Juliano Loureiro • jan. 14, 2021

Compartilhe este artigo:

Elementar, meu caro Watson!


Nove em cada dez leitores, segundo meu palpite, adoram um suspense. Pode ser que eu tenha superestimado esse índice, mas é fato que sempre livros e romances policiais estão sempre figurando entre os mais lidos.


Não é de hoje que o romance policial permeia o imaginário dos leitores com suas intrigas, suspense, mistério e, claro, personagens bem construídos, tornando-se ícones da literatura e do universo pop. 


E o mais legal é que, nem sempre, os personagens que se destacam nos livros policiais são os mocinhos. Com certeza você tem um vilão preferido, saído de um clássico policial.


Neste post, selecionei alguns livros de romances policiais que, com certeza, irão prender a sua atenção. De clássicos da literatura mundial aos novos talentos literários, inclusive com grandes autores nacionais. Se você ainda não leu os livros, já anote e prepare um cantinho na sua estante e se você já tiver lido algum deles, compartilhe com a gente a sua experiência.


Preparado ou preparada? Boa leitura!

1 - Uma mulher no escuro (Raphael Montes)

uma-mulher-no-escuro

Nada mais justo do que começar a nossa lista com um autor nacional, já podemos afirmar que é renomado e premiado. Vou começar a minha lista de romances policiais com o vencedor do Prêmio Jabuti 2020 Uma Mulher no Escuro, do consagrado Raphael Montes.


Imagine você, aos 4 anos de idade, assistir a sua família toda ser assassinada à facadas e, com requinte de crueldade, o assassino deixa sua marca, pichando os rostos de suas vítimas. Essa é a história de Victória, uma mulher que cresceu com esse trauma. Porém, parece que a história não terminou na sua infância.


Quer saber mais sobre essa história premiada? Eu fiz uma resenha sobre a obra e você pode ler em:
Resenha: Uma mulher no escuro (Raphael Montes).

2 - Casos de Família: Arquivos (Ilana Casoy)

casos-de-familia-ilana-casoy

Aqui temos uma obra diferente. Primeiro, por não se tratar de uma ficção e sim de histórias reais. E aí entra um aspecto que pode ser mais atraente para quem ainda não conhece esse livro, mas não temos uma só história, mas duas. E duas histórias que mexeram com todo o Brasil: o assassinato do casal Richthofen e de Isabella Nardoni.


Bem, falar sobre os casos, não necessariamente torna o livro diferente de tudo que se tem publicado por aí, porém, o fato de ter escrito por Ilana Casoy nos dá outra perspectiva das histórias.


Ilana Casoy é criminalista e esteve junto à Polícia Civil, Científica e Ministério Público na apuração dos dois casos, colhendo provas, depoimentos e tudo mais que pudesse incriminar os assassinos e os levarem ao julgamento.


O interessante dessa obra é perceber como detalhes podem mudar o rumo das histórias, por mais macabras que elas sejam. Uma leitura um tanto quanto intrigante para quem gosta de mistérios.


Agora, se Ilana Casoy tem como profissão algo que lhe permite mergulhar nas mentes criminosas e
Raphael Montes tem uma narrativa que nos deixa apreensivo, imagine o que esses dois não poderiam fazer juntos! Aliás, nem precisa imaginar, você pode ler e, até mesmo, assistir na Netflix.

Bom dia, Verônica, de Andrea Killmore (Raphael Montes e Ilana Casoy)

bom-dia-veronica

Não tem como falar de Bom dia, Verônica sem se referir ao sucesso da série produzida pela Netflix. Uma das melhores produções televisivas brasileiras dos últimos tempos foi sucesso não só aqui, mas teve milhares de telespectadores pelo mundo, graças à plataforma de streaming.


Obviamente, o sucesso da obra não se deve exclusivamente à Netflix, afinal, a história é boa graças ao talento de Andrea Killmore. Bem, digamos que Andrea tenha 4 mãos e duas mentes brilhantes por trás desse pseudônimo.
Raphael Montes e Ilana Casoy são os autores de Bom dia, Verônica.


Na história, temos Verônica Torres, uma secretária de polícia que tem sua vida virada do avesso ao presenciar o suicídio de uma jovem e receber um pedido de socorro de uma mulher desesperada.


Para saber um pouco mais sobre a história, recomendo a leitura do post: 
Resenha: Bom dia, Verônica (Raphael Montes e Ilana Casoy).

4 - O Silêncio dos Inocentes (Tomar Harris)

o-silencio-dos-inocentes

A prova de que o vilão pode, sim, ser o nosso personagem favorito está nessa obra prima de romance policial de Thomas Harris. É em O Silêncio dos Inocentes que somos apresentados a Hannibal Lecter, um psicopata pra lá de “cativante”.


O romance policial ganhou as telas do cinema e arrebatou os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Jodie Foster) e Melhor Ator (Anthony Hopkins). Hannibal Lecter, o psicopata canibal, tornou-se ícone da cultura pop.


A história de Harris conta da parceria um tanto quanto inusitada entre uma jovem agente do FBI e um psiquiatra psicopata, em busca da resolução de um caso que mexeu com todo o Estados Unidos. Cinco mulheres foram brutalmente assassinadas e só uma mente inteligente e perversa como a de Hannibal Lecter pode ajudar Clarice.


É claro que Hannibal não entrega tudo de mão beijada, para ajudar o FBI há um jogo perigoso de trocas de favores e compartilhamento de informações que deixam Clarice em situações delicadas.

5 - Assassinato do Expresso Oriente (Agatha Christie)

o-assassinato-no-expresso-do-oriente

Agatha Christie não poderia nunca ficar de fora de uma lista sobre romance policial. Muito menos, um dos detetives mais famosos da literatura: Hercule Poirot.


Em
O Assassinato do Expresso Oriente, Poirot encontra-se a bordo de um trem expresso quando um assassinato ocorre. O que torna a história envolvente é que a vítima é um homem de muitos inimigos, ou seja, praticamente todos os passageiros são suspeitos. E a viagem de trem não é nem um pouco sossegada, devido a uma forte nevasca, a rota teve de ser alterada.


E, para dar um ar mais misterioso: a história é baseada em fatos reais, em um sequestro ocorrido em 1932, nos Estados Unidos.

6 - Os homens que não amavam as mulheres (Stieg Larsson)

os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres

Mais um romance policial que ganhou as telas de cinema com uma história de arrepiar os cabelos, te prender no sofá e viver momentos de tensão enquanto folheia as páginas desta obra de Stieg Larsson. Os Homens que Não Amavam as Mulheres ganhou duas versões cinematográficas: uma sueca e uma versão americana. A primeira é tida como “original” e mais chocante que a versão americana.


A série Millenium é composta pelos livros:
Os Homens que Não Amavam as Mulheres, A Menina Que Brincava Com Fogo, A Rainha do Castelo do Ar (esses três primeiros de autoria de Stieg Larsson), A Garota na Teia da Aranha, O Homem Que Buscava a Sua Sombra e A Garota Marcada Para Morrer (esses últimos da autoria de David Lagercrants).


A história do primeiro livro nos apresenta o jornalista Mikael Blomkvist e a jovem Lisbeth Salander, uma garota inteligente, porém com uma vida praticamente arruinada no passado e com sérios problemas comportamentais, digamos assim.


Os dois estão juntos para investigar o suposto assassinato de Harriet Vanger, sobrinha de Henrik Vanger que é dono de um império industrial. Henrik acredita que sua sobrinha e herdeira tenha sido assassinada por alguém da própria família. 


Em paralelo às investigações, Blomkvist e Lisbeth precisam lidar também com seus problemas pessoais e vão descobrir que a família Vanger tem muitas coisas para esconder.

7 - Mr. Mercedes (Stephen King)

mr-mercedes

Se você é um leitor assíduo do blog, deve ter pensado que, FINALMENTE, essa seria uma lista de indicações em que Stephen King não daria as caras, não é mesmo? Infelizmente, você errou! Aliás, felizmente! Você vai poder conhecer um lado menos aterrorizante do Mestre do Terror.


Mr. Mercedes
é o primeiro livro de uma trilogia criada por King, que tem como personagem principal o detetive (quase) aposentado Bill Hodges. Os outros dois livros são: Achados e Perdidos e Último Turno.


Na primeira história da trilogia
Bill Hodges, o detetive que já estava pendurando as chuteiras vê-se obrigado a voltar à ativa, após um caso não resolvido do passado bater à sua porta. Anos antes, um assassino utilizou-se de uma Mercedes para atropelar e matar oito pessoas que estavam em uma fila de busca de emprego. Hodges fracassou na resolução do caso e, quando menos esperava, uma carta assinada pelo “O Assassino do Mercedes” lhe chega em casa.


Bill Hodges resolve abandonar a deprimente aposentadoria para encontrar o assassino que praticamente lhe aposentara. 

8 - Não fale com estranhos (Harlan Coben)

nao-fale-com-estranhos

Se você ainda não conhece Harlan Coben, está perdendo uma das mais novas brilhantes mentes da literatura policial. Para você ter ideia, Coben já vendeu mais de um milhão de cópias de seus livros, só no Brasil.


Não Fale com Estranhos também ganhou sua adaptação televisiva pela Netflix. Nessa obra de Coben, temos a história de Adam Price, que tinha uma vida dos sonhos, até encontrar com um estranho e ouvir coisas que o levam a confrontar tudo o que tem vivido.


A sua esposa, Corinne, seria tudo o que aparenta ser? Adam Price está convicto que não e a busca por respostas vai levá-lo a um universo de mentiras, chantagens e assassinatos.

9 - O Cão dos Baskervilles  (Arthur Conan Doyle)

o-cao-dos-baskervilles

É claro que eu não poderia terminar essa lista, neste momento, sem trazer uma história do detetive mais famoso do mundo. Uma lista de livros policiais sem citar sir Arthur Conan Doyle, não terá crédito algum entre os leitores de romances policiais.


Em
O Cão dos Baskervilles, o ‘pouco famoso’ Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. Watson investigam a morte misteriosa de sir Charles Baskerville. A família Baskervilles é assombrada pela história de um cão raivoso que circula nos entornos da mansão da família. 


Charles não foi o primeiro a morrer na casa, apesar do seu corpo ter sido encontrado em um pântano próximo e ele ter problemas cardíacos, acredita-se que o tal cão assombroso é o responsável pela morte, não só de Charles, mas de todos que tentaram estabelecer moradia na mansão. A missão de Holmes e Watson é exatamente descobrir os mistérios da mansão, do cão e da família Baskervilles.


Nove sugestões para te prender à cadeira e despertar seu lado investigativo! Quais dessas obras você conhece e recomenda para quem está em busca de um bom romance policial? Quais obras valem a indicação e não apareceram por aqui? Deixe seu comentário!


Mas antes de ir, quero deixar um convite mais que especial. Saindo um pouco da investigação policial e indo para um mundo distópico, que tal conhecer o meu livro,a história que estou criando? Olha só!


Lucas: a esperança do último é um romance distópico que estou produzindo através de um projeto de financiamento coletivo. Para que você conheça um pouco sobre a história de um futuro sombrio, onde apenas 2% da população está viva, disponibilizei os três primeiros capítulos para leitura!


Baixe, agora os primeiros capítulos e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: