concorrência do mercado. Em contrapartida, existem centenas de editoras que publicam livros sem fazer um processo seletivo. Todavia, o escritor é quem arca com todos os custos de publicação, além de ter que fazer todo o marketing de divulgação.


Certifique-se que a editora possui bons livros publicados, feedbacks positivos e, se for o caso, faça vários orçamentos e veja qual se adequa melhor ao seu bolso.


Chegamos ao fim do nosso artigo e espero que tenha sido útil para você na busca de uma editora para o seu livro. Agora, quero saber de você. Comente abaixo as suas experiências com a publicação de livros. Nos vemos no próximo texto. Até!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 10 mai., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: